Educação integral e em tempo integral: percepções de atores escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novaes, Adelina de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Martins, Angela Maria, Santana, Kamila Lima de, Silva, Silvana dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8509
Resumo: Este artigo discute resultados obtidos em pesquisa que analisou a implementação do Programa São Paulo Integral, na rede municipal de ensino de São Paulo. O texto busca apreender processos interativos entre os profissionais envolvidos na implementação do referido Programa, indicando situações, avanços, problemas e desafios. O PSPI foi ofertado – sob adesão - para as séries iniciais do Ensino Fundamental e consolidou-se a partir de iniciativas desenvolvidas anteriormente na rede municipal de ensino de São Paulo, relacionadas à educação integral e em tempo integral. O campo teórico se ancora no universo simbólico constante no discurso dos agentes da implementação, com foco no interacionismo simbólico e na epistemologia interacional em práticas profissionais. Identificou-se que ainda são desafios para efetivação de educação integral em tempo integral: formação específica para profissionais envolvidos no Programa; ampliação de recursos humanos; ampliação de espaços e recursos materiais para extensão do tempo integral para os demais anos.
id UNILASALLE-2_e9e6bedf6002b277fd6ba8c57024d22f
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8509
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Educação integral e em tempo integral: percepções de atores escolaresCiências Humanas. Educação.Educação integral; ensino fundamental; interacionismo simbólicoEste artigo discute resultados obtidos em pesquisa que analisou a implementação do Programa São Paulo Integral, na rede municipal de ensino de São Paulo. O texto busca apreender processos interativos entre os profissionais envolvidos na implementação do referido Programa, indicando situações, avanços, problemas e desafios. O PSPI foi ofertado – sob adesão - para as séries iniciais do Ensino Fundamental e consolidou-se a partir de iniciativas desenvolvidas anteriormente na rede municipal de ensino de São Paulo, relacionadas à educação integral e em tempo integral. O campo teórico se ancora no universo simbólico constante no discurso dos agentes da implementação, com foco no interacionismo simbólico e na epistemologia interacional em práticas profissionais. Identificou-se que ainda são desafios para efetivação de educação integral em tempo integral: formação específica para profissionais envolvidos no Programa; ampliação de recursos humanos; ampliação de espaços e recursos materiais para extensão do tempo integral para os demais anos.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasOrganização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCOPrefeitura Municipal de São Paulo - PMSPNovaes, Adelina de OliveiraMartins, Angela MariaSantana, Kamila Lima deSilva, Silvana dos Santos2021-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/850910.18316/recc.v26i3.8509Educação, Ciência e Cultura; v. 26, n. 3 (2021); p. 1-132236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8509/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/downloadSuppFile/8509/2165Direitos autorais 2021 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-09T14:57:22Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8509Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2022-06-09T14:57:22Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação integral e em tempo integral: percepções de atores escolares
title Educação integral e em tempo integral: percepções de atores escolares
spellingShingle Educação integral e em tempo integral: percepções de atores escolares
Novaes, Adelina de Oliveira
Ciências Humanas. Educação.
Educação integral; ensino fundamental; interacionismo simbólico
title_short Educação integral e em tempo integral: percepções de atores escolares
title_full Educação integral e em tempo integral: percepções de atores escolares
title_fullStr Educação integral e em tempo integral: percepções de atores escolares
title_full_unstemmed Educação integral e em tempo integral: percepções de atores escolares
title_sort Educação integral e em tempo integral: percepções de atores escolares
author Novaes, Adelina de Oliveira
author_facet Novaes, Adelina de Oliveira
Martins, Angela Maria
Santana, Kamila Lima de
Silva, Silvana dos Santos
author_role author
author2 Martins, Angela Maria
Santana, Kamila Lima de
Silva, Silvana dos Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO
Prefeitura Municipal de São Paulo - PMSP
dc.contributor.author.fl_str_mv Novaes, Adelina de Oliveira
Martins, Angela Maria
Santana, Kamila Lima de
Silva, Silvana dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas. Educação.
Educação integral; ensino fundamental; interacionismo simbólico
topic Ciências Humanas. Educação.
Educação integral; ensino fundamental; interacionismo simbólico
description Este artigo discute resultados obtidos em pesquisa que analisou a implementação do Programa São Paulo Integral, na rede municipal de ensino de São Paulo. O texto busca apreender processos interativos entre os profissionais envolvidos na implementação do referido Programa, indicando situações, avanços, problemas e desafios. O PSPI foi ofertado – sob adesão - para as séries iniciais do Ensino Fundamental e consolidou-se a partir de iniciativas desenvolvidas anteriormente na rede municipal de ensino de São Paulo, relacionadas à educação integral e em tempo integral. O campo teórico se ancora no universo simbólico constante no discurso dos agentes da implementação, com foco no interacionismo simbólico e na epistemologia interacional em práticas profissionais. Identificou-se que ainda são desafios para efetivação de educação integral em tempo integral: formação específica para profissionais envolvidos no Programa; ampliação de recursos humanos; ampliação de espaços e recursos materiais para extensão do tempo integral para os demais anos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-10
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8509
10.18316/recc.v26i3.8509
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8509
identifier_str_mv 10.18316/recc.v26i3.8509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8509/pdf
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/downloadSuppFile/8509/2165
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 26, n. 3 (2021); p. 1-13
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165870746337280