Educação integral e em tempo integral: percepções de atores escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8509 |
Resumo: | Este artigo discute resultados obtidos em pesquisa que analisou a implementação do Programa São Paulo Integral, na rede municipal de ensino de São Paulo. O texto busca apreender processos interativos entre os profissionais envolvidos na implementação do referido Programa, indicando situações, avanços, problemas e desafios. O PSPI foi ofertado – sob adesão - para as séries iniciais do Ensino Fundamental e consolidou-se a partir de iniciativas desenvolvidas anteriormente na rede municipal de ensino de São Paulo, relacionadas à educação integral e em tempo integral. O campo teórico se ancora no universo simbólico constante no discurso dos agentes da implementação, com foco no interacionismo simbólico e na epistemologia interacional em práticas profissionais. Identificou-se que ainda são desafios para efetivação de educação integral em tempo integral: formação específica para profissionais envolvidos no Programa; ampliação de recursos humanos; ampliação de espaços e recursos materiais para extensão do tempo integral para os demais anos. |
id |
UNILASALLE-2_e9e6bedf6002b277fd6ba8c57024d22f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8509 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação integral e em tempo integral: percepções de atores escolaresCiências Humanas. Educação.Educação integral; ensino fundamental; interacionismo simbólicoEste artigo discute resultados obtidos em pesquisa que analisou a implementação do Programa São Paulo Integral, na rede municipal de ensino de São Paulo. O texto busca apreender processos interativos entre os profissionais envolvidos na implementação do referido Programa, indicando situações, avanços, problemas e desafios. O PSPI foi ofertado – sob adesão - para as séries iniciais do Ensino Fundamental e consolidou-se a partir de iniciativas desenvolvidas anteriormente na rede municipal de ensino de São Paulo, relacionadas à educação integral e em tempo integral. O campo teórico se ancora no universo simbólico constante no discurso dos agentes da implementação, com foco no interacionismo simbólico e na epistemologia interacional em práticas profissionais. Identificou-se que ainda são desafios para efetivação de educação integral em tempo integral: formação específica para profissionais envolvidos no Programa; ampliação de recursos humanos; ampliação de espaços e recursos materiais para extensão do tempo integral para os demais anos.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasOrganização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCOPrefeitura Municipal de São Paulo - PMSPNovaes, Adelina de OliveiraMartins, Angela MariaSantana, Kamila Lima deSilva, Silvana dos Santos2021-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/850910.18316/recc.v26i3.8509Educação, Ciência e Cultura; v. 26, n. 3 (2021); p. 1-132236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8509/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/downloadSuppFile/8509/2165Direitos autorais 2021 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-09T14:57:22Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8509Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2022-06-09T14:57:22Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação integral e em tempo integral: percepções de atores escolares |
title |
Educação integral e em tempo integral: percepções de atores escolares |
spellingShingle |
Educação integral e em tempo integral: percepções de atores escolares Novaes, Adelina de Oliveira Ciências Humanas. Educação. Educação integral; ensino fundamental; interacionismo simbólico |
title_short |
Educação integral e em tempo integral: percepções de atores escolares |
title_full |
Educação integral e em tempo integral: percepções de atores escolares |
title_fullStr |
Educação integral e em tempo integral: percepções de atores escolares |
title_full_unstemmed |
Educação integral e em tempo integral: percepções de atores escolares |
title_sort |
Educação integral e em tempo integral: percepções de atores escolares |
author |
Novaes, Adelina de Oliveira |
author_facet |
Novaes, Adelina de Oliveira Martins, Angela Maria Santana, Kamila Lima de Silva, Silvana dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Angela Maria Santana, Kamila Lima de Silva, Silvana dos Santos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO Prefeitura Municipal de São Paulo - PMSP |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Novaes, Adelina de Oliveira Martins, Angela Maria Santana, Kamila Lima de Silva, Silvana dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas. Educação. Educação integral; ensino fundamental; interacionismo simbólico |
topic |
Ciências Humanas. Educação. Educação integral; ensino fundamental; interacionismo simbólico |
description |
Este artigo discute resultados obtidos em pesquisa que analisou a implementação do Programa São Paulo Integral, na rede municipal de ensino de São Paulo. O texto busca apreender processos interativos entre os profissionais envolvidos na implementação do referido Programa, indicando situações, avanços, problemas e desafios. O PSPI foi ofertado – sob adesão - para as séries iniciais do Ensino Fundamental e consolidou-se a partir de iniciativas desenvolvidas anteriormente na rede municipal de ensino de São Paulo, relacionadas à educação integral e em tempo integral. O campo teórico se ancora no universo simbólico constante no discurso dos agentes da implementação, com foco no interacionismo simbólico e na epistemologia interacional em práticas profissionais. Identificou-se que ainda são desafios para efetivação de educação integral em tempo integral: formação específica para profissionais envolvidos no Programa; ampliação de recursos humanos; ampliação de espaços e recursos materiais para extensão do tempo integral para os demais anos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-10 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8509 10.18316/recc.v26i3.8509 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8509 |
identifier_str_mv |
10.18316/recc.v26i3.8509 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8509/pdf https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/downloadSuppFile/8509/2165 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Educação, Ciência e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Educação, Ciência e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 26, n. 3 (2021); p. 1-13 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1788165870746337280 |