Formação inicial e continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rapoport, Andrea
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diálogo
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/178
Resumo: Discute-se a formação inicial e continuada de professores para atuarem no primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos e a articulação da formação e pesquisa acadêmicas com a prática docente. Participaram 93 professoras de primeiro ano e/ou primeira série de uma rede municipal de ensino. Destacou-se a necessidade de pensar o porquê do elevado índice de questões não respondidas, supondo-se uma possível relação entre tais dificuldades e aspectos de formação docente. Palavras-chave: Ensino Fundamental; Formação Inicial; Formação Continuada. Abstract Discusses the initial and continued formation of teachers to teach the first year of the new nine-year Primary Education Programs and the articulation of formation and academic research with the teaching practice. Participated was 93 primary school teachers in a municipal schools. It is necessary to think about the high rate of questions left unanswered, and also that there might be some relation between such difficulties and aspects in their formation. Key-words: Continued Formation; Initial Formation; Primary Education Program.
id UNILASALLE-5_6da004c88fb3b83cf5beb96f7f9aa6f7
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/178
network_acronym_str UNILASALLE-5
network_name_str Revista Diálogo
repository_id_str
spelling Formação inicial e continuada de professores de primeiro ano do Ensino FundamentalFormação; Inicial e ContinuadaDiscute-se a formação inicial e continuada de professores para atuarem no primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos e a articulação da formação e pesquisa acadêmicas com a prática docente. Participaram 93 professoras de primeiro ano e/ou primeira série de uma rede municipal de ensino. Destacou-se a necessidade de pensar o porquê do elevado índice de questões não respondidas, supondo-se uma possível relação entre tais dificuldades e aspectos de formação docente. Palavras-chave: Ensino Fundamental; Formação Inicial; Formação Continuada. Abstract Discusses the initial and continued formation of teachers to teach the first year of the new nine-year Primary Education Programs and the articulation of formation and academic research with the teaching practice. Participated was 93 primary school teachers in a municipal schools. It is necessary to think about the high rate of questions left unanswered, and also that there might be some relation between such difficulties and aspects in their formation. Key-words: Continued Formation; Initial Formation; Primary Education Program.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasRapoport, Andrea2011-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/17810.18316/178Diálogo; n. 15 (2009); p. 109-1222238-90241519-3640reponame:Revista Diálogoinstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/178/192info:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-26T13:10:40Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/178Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/DialogoONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/oairevistas@unilasalle.edu.br||dialogo@unilasalle.edu.br2238-90241519-3640opendoar:2017-04-26T13:10:40Revista Diálogo - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv

Formação inicial e continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental
title Formação inicial e continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental
spellingShingle Formação inicial e continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental
Rapoport, Andrea
Formação; Inicial e Continuada
title_short Formação inicial e continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental
title_full Formação inicial e continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental
title_fullStr Formação inicial e continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Formação inicial e continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental
title_sort Formação inicial e continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental
author Rapoport, Andrea
author_facet Rapoport, Andrea
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Rapoport, Andrea
dc.subject.none.fl_str_mv




dc.subject.por.fl_str_mv Formação; Inicial e Continuada
topic Formação; Inicial e Continuada
description Discute-se a formação inicial e continuada de professores para atuarem no primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos e a articulação da formação e pesquisa acadêmicas com a prática docente. Participaram 93 professoras de primeiro ano e/ou primeira série de uma rede municipal de ensino. Destacou-se a necessidade de pensar o porquê do elevado índice de questões não respondidas, supondo-se uma possível relação entre tais dificuldades e aspectos de formação docente. Palavras-chave: Ensino Fundamental; Formação Inicial; Formação Continuada. Abstract Discusses the initial and continued formation of teachers to teach the first year of the new nine-year Primary Education Programs and the articulation of formation and academic research with the teaching practice. Participated was 93 primary school teachers in a municipal schools. It is necessary to think about the high rate of questions left unanswered, and also that there might be some relation between such difficulties and aspects in their formation. Key-words: Continued Formation; Initial Formation; Primary Education Program.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-20
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/178
10.18316/178
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/178
identifier_str_mv 10.18316/178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/178/192
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Diálogo; n. 15 (2009); p. 109-122
2238-9024
1519-3640
reponame:Revista Diálogo
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Diálogo
collection Revista Diálogo
repository.name.fl_str_mv Revista Diálogo - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||dialogo@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165932781142016