Formação inicial e continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diálogo |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/178 |
Resumo: | Discute-se a formação inicial e continuada de professores para atuarem no primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos e a articulação da formação e pesquisa acadêmicas com a prática docente. Participaram 93 professoras de primeiro ano e/ou primeira série de uma rede municipal de ensino. Destacou-se a necessidade de pensar o porquê do elevado índice de questões não respondidas, supondo-se uma possível relação entre tais dificuldades e aspectos de formação docente. Palavras-chave: Ensino Fundamental; Formação Inicial; Formação Continuada. Abstract Discusses the initial and continued formation of teachers to teach the first year of the new nine-year Primary Education Programs and the articulation of formation and academic research with the teaching practice. Participated was 93 primary school teachers in a municipal schools. It is necessary to think about the high rate of questions left unanswered, and also that there might be some relation between such difficulties and aspects in their formation. Key-words: Continued Formation; Initial Formation; Primary Education Program. |
id |
UNILASALLE-5_6da004c88fb3b83cf5beb96f7f9aa6f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/178 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-5 |
network_name_str |
Revista Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação inicial e continuada de professores de primeiro ano do Ensino FundamentalFormação; Inicial e ContinuadaDiscute-se a formação inicial e continuada de professores para atuarem no primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos e a articulação da formação e pesquisa acadêmicas com a prática docente. Participaram 93 professoras de primeiro ano e/ou primeira série de uma rede municipal de ensino. Destacou-se a necessidade de pensar o porquê do elevado índice de questões não respondidas, supondo-se uma possível relação entre tais dificuldades e aspectos de formação docente. Palavras-chave: Ensino Fundamental; Formação Inicial; Formação Continuada. Abstract Discusses the initial and continued formation of teachers to teach the first year of the new nine-year Primary Education Programs and the articulation of formation and academic research with the teaching practice. Participated was 93 primary school teachers in a municipal schools. It is necessary to think about the high rate of questions left unanswered, and also that there might be some relation between such difficulties and aspects in their formation. Key-words: Continued Formation; Initial Formation; Primary Education Program.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasRapoport, Andrea2011-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/17810.18316/178Diálogo; n. 15 (2009); p. 109-1222238-90241519-3640reponame:Revista Diálogoinstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/178/192info:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-26T13:10:40Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/178Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/DialogoONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/oairevistas@unilasalle.edu.br||dialogo@unilasalle.edu.br2238-90241519-3640opendoar:2017-04-26T13:10:40Revista Diálogo - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação inicial e continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental |
title |
Formação inicial e continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Formação inicial e continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental Rapoport, Andrea Formação; Inicial e Continuada |
title_short |
Formação inicial e continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental |
title_full |
Formação inicial e continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Formação inicial e continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Formação inicial e continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental |
title_sort |
Formação inicial e continuada de professores de primeiro ano do Ensino Fundamental |
author |
Rapoport, Andrea |
author_facet |
Rapoport, Andrea |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rapoport, Andrea |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação; Inicial e Continuada |
topic |
Formação; Inicial e Continuada |
description |
Discute-se a formação inicial e continuada de professores para atuarem no primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos e a articulação da formação e pesquisa acadêmicas com a prática docente. Participaram 93 professoras de primeiro ano e/ou primeira série de uma rede municipal de ensino. Destacou-se a necessidade de pensar o porquê do elevado índice de questões não respondidas, supondo-se uma possível relação entre tais dificuldades e aspectos de formação docente. Palavras-chave: Ensino Fundamental; Formação Inicial; Formação Continuada. Abstract Discusses the initial and continued formation of teachers to teach the first year of the new nine-year Primary Education Programs and the articulation of formation and academic research with the teaching practice. Participated was 93 primary school teachers in a municipal schools. It is necessary to think about the high rate of questions left unanswered, and also that there might be some relation between such difficulties and aspects in their formation. Key-words: Continued Formation; Initial Formation; Primary Education Program. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/178 10.18316/178 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/178 |
identifier_str_mv |
10.18316/178 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/178/192 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diálogo; n. 15 (2009); p. 109-122 2238-9024 1519-3640 reponame:Revista Diálogo instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Diálogo |
collection |
Revista Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diálogo - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||dialogo@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1788165932781142016 |