Um Olhar sobre a Oficina na Formação do Técnico em Escolas Profissionalizantes do Brasil e de Portugal no Período de 1942 a 1978

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Elmha Coelho Martins
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5908
Resumo: Este artigo descreve algumas reflexões sobre a oficina na formação do técnico, com um olhar nas fotografias de duas escolas profissionalizantes: Escola Técnica Nacional, no Brasil e, Escola Industrial e Comercial Alfredo da Silva, em Portugal - no período de 1942 e 1978. A investigação pautou-se nas leituras de fotografias dessas oficinas, tal procedimento foi vinculado ao uso de outras fontes, as aqui utilizadas foram: literaturas referentes ao tema e documentos dos arquivos escolares das escolas supracitadas. Ações que possibilitaram realizar uma leitura de posturas, finalidades, identidades e perfis profissionais.
id UNIL_0660b202a2d041977e98f72e2880dbb4
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5908
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Um Olhar sobre a Oficina na Formação do Técnico em Escolas Profissionalizantes do Brasil e de Portugal no Período de 1942 a 1978The Office in the Formation of the Technician in Professionalising Schools in Brazil and Portugal in the Period of 1942 to 1978Fotografia. Escola Técnica. Ensino Técnico. História da Educação Matemática.Photography. Technical School. Technical Education. History of Mathematics Education.Este artigo descreve algumas reflexões sobre a oficina na formação do técnico, com um olhar nas fotografias de duas escolas profissionalizantes: Escola Técnica Nacional, no Brasil e, Escola Industrial e Comercial Alfredo da Silva, em Portugal - no período de 1942 e 1978. A investigação pautou-se nas leituras de fotografias dessas oficinas, tal procedimento foi vinculado ao uso de outras fontes, as aqui utilizadas foram: literaturas referentes ao tema e documentos dos arquivos escolares das escolas supracitadas. Ações que possibilitaram realizar uma leitura de posturas, finalidades, identidades e perfis profissionais.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPESRevista Eventos Pedagógicos2018-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfBENJAMIM, Walter. A modernidade e os modernos. Tradução Heindrun K. M. da Silva, Arlete Brito e Tânia Jatobá. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2000. (Biblioteca Tempo Universitário). Disponível em: <https://documenta_pdf.jmir.dyndns.org/W.BENJAMIN.A_modernidade.pdf>. Acesso em: 27 set. 2015. ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história cultural. Tradução Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987. BLOCH, Marc Leopoldo Benjamim. Apologia da História, ou, O ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001. BRASIL. Decreto-Lei nº 4.073, de 30 de janeiro de 1942. Lei Orgânica do Ensino Industrial. Disponível em: <https://www3.dataprev.gov.br/sislex/paginas/24/1942/4073.htm>. Acesso em: 07 jun. 2014. CÂMARA MUNICIPAL DO BARREIRO (CMB). Arquivo Municipal do Barreiro. Caixa: CMB/M/A/06.08/cx.03. Ano: 1946/89. CASTRO, Augusto de. A Exposição do Mundo Português e a sua finalidade Nacional. Lisboa: Empresa Nacional de Publicidade, 1940. Lisboa: Biblioteca Municipal Palácio Galveias. CASTRO, Francisco Pinto de. Medidas de precisão. Boletim da CBAI. Rio de Janeiro/DF, vol. IV, nº 9, p.525-526, set. 1950. CEFETRJ. CEFET/RJ seu tempo e sua história: 90 anos de formação profissional. Rio de Janeiro: O Centro 2007. Doado pelo Arquivo Geral do CEFETRJ. Rio de Janeiro/Brasil. DALCIN, Andreia. Fotografia, História e Educação matemática: Apontamentos para pesquisas sobre a sobre cultura escolar. HISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 20-38, 2018. Disponível em: <https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/195/144>. Acesso em: 01 jun. 2018. ______; BRITO, Arlete de Jesus. O exercício do olhar: imagens e história da educação matemática. In: VALENTE, W. R. (Org.). História da Educação Matemática no Brasil: problemas de pesquisa, fontes, referências teóricometodológicos e histórias elaboradas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014. p. 259-268. ESCOLA TÉCNICA NACIONAL (ETN). Ministério da Educação e Cultura. Programas do curso técnico industrial de máquinas e motores. Rio de Janeiro: Gráfica ETN, 1964. Arquivo Geral. Fundo ETN, cx. 62.2.6. Rio de Janeiro: Arquivo do CEFETRJ. FARIA, Ernesto. Dicionário escolar latino-português. Ministério da Educação e Cultural, 1962. FONSECA, Celso Suckow. História do ensino industrial no Brasil. v. 1. Rio de Janeiro,1961. LE GOFF, Jacques. História e Memória. Tradução Bernardo Leitão et al. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1992. LISSOVSKY, Maurício; SÁ, Paulo Sérgio Moraes de. Colunas da educação: a construção do Ministério da Educação e Saúde (1935-1945). Rio de Janeiro: MINC/IPHAN; Fundação Getúlio Vargas/CPDOC, 1996. MIGUEL, Antônio; MIORIM, Maria Ângela. História da matemática: uma prática social de investigação em construção. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 36, 2002. MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS. Junta das construções para o ensino técnico e secundário. Barreiro: Processo nº 5, 1958. Lisboa: Centro de Documentação e Arquivo do Ministério de Educação e Ciências. NÓVOA, António “A Educação Nacional (1930-1960)”. In: ROSAS, Fernando (Coord.). Portugal e o Estado Novo. Lisboa: Editorial Presença, 1992. p. 455-519. (Nova História de Portugal - vol. XII). OLIVEIRA, Lúcia Lippi; VELLOSO, Mônica Pimenta; GOMES, Ângela Maria de Castro. Estado Novo: ideologia e poder. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 1982. Disponível em: < https://hdl.handle.net/10438/6847>. Acesso em: 26 set. 2015. PAIVA, J. de Abreu. A fadiga. Boletim da CBAI, Rio de Janeiro/DF, v. 4, n. 7, p. 484-486, jul. 1950. ______. A fadiga. Boletim da CBAI, Rio de Janeiro/DF, v. 4, n. 8, p. 498-500, ago. 1950a. PORTUGAL. Decreto-Lei nº 36.356, de 18 de junho de 1947. Aprova os programas das disciplinas do ciclo preparatório ministradas nas Escolas Alfredo da Silva e Pedro de Santarém e dos recursos complementares de aprendizagem ministrados na primeira. Diário do Governo, I Série, nº 138. ______. Decreto-Lei nº 37.28, de 25 de agosto de 1948. In: SANTOS, Manoel Alambre. Ensino técnico profissional - Legislação anotada e coordenada. Lisboa: edição do autor, 1957. RODRIGUES, Alexandra; NOVAES, Barbara W. D.; MATOS, José Manuel. A cultura escolar em conflito: ensino técnico e matemática moderna em Portugal. Revista diálogo educacional, v. 16, n. 48, p. 381-402, maio/ago 2016. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/2023/1942>. Acesso em: 15 ago. 2018. SALKELD, Richard. Como ler uma fotografia. Tradução Denis Fracalossi. São Paulo: Gustavo Gili, 2014. SCHWARTZ, Yves. Transmissão e ensino: do mecânico ao pedagógico. ProPosições, Campinas, v. 3, n. 48, set./dez. 2005. SEQUEIRA, G. Os cursos técnico-profissionais da EICAS. In: Livro do cinquentenário da Escola Secundária Alfredo da Silva (1947-1997). Barreiro: Escola Secundária Alfredo da Silva, 1997. SOUSA NETO, Manoel Fernandes de. O oficio, a oficina e a profissão: reflexão sobre o lugar social do professor. Caderno CEDES, v. 25, n. 66, p. 249- 259. Campinas: maio/ago. 2005. Disponível em: <https://www.cedes.unicamp.br/publicacoes/edicao/264>. Acesso em: 20 ago. 2015. TEMPOS Modernos. Direção: Charles Chaplin. Roteiro: Charles Chaplin. Música: Charles Chaplin, sob arranjo de Alfred Newman, Edward Powell e David Raksin. Fotografia: Ira H. Morgan, Roland Totheroh. Nova Iorque: Walt Disney, 1936. (89 min), mudo, p&b. WORLDSKILLS (2010). WorldSkills International 60th 1950-2010. Disponível em: <www.worldskills.org/about/history/>. Acesso em: 01 jun. 2018.2236-3165https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5908porHIstória, Filosofia e Educação Matemática;Vol 09, n 02 (24 ed) Edição Temática Especialinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Elmha Coelho Martinsreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T14:01:39Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5908Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T14:01:39Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Um Olhar sobre a Oficina na Formação do Técnico em Escolas Profissionalizantes do Brasil e de Portugal no Período de 1942 a 1978
The Office in the Formation of the Technician in Professionalising Schools in Brazil and Portugal in the Period of 1942 to 1978
title Um Olhar sobre a Oficina na Formação do Técnico em Escolas Profissionalizantes do Brasil e de Portugal no Período de 1942 a 1978
spellingShingle Um Olhar sobre a Oficina na Formação do Técnico em Escolas Profissionalizantes do Brasil e de Portugal no Período de 1942 a 1978
Moura, Elmha Coelho Martins
Fotografia. Escola Técnica. Ensino Técnico. História da Educação Matemática.
Photography. Technical School. Technical Education. History of Mathematics Education.
title_short Um Olhar sobre a Oficina na Formação do Técnico em Escolas Profissionalizantes do Brasil e de Portugal no Período de 1942 a 1978
title_full Um Olhar sobre a Oficina na Formação do Técnico em Escolas Profissionalizantes do Brasil e de Portugal no Período de 1942 a 1978
title_fullStr Um Olhar sobre a Oficina na Formação do Técnico em Escolas Profissionalizantes do Brasil e de Portugal no Período de 1942 a 1978
title_full_unstemmed Um Olhar sobre a Oficina na Formação do Técnico em Escolas Profissionalizantes do Brasil e de Portugal no Período de 1942 a 1978
title_sort Um Olhar sobre a Oficina na Formação do Técnico em Escolas Profissionalizantes do Brasil e de Portugal no Período de 1942 a 1978
author Moura, Elmha Coelho Martins
author_facet Moura, Elmha Coelho Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Elmha Coelho Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia. Escola Técnica. Ensino Técnico. História da Educação Matemática.
Photography. Technical School. Technical Education. History of Mathematics Education.
topic Fotografia. Escola Técnica. Ensino Técnico. História da Educação Matemática.
Photography. Technical School. Technical Education. History of Mathematics Education.
description Este artigo descreve algumas reflexões sobre a oficina na formação do técnico, com um olhar nas fotografias de duas escolas profissionalizantes: Escola Técnica Nacional, no Brasil e, Escola Industrial e Comercial Alfredo da Silva, em Portugal - no período de 1942 e 1978. A investigação pautou-se nas leituras de fotografias dessas oficinas, tal procedimento foi vinculado ao uso de outras fontes, as aqui utilizadas foram: literaturas referentes ao tema e documentos dos arquivos escolares das escolas supracitadas. Ações que possibilitaram realizar uma leitura de posturas, finalidades, identidades e perfis profissionais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BENJAMIM, Walter. A modernidade e os modernos. Tradução Heindrun K. M. da Silva, Arlete Brito e Tânia Jatobá. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2000. (Biblioteca Tempo Universitário). Disponível em: <https://documenta_pdf.jmir.dyndns.org/W.BENJAMIN.A_modernidade.pdf>. Acesso em: 27 set. 2015. ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história cultural. Tradução Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987. BLOCH, Marc Leopoldo Benjamim. Apologia da História, ou, O ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001. BRASIL. Decreto-Lei nº 4.073, de 30 de janeiro de 1942. Lei Orgânica do Ensino Industrial. Disponível em: <https://www3.dataprev.gov.br/sislex/paginas/24/1942/4073.htm>. Acesso em: 07 jun. 2014. CÂMARA MUNICIPAL DO BARREIRO (CMB). Arquivo Municipal do Barreiro. Caixa: CMB/M/A/06.08/cx.03. Ano: 1946/89. CASTRO, Augusto de. A Exposição do Mundo Português e a sua finalidade Nacional. Lisboa: Empresa Nacional de Publicidade, 1940. Lisboa: Biblioteca Municipal Palácio Galveias. CASTRO, Francisco Pinto de. Medidas de precisão. Boletim da CBAI. Rio de Janeiro/DF, vol. IV, nº 9, p.525-526, set. 1950. CEFETRJ. CEFET/RJ seu tempo e sua história: 90 anos de formação profissional. Rio de Janeiro: O Centro 2007. Doado pelo Arquivo Geral do CEFETRJ. Rio de Janeiro/Brasil. DALCIN, Andreia. Fotografia, História e Educação matemática: Apontamentos para pesquisas sobre a sobre cultura escolar. HISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 20-38, 2018. Disponível em: <https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/195/144>. Acesso em: 01 jun. 2018. ______; BRITO, Arlete de Jesus. O exercício do olhar: imagens e história da educação matemática. In: VALENTE, W. R. (Org.). História da Educação Matemática no Brasil: problemas de pesquisa, fontes, referências teóricometodológicos e histórias elaboradas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014. p. 259-268. ESCOLA TÉCNICA NACIONAL (ETN). Ministério da Educação e Cultura. Programas do curso técnico industrial de máquinas e motores. Rio de Janeiro: Gráfica ETN, 1964. Arquivo Geral. Fundo ETN, cx. 62.2.6. Rio de Janeiro: Arquivo do CEFETRJ. FARIA, Ernesto. Dicionário escolar latino-português. Ministério da Educação e Cultural, 1962. FONSECA, Celso Suckow. História do ensino industrial no Brasil. v. 1. Rio de Janeiro,1961. LE GOFF, Jacques. História e Memória. Tradução Bernardo Leitão et al. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1992. LISSOVSKY, Maurício; SÁ, Paulo Sérgio Moraes de. Colunas da educação: a construção do Ministério da Educação e Saúde (1935-1945). Rio de Janeiro: MINC/IPHAN; Fundação Getúlio Vargas/CPDOC, 1996. MIGUEL, Antônio; MIORIM, Maria Ângela. História da matemática: uma prática social de investigação em construção. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 36, 2002. MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS. Junta das construções para o ensino técnico e secundário. Barreiro: Processo nº 5, 1958. Lisboa: Centro de Documentação e Arquivo do Ministério de Educação e Ciências. NÓVOA, António “A Educação Nacional (1930-1960)”. In: ROSAS, Fernando (Coord.). Portugal e o Estado Novo. Lisboa: Editorial Presença, 1992. p. 455-519. (Nova História de Portugal - vol. XII). OLIVEIRA, Lúcia Lippi; VELLOSO, Mônica Pimenta; GOMES, Ângela Maria de Castro. Estado Novo: ideologia e poder. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 1982. Disponível em: < https://hdl.handle.net/10438/6847>. Acesso em: 26 set. 2015. PAIVA, J. de Abreu. A fadiga. Boletim da CBAI, Rio de Janeiro/DF, v. 4, n. 7, p. 484-486, jul. 1950. ______. A fadiga. Boletim da CBAI, Rio de Janeiro/DF, v. 4, n. 8, p. 498-500, ago. 1950a. PORTUGAL. Decreto-Lei nº 36.356, de 18 de junho de 1947. Aprova os programas das disciplinas do ciclo preparatório ministradas nas Escolas Alfredo da Silva e Pedro de Santarém e dos recursos complementares de aprendizagem ministrados na primeira. Diário do Governo, I Série, nº 138. ______. Decreto-Lei nº 37.28, de 25 de agosto de 1948. In: SANTOS, Manoel Alambre. Ensino técnico profissional - Legislação anotada e coordenada. Lisboa: edição do autor, 1957. RODRIGUES, Alexandra; NOVAES, Barbara W. D.; MATOS, José Manuel. A cultura escolar em conflito: ensino técnico e matemática moderna em Portugal. Revista diálogo educacional, v. 16, n. 48, p. 381-402, maio/ago 2016. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/2023/1942>. Acesso em: 15 ago. 2018. SALKELD, Richard. Como ler uma fotografia. Tradução Denis Fracalossi. São Paulo: Gustavo Gili, 2014. SCHWARTZ, Yves. Transmissão e ensino: do mecânico ao pedagógico. ProPosições, Campinas, v. 3, n. 48, set./dez. 2005. SEQUEIRA, G. Os cursos técnico-profissionais da EICAS. In: Livro do cinquentenário da Escola Secundária Alfredo da Silva (1947-1997). Barreiro: Escola Secundária Alfredo da Silva, 1997. SOUSA NETO, Manoel Fernandes de. O oficio, a oficina e a profissão: reflexão sobre o lugar social do professor. Caderno CEDES, v. 25, n. 66, p. 249- 259. Campinas: maio/ago. 2005. Disponível em: <https://www.cedes.unicamp.br/publicacoes/edicao/264>. Acesso em: 20 ago. 2015. TEMPOS Modernos. Direção: Charles Chaplin. Roteiro: Charles Chaplin. Música: Charles Chaplin, sob arranjo de Alfred Newman, Edward Powell e David Raksin. Fotografia: Ira H. Morgan, Roland Totheroh. Nova Iorque: Walt Disney, 1936. (89 min), mudo, p&b. WORLDSKILLS (2010). WorldSkills International 60th 1950-2010. Disponível em: <www.worldskills.org/about/history/>. Acesso em: 01 jun. 2018.
2236-3165
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5908
identifier_str_mv BENJAMIM, Walter. A modernidade e os modernos. Tradução Heindrun K. M. da Silva, Arlete Brito e Tânia Jatobá. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2000. (Biblioteca Tempo Universitário). Disponível em: <https://documenta_pdf.jmir.dyndns.org/W.BENJAMIN.A_modernidade.pdf>. Acesso em: 27 set. 2015. ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história cultural. Tradução Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987. BLOCH, Marc Leopoldo Benjamim. Apologia da História, ou, O ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001. BRASIL. Decreto-Lei nº 4.073, de 30 de janeiro de 1942. Lei Orgânica do Ensino Industrial. Disponível em: <https://www3.dataprev.gov.br/sislex/paginas/24/1942/4073.htm>. Acesso em: 07 jun. 2014. CÂMARA MUNICIPAL DO BARREIRO (CMB). Arquivo Municipal do Barreiro. Caixa: CMB/M/A/06.08/cx.03. Ano: 1946/89. CASTRO, Augusto de. A Exposição do Mundo Português e a sua finalidade Nacional. Lisboa: Empresa Nacional de Publicidade, 1940. Lisboa: Biblioteca Municipal Palácio Galveias. CASTRO, Francisco Pinto de. Medidas de precisão. Boletim da CBAI. Rio de Janeiro/DF, vol. IV, nº 9, p.525-526, set. 1950. CEFETRJ. CEFET/RJ seu tempo e sua história: 90 anos de formação profissional. Rio de Janeiro: O Centro 2007. Doado pelo Arquivo Geral do CEFETRJ. Rio de Janeiro/Brasil. DALCIN, Andreia. Fotografia, História e Educação matemática: Apontamentos para pesquisas sobre a sobre cultura escolar. HISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 20-38, 2018. Disponível em: <https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/195/144>. Acesso em: 01 jun. 2018. ______; BRITO, Arlete de Jesus. O exercício do olhar: imagens e história da educação matemática. In: VALENTE, W. R. (Org.). História da Educação Matemática no Brasil: problemas de pesquisa, fontes, referências teóricometodológicos e histórias elaboradas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014. p. 259-268. ESCOLA TÉCNICA NACIONAL (ETN). Ministério da Educação e Cultura. Programas do curso técnico industrial de máquinas e motores. Rio de Janeiro: Gráfica ETN, 1964. Arquivo Geral. Fundo ETN, cx. 62.2.6. Rio de Janeiro: Arquivo do CEFETRJ. FARIA, Ernesto. Dicionário escolar latino-português. Ministério da Educação e Cultural, 1962. FONSECA, Celso Suckow. História do ensino industrial no Brasil. v. 1. Rio de Janeiro,1961. LE GOFF, Jacques. História e Memória. Tradução Bernardo Leitão et al. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1992. LISSOVSKY, Maurício; SÁ, Paulo Sérgio Moraes de. Colunas da educação: a construção do Ministério da Educação e Saúde (1935-1945). Rio de Janeiro: MINC/IPHAN; Fundação Getúlio Vargas/CPDOC, 1996. MIGUEL, Antônio; MIORIM, Maria Ângela. História da matemática: uma prática social de investigação em construção. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 36, 2002. MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS. Junta das construções para o ensino técnico e secundário. Barreiro: Processo nº 5, 1958. Lisboa: Centro de Documentação e Arquivo do Ministério de Educação e Ciências. NÓVOA, António “A Educação Nacional (1930-1960)”. In: ROSAS, Fernando (Coord.). Portugal e o Estado Novo. Lisboa: Editorial Presença, 1992. p. 455-519. (Nova História de Portugal - vol. XII). OLIVEIRA, Lúcia Lippi; VELLOSO, Mônica Pimenta; GOMES, Ângela Maria de Castro. Estado Novo: ideologia e poder. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 1982. Disponível em: < https://hdl.handle.net/10438/6847>. Acesso em: 26 set. 2015. PAIVA, J. de Abreu. A fadiga. Boletim da CBAI, Rio de Janeiro/DF, v. 4, n. 7, p. 484-486, jul. 1950. ______. A fadiga. Boletim da CBAI, Rio de Janeiro/DF, v. 4, n. 8, p. 498-500, ago. 1950a. PORTUGAL. Decreto-Lei nº 36.356, de 18 de junho de 1947. Aprova os programas das disciplinas do ciclo preparatório ministradas nas Escolas Alfredo da Silva e Pedro de Santarém e dos recursos complementares de aprendizagem ministrados na primeira. Diário do Governo, I Série, nº 138. ______. Decreto-Lei nº 37.28, de 25 de agosto de 1948. In: SANTOS, Manoel Alambre. Ensino técnico profissional - Legislação anotada e coordenada. Lisboa: edição do autor, 1957. RODRIGUES, Alexandra; NOVAES, Barbara W. D.; MATOS, José Manuel. A cultura escolar em conflito: ensino técnico e matemática moderna em Portugal. Revista diálogo educacional, v. 16, n. 48, p. 381-402, maio/ago 2016. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/2023/1942>. Acesso em: 15 ago. 2018. SALKELD, Richard. Como ler uma fotografia. Tradução Denis Fracalossi. São Paulo: Gustavo Gili, 2014. SCHWARTZ, Yves. Transmissão e ensino: do mecânico ao pedagógico. ProPosições, Campinas, v. 3, n. 48, set./dez. 2005. SEQUEIRA, G. Os cursos técnico-profissionais da EICAS. In: Livro do cinquentenário da Escola Secundária Alfredo da Silva (1947-1997). Barreiro: Escola Secundária Alfredo da Silva, 1997. SOUSA NETO, Manoel Fernandes de. O oficio, a oficina e a profissão: reflexão sobre o lugar social do professor. Caderno CEDES, v. 25, n. 66, p. 249- 259. Campinas: maio/ago. 2005. Disponível em: <https://www.cedes.unicamp.br/publicacoes/edicao/264>. Acesso em: 20 ago. 2015. TEMPOS Modernos. Direção: Charles Chaplin. Roteiro: Charles Chaplin. Música: Charles Chaplin, sob arranjo de Alfred Newman, Edward Powell e David Raksin. Fotografia: Ira H. Morgan, Roland Totheroh. Nova Iorque: Walt Disney, 1936. (89 min), mudo, p&b. WORLDSKILLS (2010). WorldSkills International 60th 1950-2010. Disponível em: <www.worldskills.org/about/history/>. Acesso em: 01 jun. 2018.
2236-3165
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5908
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv HIstória, Filosofia e Educação Matemática;Vol 09, n 02 (24 ed) Edição Temática Especial
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos
publisher.none.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285234857476096