Cátedra Paulo Freire: Histórias de vida e alfabetização de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DIAS, Mayara Cristina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: ASSUMPÇÃO, Solange Rodrigues Bonomo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4552
Resumo: O projeto de extensão Cátedra Paulo Freire: Educação de Jovens e Adultos, por meio da ação de extensão Histórias de vida e alfabetização de jovens e adultos, busca contribuir para ampliar as oportunidades de acesso de pessoas historicamente excluídas de espaços formais de ensino, majoritariamente trabalhadoras ou desempregadas, a práticas significativas de leitura e escrita. Inicialmente, na Universidade, os integrantes da ação desenvolveram estudos documentais e teóricos com a finalidade de compreender a história da Educação de Jovens Adultos (EJA), as atuais políticas públicas e a legislação que as norteiam, os principais teóricos dessa modalidade educacional, com destaque para Paulo Freire e sua obra, e algumas das metodologias e dos recursos didáticos destinados a esse público específico. Por conseguinte, a partir da tomada de decisão pela perspectiva freireana de alfabetização, houve a busca ativa de jovens e adultas/os em situação de analfabetismo no campo escolhido, isto é, a Ocupação Bubas, não somente para a realização de cadastro e inscrição nos encontros de leitura e escrita, mas, também, para empreender o levantamento de vocábulos recorrentes na fala/vida desse grupo de futuros estudantes e também de sua comunidade. Esse levantamento permitiu a organização dos encontros por “temas geradores”, impregnados de significado para as educandas e os educandos. Nesses encontros, além do diálogo sobre esses temas e de seu impacto na vida da turma, com o objetivo de favorecer a apropriação do código escrito em situações de uso, promovese a análise linguística de “palavras geradoras” que emergem dessa comunhão de saberes. Espera-se que, para além da alfabetização, as educandas, os educandos e as educadoras compartilhem sua visão de mundo, projetem ações interventoras na realidade local, alimentando assim a esperança de melhores condições de vida e o desejo de continuar estudando.
id UNIL_0d3e70d1d258d12f3474c8469659b3d3
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4552
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Cátedra Paulo Freire: Histórias de vida e alfabetização de jovens e adultosCidadania e direitos constitucionaisEducação de jovens e adultosAlfabetização e letramentoMétodo de alfabetização Paulo FreireSIEPESEUNIExtensãoO projeto de extensão Cátedra Paulo Freire: Educação de Jovens e Adultos, por meio da ação de extensão Histórias de vida e alfabetização de jovens e adultos, busca contribuir para ampliar as oportunidades de acesso de pessoas historicamente excluídas de espaços formais de ensino, majoritariamente trabalhadoras ou desempregadas, a práticas significativas de leitura e escrita. Inicialmente, na Universidade, os integrantes da ação desenvolveram estudos documentais e teóricos com a finalidade de compreender a história da Educação de Jovens Adultos (EJA), as atuais políticas públicas e a legislação que as norteiam, os principais teóricos dessa modalidade educacional, com destaque para Paulo Freire e sua obra, e algumas das metodologias e dos recursos didáticos destinados a esse público específico. Por conseguinte, a partir da tomada de decisão pela perspectiva freireana de alfabetização, houve a busca ativa de jovens e adultas/os em situação de analfabetismo no campo escolhido, isto é, a Ocupação Bubas, não somente para a realização de cadastro e inscrição nos encontros de leitura e escrita, mas, também, para empreender o levantamento de vocábulos recorrentes na fala/vida desse grupo de futuros estudantes e também de sua comunidade. Esse levantamento permitiu a organização dos encontros por “temas geradores”, impregnados de significado para as educandas e os educandos. Nesses encontros, além do diálogo sobre esses temas e de seu impacto na vida da turma, com o objetivo de favorecer a apropriação do código escrito em situações de uso, promovese a análise linguística de “palavras geradoras” que emergem dessa comunhão de saberes. Espera-se que, para além da alfabetização, as educandas, os educandos e as educadoras compartilhem sua visão de mundo, projetem ações interventoras na realidade local, alimentando assim a esperança de melhores condições de vida e o desejo de continuar estudando.Proex/UNILA2018-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4552porinfo:eu-repo/semantics/openAccessDIAS, Mayara CristinaASSUMPÇÃO, Solange Rodrigues Bonomoreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:44:23Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/4552Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:44:23Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Cátedra Paulo Freire: Histórias de vida e alfabetização de jovens e adultos
title Cátedra Paulo Freire: Histórias de vida e alfabetização de jovens e adultos
spellingShingle Cátedra Paulo Freire: Histórias de vida e alfabetização de jovens e adultos
DIAS, Mayara Cristina
Cidadania e direitos constitucionais
Educação de jovens e adultos
Alfabetização e letramento
Método de alfabetização Paulo Freire
SIEPE
SEUNI
Extensão
title_short Cátedra Paulo Freire: Histórias de vida e alfabetização de jovens e adultos
title_full Cátedra Paulo Freire: Histórias de vida e alfabetização de jovens e adultos
title_fullStr Cátedra Paulo Freire: Histórias de vida e alfabetização de jovens e adultos
title_full_unstemmed Cátedra Paulo Freire: Histórias de vida e alfabetização de jovens e adultos
title_sort Cátedra Paulo Freire: Histórias de vida e alfabetização de jovens e adultos
author DIAS, Mayara Cristina
author_facet DIAS, Mayara Cristina
ASSUMPÇÃO, Solange Rodrigues Bonomo
author_role author
author2 ASSUMPÇÃO, Solange Rodrigues Bonomo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DIAS, Mayara Cristina
ASSUMPÇÃO, Solange Rodrigues Bonomo
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania e direitos constitucionais
Educação de jovens e adultos
Alfabetização e letramento
Método de alfabetização Paulo Freire
SIEPE
SEUNI
Extensão
topic Cidadania e direitos constitucionais
Educação de jovens e adultos
Alfabetização e letramento
Método de alfabetização Paulo Freire
SIEPE
SEUNI
Extensão
description O projeto de extensão Cátedra Paulo Freire: Educação de Jovens e Adultos, por meio da ação de extensão Histórias de vida e alfabetização de jovens e adultos, busca contribuir para ampliar as oportunidades de acesso de pessoas historicamente excluídas de espaços formais de ensino, majoritariamente trabalhadoras ou desempregadas, a práticas significativas de leitura e escrita. Inicialmente, na Universidade, os integrantes da ação desenvolveram estudos documentais e teóricos com a finalidade de compreender a história da Educação de Jovens Adultos (EJA), as atuais políticas públicas e a legislação que as norteiam, os principais teóricos dessa modalidade educacional, com destaque para Paulo Freire e sua obra, e algumas das metodologias e dos recursos didáticos destinados a esse público específico. Por conseguinte, a partir da tomada de decisão pela perspectiva freireana de alfabetização, houve a busca ativa de jovens e adultas/os em situação de analfabetismo no campo escolhido, isto é, a Ocupação Bubas, não somente para a realização de cadastro e inscrição nos encontros de leitura e escrita, mas, também, para empreender o levantamento de vocábulos recorrentes na fala/vida desse grupo de futuros estudantes e também de sua comunidade. Esse levantamento permitiu a organização dos encontros por “temas geradores”, impregnados de significado para as educandas e os educandos. Nesses encontros, além do diálogo sobre esses temas e de seu impacto na vida da turma, com o objetivo de favorecer a apropriação do código escrito em situações de uso, promovese a análise linguística de “palavras geradoras” que emergem dessa comunhão de saberes. Espera-se que, para além da alfabetização, as educandas, os educandos e as educadoras compartilhem sua visão de mundo, projetem ações interventoras na realidade local, alimentando assim a esperança de melhores condições de vida e o desejo de continuar estudando.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4552
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Proex/UNILA
publisher.none.fl_str_mv Proex/UNILA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285237950775296