Teoria e Prática: a Importância do Curso Preparatório CELPE-BRAS na Unila na Formação de Professores de Línguas Estrangeiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7468 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras. |
id |
UNIL_1117dd8c4fb0d69ca4cd28c71cceb592 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7468 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Teoria e Prática: a Importância do Curso Preparatório CELPE-BRAS na Unila na Formação de Professores de Línguas EstrangeirasTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.Este estudo foi realizado a partir da análise reflexiva sobre a participação como professora extensionista no curso de preparação para o exame Celpe-Bras entre os anos de 2019 a 2020, que prepara para o exame de certificação de proficiência em Língua portuguesa para estudantes estrangeiros. O Projeto de extensão é desenvolvido na UNILA, onde é realizado o exame e conta com a participação de professores extensionistas acadêmicos do Curso de Letras. A problemática de pesquisa compreende a busca de resposta para a questão que envolve uma reflexão sobre se a transformação do curso preparatório para o exame do Celpe-Bras, da modalidade presencial para a modalidade à distância, foi uma contribuição para o desenvolvimento e formação acadêmica dos estudantes do curso de Letras da UNILA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva apresentada em forma de análise de conteúdo e que indica a validade dos cursos de extensão na formação de professores do Curso de Letras. O objetivo do trabalho foi apresentar a partir da perspectiva de professora em formação, a relevância profissional e pessoal em ter participado da equipe pedagógica do curso preparatório Celpe-Bras na UNILA. Para tanto, coube analisar como a participação dos acadêmicos no projeto de extensão contribui na formação em Letras, descrever como foi adaptado o curso de preparação para o exame Celpe-Bras da modalidade presencial para a modalidade à distância durante a pandemia de Covid-19 e identificar os recursos digitais de comunicação que foram integrados ao programa. A análise dos memoriais de reuniões, do modelo do curso implementado por meio da plataforma Moodle no site da UNILA contribuíram para o reconhecimento do projeto de extensão como um elemento de formação para os acadêmicos que atuaram no desenvolvimento do curso Preparatório Celpe-Bras.2023info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7468porinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Natháliareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:47:27Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7468Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:47:27Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teoria e Prática: a Importância do Curso Preparatório CELPE-BRAS na Unila na Formação de Professores de Línguas Estrangeiras |
title |
Teoria e Prática: a Importância do Curso Preparatório CELPE-BRAS na Unila na Formação de Professores de Línguas Estrangeiras |
spellingShingle |
Teoria e Prática: a Importância do Curso Preparatório CELPE-BRAS na Unila na Formação de Professores de Línguas Estrangeiras Nunes, Nathália |
title_short |
Teoria e Prática: a Importância do Curso Preparatório CELPE-BRAS na Unila na Formação de Professores de Línguas Estrangeiras |
title_full |
Teoria e Prática: a Importância do Curso Preparatório CELPE-BRAS na Unila na Formação de Professores de Línguas Estrangeiras |
title_fullStr |
Teoria e Prática: a Importância do Curso Preparatório CELPE-BRAS na Unila na Formação de Professores de Línguas Estrangeiras |
title_full_unstemmed |
Teoria e Prática: a Importância do Curso Preparatório CELPE-BRAS na Unila na Formação de Professores de Línguas Estrangeiras |
title_sort |
Teoria e Prática: a Importância do Curso Preparatório CELPE-BRAS na Unila na Formação de Professores de Línguas Estrangeiras |
author |
Nunes, Nathália |
author_facet |
Nunes, Nathália |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Nathália |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7468 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285231601647616 |