Teoria e Prática: a Importância do Curso Preparatório CELPE-BRAS na Unila na Formação de Professores de Línguas Estrangeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Nathália
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7468
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.
id UNIL_1117dd8c4fb0d69ca4cd28c71cceb592
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7468
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Teoria e Prática: a Importância do Curso Preparatório CELPE-BRAS na Unila na Formação de Professores de Línguas EstrangeirasTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.Este estudo foi realizado a partir da análise reflexiva sobre a participação como professora extensionista no curso de preparação para o exame Celpe-Bras entre os anos de 2019 a 2020, que prepara para o exame de certificação de proficiência em Língua portuguesa para estudantes estrangeiros. O Projeto de extensão é desenvolvido na UNILA, onde é realizado o exame e conta com a participação de professores extensionistas acadêmicos do Curso de Letras. A problemática de pesquisa compreende a busca de resposta para a questão que envolve uma reflexão sobre se a transformação do curso preparatório para o exame do Celpe-Bras, da modalidade presencial para a modalidade à distância, foi uma contribuição para o desenvolvimento e formação acadêmica dos estudantes do curso de Letras da UNILA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva apresentada em forma de análise de conteúdo e que indica a validade dos cursos de extensão na formação de professores do Curso de Letras. O objetivo do trabalho foi apresentar a partir da perspectiva de professora em formação, a relevância profissional e pessoal em ter participado da equipe pedagógica do curso preparatório Celpe-Bras na UNILA. Para tanto, coube analisar como a participação dos acadêmicos no projeto de extensão contribui na formação em Letras, descrever como foi adaptado o curso de preparação para o exame Celpe-Bras da modalidade presencial para a modalidade à distância durante a pandemia de Covid-19 e identificar os recursos digitais de comunicação que foram integrados ao programa. A análise dos memoriais de reuniões, do modelo do curso implementado por meio da plataforma Moodle no site da UNILA contribuíram para o reconhecimento do projeto de extensão como um elemento de formação para os acadêmicos que atuaram no desenvolvimento do curso Preparatório Celpe-Bras.2023info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7468porinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Natháliareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:47:27Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7468Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:47:27Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria e Prática: a Importância do Curso Preparatório CELPE-BRAS na Unila na Formação de Professores de Línguas Estrangeiras
title Teoria e Prática: a Importância do Curso Preparatório CELPE-BRAS na Unila na Formação de Professores de Línguas Estrangeiras
spellingShingle Teoria e Prática: a Importância do Curso Preparatório CELPE-BRAS na Unila na Formação de Professores de Línguas Estrangeiras
Nunes, Nathália
title_short Teoria e Prática: a Importância do Curso Preparatório CELPE-BRAS na Unila na Formação de Professores de Línguas Estrangeiras
title_full Teoria e Prática: a Importância do Curso Preparatório CELPE-BRAS na Unila na Formação de Professores de Línguas Estrangeiras
title_fullStr Teoria e Prática: a Importância do Curso Preparatório CELPE-BRAS na Unila na Formação de Professores de Línguas Estrangeiras
title_full_unstemmed Teoria e Prática: a Importância do Curso Preparatório CELPE-BRAS na Unila na Formação de Professores de Línguas Estrangeiras
title_sort Teoria e Prática: a Importância do Curso Preparatório CELPE-BRAS na Unila na Formação de Professores de Línguas Estrangeiras
author Nunes, Nathália
author_facet Nunes, Nathália
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Nathália
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7468
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285231601647616