Geogebra: um recurso na construção do conhecimento de área e perímetro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nuernberg, Ingrid da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1752
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Ensino de Ciências e Matemática para Séries Finais: Ensino Fundamental - 6o ao 9o ano. Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Bloot.
id UNIL_17ca794e7001cc1960724a6128eefd11
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/1752
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Geogebra: um recurso na construção do conhecimento de área e perímetroEnsinoÁreas e perímetrosProblemasGeogebra - softwareTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Ensino de Ciências e Matemática para Séries Finais: Ensino Fundamental - 6o ao 9o ano. Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Bloot.No presente trabalho, avaliamos a funcionalidade do uso do software Geogebra para o ensino do conteúdo de áreas e perímetros para uma turma do sétimo ano do ensino fundamental. Para isso foram propostas 11 atividades para serem resolvidas pelos alunos explorando os recursos do Geogebra. Além disso, foi proposto um problema de área de uma superfície não trivial. A dinâmica ocorrida em sala de aula mostra que o uso deste software associado a problemas interessantes é suficiente para atrair a atenção e os esforços intelectuais dos alunos.In the present study, we evaluated the functionality of the use of the Geogebra software for teaching the content of areas and perimeters for a class of the seventh grade of elementary school. For this purpose were proposed 11 activities to be solved by the students exploring the capabilities of Geogebra. Moreover, it was proposed a problem about the area of a surface. The dynamics that occurred in the classroom showed that the use of this software associated with interesting problems is enough to attract attention and intellectual efforts of the students.Bloot, RodrigoNuernberg, Ingrid da Silva2016info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfNUERNBERG, Ingrid da Silva. Geogebra: um recurso na construção do conhecimento de área e perímetro. 2016. 65 p. Monografia de Especialização (Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Ensino de Ciências e Matemática para Séries Finais: Ensino Fundamental - 6o ao 9o ano) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, 2016.https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1752porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:57:34Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/1752Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:57:34Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Geogebra: um recurso na construção do conhecimento de área e perímetro
title Geogebra: um recurso na construção do conhecimento de área e perímetro
spellingShingle Geogebra: um recurso na construção do conhecimento de área e perímetro
Nuernberg, Ingrid da Silva
Ensino
Áreas e perímetros
Problemas
Geogebra - software
title_short Geogebra: um recurso na construção do conhecimento de área e perímetro
title_full Geogebra: um recurso na construção do conhecimento de área e perímetro
title_fullStr Geogebra: um recurso na construção do conhecimento de área e perímetro
title_full_unstemmed Geogebra: um recurso na construção do conhecimento de área e perímetro
title_sort Geogebra: um recurso na construção do conhecimento de área e perímetro
author Nuernberg, Ingrid da Silva
author_facet Nuernberg, Ingrid da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bloot, Rodrigo
dc.contributor.author.fl_str_mv Nuernberg, Ingrid da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Áreas e perímetros
Problemas
Geogebra - software
topic Ensino
Áreas e perímetros
Problemas
Geogebra - software
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Ensino de Ciências e Matemática para Séries Finais: Ensino Fundamental - 6o ao 9o ano. Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Bloot.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NUERNBERG, Ingrid da Silva. Geogebra: um recurso na construção do conhecimento de área e perímetro. 2016. 65 p. Monografia de Especialização (Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Ensino de Ciências e Matemática para Séries Finais: Ensino Fundamental - 6o ao 9o ano) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, 2016.
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1752
identifier_str_mv NUERNBERG, Ingrid da Silva. Geogebra: um recurso na construção do conhecimento de área e perímetro. 2016. 65 p. Monografia de Especialização (Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Ensino de Ciências e Matemática para Séries Finais: Ensino Fundamental - 6o ao 9o ano) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, 2016.
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1752
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285234758909952