Para conhecer a Educação Histórica: um inventário da History Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Thiago Augusto Divardim de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4222
Resumo: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.
id UNIL_3291b9ac058073d5bfef051d75d219b9
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4222
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Para conhecer a Educação Histórica: um inventário da History EducationHistóriaConsciência históricaAnais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.No Brasil, o campo da educação histórica, inicialmente foi influenciado pelas discussões portuguesas, que por sua vez foram influenciadas pela Inglaterra. No Brasil e na Europa além da utilização do conceito consciência histórica, comum em diversos países, discussões a respeito da progressão, avanço, mudança do pensamento histórico, ou do desenvolvimento de Competências têm se tornado presentes e gerado debates. Com o objetivo de compreender esses conceitos e a historicidade dessas concepções, o presente artigo propõe um inventário (GRAMSCI, 1984) adentrando os campos da teoria e filosofia da história. As fontes analisadas nesse propósito foram os textos publicados em português pelo professor Peter Lee (Universidade de Londres) entre 2012 e 2015. O inventário permitiu perceber discussões relacionadas às possibilidades formativas da História, sobretudo pelo aspecto entendido como transformador dos conhecimentos históricos (LEE, 2015), além de uma recorrência de aproximações entre tradições distintas no âmbito da Filosofia da História, e principalmente um retorno a definições de níveis de progressão do pensamento histórico percebidos nas expressões de alunos a respeito da natureza da História. A discussão a partir dos textos da History Education pode auxiliar a compreensão sobre os conceitos de competências, progressão, e ainda a compreensão sobre aproximações entre História e Psicologia no que diz respeito aos conceitos substantivos e de segunda ordem, aos professores (as) – pesquisadores (as) que busquem referências no campo da educação histórica no âmbito ibero americanoEven32018-01-15info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfOLIVEIRA, THIAGO AUGUSTO DIVARDIM DE. PARA CONHECER A EDUCAÇÃO HISTÓRICA: UM INVENTÁRIO DA HISTORY EDUCATION.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78056-PARA-CONHECER-A-EDUCACAO-HISTORICA--UM-INVENTARIO-DA-HISTORY-EDUCATION>. Acesso em: 12/11/2018 15:46978-85-5722-053-9https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4222porinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Thiago Augusto Divardim dereponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:31:48Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/4222Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:31:48Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Para conhecer a Educação Histórica: um inventário da History Education
title Para conhecer a Educação Histórica: um inventário da History Education
spellingShingle Para conhecer a Educação Histórica: um inventário da History Education
Oliveira, Thiago Augusto Divardim de
História
Consciência histórica
title_short Para conhecer a Educação Histórica: um inventário da History Education
title_full Para conhecer a Educação Histórica: um inventário da History Education
title_fullStr Para conhecer a Educação Histórica: um inventário da History Education
title_full_unstemmed Para conhecer a Educação Histórica: um inventário da History Education
title_sort Para conhecer a Educação Histórica: um inventário da History Education
author Oliveira, Thiago Augusto Divardim de
author_facet Oliveira, Thiago Augusto Divardim de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Thiago Augusto Divardim de
dc.subject.por.fl_str_mv História
Consciência histórica
topic História
Consciência histórica
description Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, THIAGO AUGUSTO DIVARDIM DE. PARA CONHECER A EDUCAÇÃO HISTÓRICA: UM INVENTÁRIO DA HISTORY EDUCATION.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78056-PARA-CONHECER-A-EDUCACAO-HISTORICA--UM-INVENTARIO-DA-HISTORY-EDUCATION>. Acesso em: 12/11/2018 15:46
978-85-5722-053-9
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4222
identifier_str_mv OLIVEIRA, THIAGO AUGUSTO DIVARDIM DE. PARA CONHECER A EDUCAÇÃO HISTÓRICA: UM INVENTÁRIO DA HISTORY EDUCATION.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78056-PARA-CONHECER-A-EDUCACAO-HISTORICA--UM-INVENTARIO-DA-HISTORY-EDUCATION>. Acesso em: 12/11/2018 15:46
978-85-5722-053-9
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Even3
publisher.none.fl_str_mv Even3
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285262150860800