Isso ajuda ou atrapalha? Implicações das práticas de teletandem português x espanhol no contexto de formação inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2300
Resumo: IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
id UNIL_44516adff0c74c52d7d9fb0569327de8
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2300
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Isso ajuda ou atrapalha? Implicações das práticas de teletandem português x espanhol no contexto de formação inicialFormação - docênciaIX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016Nesta comunicação, temos como objetivo apresentar algumas reflexões sobre as implicações das práticas de teletandem na formação inicial de professores de espanhol/LE. O teletandem, mais recentemente, é definido como um contexto autônomo, colaborativo de interação online via webcam que utiliza tecnologia VOIP (como Skype, dentre outros) e que facilita o contato transcultural entre povos de diferentes países; no teletandem, um parceiro ajuda o outro na aprendizagem de sua língua nativa (ou língua na qual é proficiente), com a supervisão de um professormediador (TELLES, 2015). Para o desenvolvimento deste trabalho, são utilizados dados provenientes de uma experiência entre alunos de uma universidade brasileira em interações com alunos de uma universidade mexicana. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desta investigação pautase nos pressupostos da pesquisa qualitativa crítica (CARSPECKEM, 2011), uma vez que o enfoque está centrado no processo em que acontecem as ações de teletandem, bem como na reflexão sobre as práticas de ensinar e aprender línguas. A análise dos dados aponta para o fato de que o teletandem, além de constituirse como contexto tecnológico favorável ao desenvolvimento das competências linguística e intercultural, configurase como um cenário deflagrador de reflexões que potencializam a construção de saberes empíricos, teóricos e metodológicos importantes para o fortalecimento da identidade do professor de espanhol/LEUNILA­-UNIOESTEUNILA2016-08info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2300porinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Kelly Cristiane Henschel Pobbe dereponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:27:30Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2300Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:27:30Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Isso ajuda ou atrapalha? Implicações das práticas de teletandem português x espanhol no contexto de formação inicial
title Isso ajuda ou atrapalha? Implicações das práticas de teletandem português x espanhol no contexto de formação inicial
spellingShingle Isso ajuda ou atrapalha? Implicações das práticas de teletandem português x espanhol no contexto de formação inicial
Carvalho, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de
Formação - docência
title_short Isso ajuda ou atrapalha? Implicações das práticas de teletandem português x espanhol no contexto de formação inicial
title_full Isso ajuda ou atrapalha? Implicações das práticas de teletandem português x espanhol no contexto de formação inicial
title_fullStr Isso ajuda ou atrapalha? Implicações das práticas de teletandem português x espanhol no contexto de formação inicial
title_full_unstemmed Isso ajuda ou atrapalha? Implicações das práticas de teletandem português x espanhol no contexto de formação inicial
title_sort Isso ajuda ou atrapalha? Implicações das práticas de teletandem português x espanhol no contexto de formação inicial
author Carvalho, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de
author_facet Carvalho, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação - docência
topic Formação - docência
description IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2300
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNILA
publisher.none.fl_str_mv UNILA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285233032953856