Isso ajuda ou atrapalha? Implicações das práticas de teletandem português x espanhol no contexto de formação inicial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2300 |
Resumo: | IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016 |
id |
UNIL_44516adff0c74c52d7d9fb0569327de8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2300 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Isso ajuda ou atrapalha? Implicações das práticas de teletandem português x espanhol no contexto de formação inicialFormação - docênciaIX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016Nesta comunicação, temos como objetivo apresentar algumas reflexões sobre as implicações das práticas de teletandem na formação inicial de professores de espanhol/LE. O teletandem, mais recentemente, é definido como um contexto autônomo, colaborativo de interação online via webcam que utiliza tecnologia VOIP (como Skype, dentre outros) e que facilita o contato transcultural entre povos de diferentes países; no teletandem, um parceiro ajuda o outro na aprendizagem de sua língua nativa (ou língua na qual é proficiente), com a supervisão de um professormediador (TELLES, 2015). Para o desenvolvimento deste trabalho, são utilizados dados provenientes de uma experiência entre alunos de uma universidade brasileira em interações com alunos de uma universidade mexicana. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desta investigação pautase nos pressupostos da pesquisa qualitativa crítica (CARSPECKEM, 2011), uma vez que o enfoque está centrado no processo em que acontecem as ações de teletandem, bem como na reflexão sobre as práticas de ensinar e aprender línguas. A análise dos dados aponta para o fato de que o teletandem, além de constituirse como contexto tecnológico favorável ao desenvolvimento das competências linguística e intercultural, configurase como um cenário deflagrador de reflexões que potencializam a construção de saberes empíricos, teóricos e metodológicos importantes para o fortalecimento da identidade do professor de espanhol/LEUNILA-UNIOESTEUNILA2016-08info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2300porinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Kelly Cristiane Henschel Pobbe dereponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:27:30Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2300Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:27:30Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Isso ajuda ou atrapalha? Implicações das práticas de teletandem português x espanhol no contexto de formação inicial |
title |
Isso ajuda ou atrapalha? Implicações das práticas de teletandem português x espanhol no contexto de formação inicial |
spellingShingle |
Isso ajuda ou atrapalha? Implicações das práticas de teletandem português x espanhol no contexto de formação inicial Carvalho, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de Formação - docência |
title_short |
Isso ajuda ou atrapalha? Implicações das práticas de teletandem português x espanhol no contexto de formação inicial |
title_full |
Isso ajuda ou atrapalha? Implicações das práticas de teletandem português x espanhol no contexto de formação inicial |
title_fullStr |
Isso ajuda ou atrapalha? Implicações das práticas de teletandem português x espanhol no contexto de formação inicial |
title_full_unstemmed |
Isso ajuda ou atrapalha? Implicações das práticas de teletandem português x espanhol no contexto de formação inicial |
title_sort |
Isso ajuda ou atrapalha? Implicações das práticas de teletandem português x espanhol no contexto de formação inicial |
author |
Carvalho, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de |
author_facet |
Carvalho, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação - docência |
topic |
Formação - docência |
description |
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2300 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNILA |
publisher.none.fl_str_mv |
UNILA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285233032953856 |