“Haciendo caminos”: Teletandem stories in Spanish teachers’ education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ramos, Karin Adriane Henschel Pobbe, Messias, Rozana Aparecida Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caracol (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/122647
Resumo: This article presents a discussion on the processes of reflection on the development of pre-service teachers of Spanish. For that, we used the stories of experiences of undergraduates in Language Arts (Spanish) within the context of teletandem. The study was grounded on the participants’ reports of their activities whether during teletandem sessions or during mediation sessions. We concluded that the actions related to both of these contexts constitute fruitful educational spaces, not only in regards to the processes of foreign language teaching and learning, but also to the processes of reflection on their student-teaching practice and to the constitution of their professional identity. We developed our analysis grounded on the assumptions of Narrative Inquiry and from a perspective of intercultural and critical competences for teacher development.
id USP-62_36aadecbdce84ec22ea33b42da15cd8f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/122647
network_acronym_str USP-62
network_name_str Caracol (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling “Haciendo caminos”: Teletandem stories in Spanish teachers’ educationHaciendo caminos: histórias de Teletandem na formação de professores de espanholHaciendo caminos: histórias de Teletandem na formação de professores de espanholSpanish teachers’ developmentTeletandemreports analysis.Formação de professores de espanholTeletandemanálise de relatos.Formação de professores de espanholTeletandemAnálise de relatos.This article presents a discussion on the processes of reflection on the development of pre-service teachers of Spanish. For that, we used the stories of experiences of undergraduates in Language Arts (Spanish) within the context of teletandem. The study was grounded on the participants’ reports of their activities whether during teletandem sessions or during mediation sessions. We concluded that the actions related to both of these contexts constitute fruitful educational spaces, not only in regards to the processes of foreign language teaching and learning, but also to the processes of reflection on their student-teaching practice and to the constitution of their professional identity. We developed our analysis grounded on the assumptions of Narrative Inquiry and from a perspective of intercultural and critical competences for teacher development.O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir os processos de reflexão sobre a formação inicial de professores de espanhol a partir de histórias vivenciadas por graduandos em Letras/Espanhol, no contexto teletandem. Para o desenvolvimento do estudo, observamos, nos relatos de participantes, alunos egressos do curso, alguns desdobramentos resultantes do desenvolvimento de suas atividades no projeto, tanto nos momentos de interação, quanto em sessões de mediação ou outras tarefas decorrentes. Verificamos como as ações vinculadas a esse contexto constituem-se como espaços de formação profícuos, não apenas no que se refere aos processos de ensino e aprendizagem da língua, mas também aos processos de reflexão sobre a prática docente e fortalecimento de uma identidade profissional. Desenvolvemos a análise pautada nos pressupostos da pesquisa narrativa e em uma perspectiva intercultural e crítica para a formação de professores.O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir os processos de reflexão sobre a formação inicial de professores de espanhol a partir de histórias vivenciadas por graduandos em Letras/ Espanhol, no contexto teletandem. Para o desenvolvimento do estudo, observamos, nos relatos de participantes, alunos egressos do curso, alguns desdobramentos resultantes do desenvolvimento de suas atividades no projeto, tanto nos momentos de interação, quanto em sessões de mediação ou outras tarefas decorrentes. Verificamos como as ações vinculadas a esse contexto constituem-se como espaços de formação profícuos, não apenas no que se refere aos processos de ensino e aprendizagem da língua, mas também aos processos de reflexão sobre a prática docente e fortalecimento de uma identidade profissional. Desenvolvemos a análise pautada nos pressupostos da pesquisa narrativa e em uma perspectiva intercultural e crítica para a formação de professores.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2017-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/12264710.11606/issn.2317-9651.v0i13p78-101Caracol; Núm. 13: (ene-jun 2017) Dossier: Tecnologías de la Información y de la Comunicación en la enseñanza de la lengua española y en la formación de los profesores de español; 78-101Caracol; n. 13: (jan-jun 2017) Dossiê: Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de língua espanhola e na formação de professores de espanhol; 78-1012317-96512178-1702reponame:Caracol (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/122647/124783https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/122647/184634Copyright (c) 2017 Kelly Cristiane Henschel Pobbe de Carvalho, Karin Adriane Henschel Pobbe Ramos, Rozana Aparecida Lopes Messiashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Kelly Cristiane Henschel Pobbe deRamos, Karin Adriane Henschel PobbeMessias, Rozana Aparecida Lopes2020-07-01T03:52:00Zoai:revistas.usp.br:article/122647Revistahttp://www.revistas.usp.br/caracol/indexPUBhttp://www.revistas.usp.br/caracol/oairevista.caracol@usp.br||2317-96512178-1702opendoar:2020-07-01T03:52Caracol (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv “Haciendo caminos”: Teletandem stories in Spanish teachers’ education
Haciendo caminos: histórias de Teletandem na formação de professores de espanhol
Haciendo caminos: histórias de Teletandem na formação de professores de espanhol
title “Haciendo caminos”: Teletandem stories in Spanish teachers’ education
spellingShingle “Haciendo caminos”: Teletandem stories in Spanish teachers’ education
Carvalho, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de
Spanish teachers’ development
Teletandem
reports analysis.
Formação de professores de espanhol
Teletandem
análise de relatos.
Formação de professores de espanhol
Teletandem
Análise de relatos.
title_short “Haciendo caminos”: Teletandem stories in Spanish teachers’ education
title_full “Haciendo caminos”: Teletandem stories in Spanish teachers’ education
title_fullStr “Haciendo caminos”: Teletandem stories in Spanish teachers’ education
title_full_unstemmed “Haciendo caminos”: Teletandem stories in Spanish teachers’ education
title_sort “Haciendo caminos”: Teletandem stories in Spanish teachers’ education
author Carvalho, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de
author_facet Carvalho, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de
Ramos, Karin Adriane Henschel Pobbe
Messias, Rozana Aparecida Lopes
author_role author
author2 Ramos, Karin Adriane Henschel Pobbe
Messias, Rozana Aparecida Lopes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de
Ramos, Karin Adriane Henschel Pobbe
Messias, Rozana Aparecida Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Spanish teachers’ development
Teletandem
reports analysis.
Formação de professores de espanhol
Teletandem
análise de relatos.
Formação de professores de espanhol
Teletandem
Análise de relatos.
topic Spanish teachers’ development
Teletandem
reports analysis.
Formação de professores de espanhol
Teletandem
análise de relatos.
Formação de professores de espanhol
Teletandem
Análise de relatos.
description This article presents a discussion on the processes of reflection on the development of pre-service teachers of Spanish. For that, we used the stories of experiences of undergraduates in Language Arts (Spanish) within the context of teletandem. The study was grounded on the participants’ reports of their activities whether during teletandem sessions or during mediation sessions. We concluded that the actions related to both of these contexts constitute fruitful educational spaces, not only in regards to the processes of foreign language teaching and learning, but also to the processes of reflection on their student-teaching practice and to the constitution of their professional identity. We developed our analysis grounded on the assumptions of Narrative Inquiry and from a perspective of intercultural and critical competences for teacher development.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/122647
10.11606/issn.2317-9651.v0i13p78-101
url https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/122647
identifier_str_mv 10.11606/issn.2317-9651.v0i13p78-101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/122647/124783
https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/122647/184634
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Caracol; Núm. 13: (ene-jun 2017) Dossier: Tecnologías de la Información y de la Comunicación en la enseñanza de la lengua española y en la formación de los profesores de español; 78-101
Caracol; n. 13: (jan-jun 2017) Dossiê: Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de língua espanhola e na formação de professores de espanhol; 78-101
2317-9651
2178-1702
reponame:Caracol (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Caracol (São Paulo. Online)
collection Caracol (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv Caracol (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revista.caracol@usp.br||
_version_ 1797231605732868096