Uma abordagem problematizada em química experimental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1750 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em ensino de ciências e matemática para séries finais: Ensino Fundamental - 6o ao 9o ano da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Prof. Dr. Márcio de Sousa Góes. |
id |
UNIL_5163d78942a089a13b55e6fe324801b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/1750 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Uma abordagem problematizada em química experimentalExperimentaçãoEnsinoAprendizagemCiências naturaisTrabalho de Conclusão do Curso de Especialização em ensino de ciências e matemática para séries finais: Ensino Fundamental - 6o ao 9o ano da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Prof. Dr. Márcio de Sousa Góes.O processo de ensino que envolve a disciplina de Química vem sendo discutido cada vez mais nos últimos anos visando torná-la mais atrativa aos alunos e aumentar, ao mesmo tempo, assimilação dos conteúdos contidos na Química. Atualmente é muito comum observar a falta de interesse e motivação dos alunos na disciplina, pois os alunos apresentam dificuldades em associar os conceitos apresentados porque estão condicionados a memorização dos conceitos e fórmulas. Para mudar este quadro, uma das vertentes é o uso de atividades experimentais de maneira frequente e habitual, pois a experimentação permite aos alunos associar o conteúdo teórico aliado à prática. Sendo assim, o presente trabalho tem como ponto central avaliar a influência da vivência da experimentação na aprendizagem de estudantes do 9o Ano do Ensino Fundamental II. Observou-se que a experimentação estimula o interesse dos alunos, por proporcionar a eles um contato direto com materiais que antes só faziam parte da sua imaginação.El proceso de enseñanza que implica la disciplina de Química, viene siendo discutido en los últimos años, con el objetivo de transformarla más atractiva para los alumnos y el aumento al mismo tiempo de la asimilación de los contenidos en Química. Actualmente es muy común ver la falta de interés y la motivación de los estudiantes en la disciplina porque los estudiantes tienen dificultad para asociar los conceptos presentados, ya que están condicionados a memorizar los conceptos y fórmulas. Para cambiar este cuadro, una cuestión a resaltar es el uso de actividades experimentales de manera frecuente y habitual, pues la experimentación permite a los alumnos asociar el contenido teórico aliado con la práctica. Por lo tanto, el presente trabajo tiene como punto central evaluar la influencia de la experiencia en el aprendizaje de los alumnos en el noveno año de la escuela primaria. Se observó que la experimentación estimula el interés de los alumnos, proporcionándoles un contacto directo con materiales que anteriormente formaban parte de su imaginación.Góes, Márcio de SousaChaiben, Leize Aparecida2016info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfCHAIBEN, Leize Aparecida. Uma abordagem problematizada em química experimental. 2016. 32 p. Monografia de Especialização (Curso de Especialização em ensino de ciências e matemática para séries finais: Ensino Fundamental - 6o ao 9o ano) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, 2016.https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1750porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:57:36Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/1750Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:57:36Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma abordagem problematizada em química experimental |
title |
Uma abordagem problematizada em química experimental |
spellingShingle |
Uma abordagem problematizada em química experimental Chaiben, Leize Aparecida Experimentação Ensino Aprendizagem Ciências naturais |
title_short |
Uma abordagem problematizada em química experimental |
title_full |
Uma abordagem problematizada em química experimental |
title_fullStr |
Uma abordagem problematizada em química experimental |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem problematizada em química experimental |
title_sort |
Uma abordagem problematizada em química experimental |
author |
Chaiben, Leize Aparecida |
author_facet |
Chaiben, Leize Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Góes, Márcio de Sousa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaiben, Leize Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experimentação Ensino Aprendizagem Ciências naturais |
topic |
Experimentação Ensino Aprendizagem Ciências naturais |
description |
Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em ensino de ciências e matemática para séries finais: Ensino Fundamental - 6o ao 9o ano da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Prof. Dr. Márcio de Sousa Góes. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CHAIBEN, Leize Aparecida. Uma abordagem problematizada em química experimental. 2016. 32 p. Monografia de Especialização (Curso de Especialização em ensino de ciências e matemática para séries finais: Ensino Fundamental - 6o ao 9o ano) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, 2016. https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1750 |
identifier_str_mv |
CHAIBEN, Leize Aparecida. Uma abordagem problematizada em química experimental. 2016. 32 p. Monografia de Especialização (Curso de Especialização em ensino de ciências e matemática para séries finais: Ensino Fundamental - 6o ao 9o ano) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, 2016. |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1750 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285248005570560 |