Uma abordagem problematizada em química experimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaiben, Leize Aparecida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1750
Resumo: Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em ensino de ciências e matemática para séries finais: Ensino Fundamental - 6o ao 9o ano da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Prof. Dr. Márcio de Sousa Góes.
id UNIL_5163d78942a089a13b55e6fe324801b9
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/1750
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Uma abordagem problematizada em química experimentalExperimentaçãoEnsinoAprendizagemCiências naturaisTrabalho de Conclusão do Curso de Especialização em ensino de ciências e matemática para séries finais: Ensino Fundamental - 6o ao 9o ano da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Prof. Dr. Márcio de Sousa Góes.O processo de ensino que envolve a disciplina de Química vem sendo discutido cada vez mais nos últimos anos visando torná-la mais atrativa aos alunos e aumentar, ao mesmo tempo, assimilação dos conteúdos contidos na Química. Atualmente é muito comum observar a falta de interesse e motivação dos alunos na disciplina, pois os alunos apresentam dificuldades em associar os conceitos apresentados porque estão condicionados a memorização dos conceitos e fórmulas. Para mudar este quadro, uma das vertentes é o uso de atividades experimentais de maneira frequente e habitual, pois a experimentação permite aos alunos associar o conteúdo teórico aliado à prática. Sendo assim, o presente trabalho tem como ponto central avaliar a influência da vivência da experimentação na aprendizagem de estudantes do 9o Ano do Ensino Fundamental II. Observou-se que a experimentação estimula o interesse dos alunos, por proporcionar a eles um contato direto com materiais que antes só faziam parte da sua imaginação.El proceso de enseñanza que implica la disciplina de Química, viene siendo discutido en los últimos años, con el objetivo de transformarla más atractiva para los alumnos y el aumento al mismo tiempo de la asimilación de los contenidos en Química. Actualmente es muy común ver la falta de interés y la motivación de los estudiantes en la disciplina porque los estudiantes tienen dificultad para asociar los conceptos presentados, ya que están condicionados a memorizar los conceptos y fórmulas. Para cambiar este cuadro, una cuestión a resaltar es el uso de actividades experimentales de manera frecuente y habitual, pues la experimentación permite a los alumnos asociar el contenido teórico aliado con la práctica. Por lo tanto, el presente trabajo tiene como punto central evaluar la influencia de la experiencia en el aprendizaje de los alumnos en el noveno año de la escuela primaria. Se observó que la experimentación estimula el interés de los alumnos, proporcionándoles un contacto directo con materiales que anteriormente formaban parte de su imaginación.Góes, Márcio de SousaChaiben, Leize Aparecida2016info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfCHAIBEN, Leize Aparecida. Uma abordagem problematizada em química experimental. 2016. 32 p. Monografia de Especialização (Curso de Especialização em ensino de ciências e matemática para séries finais: Ensino Fundamental - 6o ao 9o ano) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, 2016.https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1750porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:57:36Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/1750Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:57:36Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem problematizada em química experimental
title Uma abordagem problematizada em química experimental
spellingShingle Uma abordagem problematizada em química experimental
Chaiben, Leize Aparecida
Experimentação
Ensino
Aprendizagem
Ciências naturais
title_short Uma abordagem problematizada em química experimental
title_full Uma abordagem problematizada em química experimental
title_fullStr Uma abordagem problematizada em química experimental
title_full_unstemmed Uma abordagem problematizada em química experimental
title_sort Uma abordagem problematizada em química experimental
author Chaiben, Leize Aparecida
author_facet Chaiben, Leize Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Góes, Márcio de Sousa
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaiben, Leize Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Experimentação
Ensino
Aprendizagem
Ciências naturais
topic Experimentação
Ensino
Aprendizagem
Ciências naturais
description Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em ensino de ciências e matemática para séries finais: Ensino Fundamental - 6o ao 9o ano da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Prof. Dr. Márcio de Sousa Góes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CHAIBEN, Leize Aparecida. Uma abordagem problematizada em química experimental. 2016. 32 p. Monografia de Especialização (Curso de Especialização em ensino de ciências e matemática para séries finais: Ensino Fundamental - 6o ao 9o ano) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, 2016.
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1750
identifier_str_mv CHAIBEN, Leize Aparecida. Uma abordagem problematizada em química experimental. 2016. 32 p. Monografia de Especialização (Curso de Especialização em ensino de ciências e matemática para séries finais: Ensino Fundamental - 6o ao 9o ano) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, 2016.
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285248005570560