Entre mafaldas e veríssimo: um estudo das representações artísticas em material didático de espanhol e português como le

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kill, Diego
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cortez, Mariana
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1318
Resumo: Anais do V Encontro de Iniciação Científica e I Encontro Anual de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – EICTI 2016 - 05 e 07 de outubro de 2016 – Sessão Linguística, Letras e Artes
id UNIL_7d85761dfb7c66e8a4944213c9e4c599
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/1318
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Entre mafaldas e veríssimo: um estudo das representações artísticas em material didático de espanhol e português como leRepresentação artística - material didáticoEspanhol - idiomaPortuguês - idiomaAnais do V Encontro de Iniciação Científica e I Encontro Anual de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – EICTI 2016 - 05 e 07 de outubro de 2016 – Sessão Linguística, Letras e ArtesEste trabalho tem como finalidade analisar e problematizar textos artísticos (entende-se lite- ratura, pintura, desenhos, música, cinema) apresentados e trabalhados nos livros didáticos para o en- sino das línguas português e espanhol. Ao ensinar uma língua estrangeira, o professor está, automa- ticamente, ensinando a cultura que essa língua produz. Entendendo que língua e cultura são insepa- ráveis no ensino e aprendizagem de línguas, nosso propósito será investigar como tais textos são apresentados nos livros didáticos: há referência à cultura? Os textos artísticos são abordados como objeto estético-crítico? Estão referenciados e relacionados com o tópico da unidade ou são tratados como apêndice na aprendizagem? Os livros didáticos utilizados foram: Síntese e Falar... Ler... Escrever para o ensino do espa- nhol e do português, respectivamente. Os textos artísticos apresentados nos livros escolhidos foram catalogados e analisados quanto ao objetivo, ao contexto de inserção, à referência e utilidade e à problemática de cada conteúdo. Na sequência do trabalho, indicamos os problemas identificados e redigimos um breve comentário sobre eles.2016-10info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1318porinfo:eu-repo/semantics/openAccessKill, DiegoCortez, Marianareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:40:22Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/1318Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:40:22Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre mafaldas e veríssimo: um estudo das representações artísticas em material didático de espanhol e português como le
title Entre mafaldas e veríssimo: um estudo das representações artísticas em material didático de espanhol e português como le
spellingShingle Entre mafaldas e veríssimo: um estudo das representações artísticas em material didático de espanhol e português como le
Kill, Diego
Representação artística - material didático
Espanhol - idioma
Português - idioma
title_short Entre mafaldas e veríssimo: um estudo das representações artísticas em material didático de espanhol e português como le
title_full Entre mafaldas e veríssimo: um estudo das representações artísticas em material didático de espanhol e português como le
title_fullStr Entre mafaldas e veríssimo: um estudo das representações artísticas em material didático de espanhol e português como le
title_full_unstemmed Entre mafaldas e veríssimo: um estudo das representações artísticas em material didático de espanhol e português como le
title_sort Entre mafaldas e veríssimo: um estudo das representações artísticas em material didático de espanhol e português como le
author Kill, Diego
author_facet Kill, Diego
Cortez, Mariana
author_role author
author2 Cortez, Mariana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kill, Diego
Cortez, Mariana
dc.subject.por.fl_str_mv Representação artística - material didático
Espanhol - idioma
Português - idioma
topic Representação artística - material didático
Espanhol - idioma
Português - idioma
description Anais do V Encontro de Iniciação Científica e I Encontro Anual de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – EICTI 2016 - 05 e 07 de outubro de 2016 – Sessão Linguística, Letras e Artes
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1318
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285233602330624