Paisagem transfigurada: Riobaldo e o pacto com o diabo em audiovisual.
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7837 |
Resumo: | Grande Sertão: Veredas (1956) originou outra obra literária de nome homônimo: uma minissérie televisiva. Assim, busco compreender como a nova mídia elaborada a partir de configurações próprias, interage com o texto da obra original facultada aos limites do que é popularmente conhecido como "adaptação". A partir da tradução intersemiótica abarco como o “sertão” se manifesta enquanto paisagem e a relação com o mito de Fausto na obra. A análise delimita-se às figurações do momento narrativo em que Riobaldo exclama o nome do demônio nas "Veredas-Mortas”. Finalmente, resulta evidenciada as relações formais que constituem a subjetividade do personagem em cada obra. |
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Paisagem transfigurada: Riobaldo e o pacto com o diabo em audiovisual.LiteraturaAudiovisualAdaptaçãoTradução IntersemióticaGrande Sertão: Veredas (1956) originou outra obra literária de nome homônimo: uma minissérie televisiva. Assim, busco compreender como a nova mídia elaborada a partir de configurações próprias, interage com o texto da obra original facultada aos limites do que é popularmente conhecido como "adaptação". A partir da tradução intersemiótica abarco como o “sertão” se manifesta enquanto paisagem e a relação com o mito de Fausto na obra. A análise delimita-se às figurações do momento narrativo em que Riobaldo exclama o nome do demônio nas "Veredas-Mortas”. Finalmente, resulta evidenciada as relações formais que constituem a subjetividade do personagem em cada obra.O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -Brasil (CAPES) -Código de Financiamento 001; Este trabajo fue realizado con el apoyo de la Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -Brasil (CAPES) -Código de Financiación 001; This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -Brasil (CAPES) -Finance Code 001.EntreLetras2024-01-22T20:01:08Z2024-01-22T20:01:08Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBruch Deitos, M. (2023). PAISAGEM TRANSFIGURADA: RIOBALDO E O PACTO COM O DIABO EM AUDIOVISUAL. EntreLetras, 14(3), 80–95. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n3p80-952179-3948https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7837por14;3Deitos, Miguel Bruchinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T14:02:01Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7837Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T14:02:01Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
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