Problematizando a aplicação da provinha Brasil: o caso de escolas indígenas douradenses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Elisângela B. Manfré
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pereira, Maria Ceres
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1430
Resumo: I Congresso Internacional América Latina e Interculturalidade: América Latina e Caribe: cenários linguístico-culturais contemporâneos, 07, 08 e 09 de novembro de 2013 - UNILA
id UNIL_930f862b0f4230ffb91c7e104eeb525f
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/1430
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Problematizando a aplicação da provinha Brasil: o caso de escolas indígenas douradensesProvinha BrasilBilingüismoContexto indígenaI Congresso Internacional América Latina e Interculturalidade: América Latina e Caribe: cenários linguístico-culturais contemporâneos, 07, 08 e 09 de novembro de 2013 - UNILALevando em consideração a grande extensão da fronteira brasileira em relação aos demais países da América do Sul, percebe­se uma rica diversidade linguística, o que caracteriza essa população como indivíduos bilíngues/plurilíngues. Mediante panorama complexo, temos a região oeste de Mato grosso do Sul com participação ativa. Com a segunda maior população indígena do Brasil, perdendo apenas para o estado do Amazonas, têm­se o contato de inúmersa línguas indígenas. Destaca­se que, na cidade de Dourados há uma população de quase catorze mil indígenas distribuídas em três etnias, Guarani, Kaiowá e Terena. A reserva indígena está localizada nos limiares da zona urbana desta cidade devido seu desenvolvimento, consequentemente as línguas estão em constante contato. Mediante cenário linguístico o RCNEI­ Referencial Curricular Nacional Escolas Indígenas­ traz uma proposta de ensino específico e diferenciado para as escolas indígenas, e que a língua indígena deve ser a língua de instrução curricular. Todavia a Provinha Brasil, avaliativo do INEB, que tem como propósito diagnosticar o nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras, também aplicada nas escolas indígenas, tem demonstrado baixos índices, e tem como pressuposto de que a língua possa ser um motivador para o (des)entendimento desse material. Portanto a pesquisa visa analisar os documentos e se propõe a gerar subsídios para futuras avaliações em contextos sociolinguisticamente complexos, ampliando estudo realizado por Figueiredo (2012) no mesmo Programa de Mestrado em Letras.2013-11-07info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1430porinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Elisângela B. ManfréPereira, Maria Ceresreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:31:06Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/1430Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:31:06Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Problematizando a aplicação da provinha Brasil: o caso de escolas indígenas douradenses
title Problematizando a aplicação da provinha Brasil: o caso de escolas indígenas douradenses
spellingShingle Problematizando a aplicação da provinha Brasil: o caso de escolas indígenas douradenses
Moreira, Elisângela B. Manfré
Provinha Brasil
Bilingüismo
Contexto indígena
title_short Problematizando a aplicação da provinha Brasil: o caso de escolas indígenas douradenses
title_full Problematizando a aplicação da provinha Brasil: o caso de escolas indígenas douradenses
title_fullStr Problematizando a aplicação da provinha Brasil: o caso de escolas indígenas douradenses
title_full_unstemmed Problematizando a aplicação da provinha Brasil: o caso de escolas indígenas douradenses
title_sort Problematizando a aplicação da provinha Brasil: o caso de escolas indígenas douradenses
author Moreira, Elisângela B. Manfré
author_facet Moreira, Elisângela B. Manfré
Pereira, Maria Ceres
author_role author
author2 Pereira, Maria Ceres
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Elisângela B. Manfré
Pereira, Maria Ceres
dc.subject.por.fl_str_mv Provinha Brasil
Bilingüismo
Contexto indígena
topic Provinha Brasil
Bilingüismo
Contexto indígena
description I Congresso Internacional América Latina e Interculturalidade: América Latina e Caribe: cenários linguístico-culturais contemporâneos, 07, 08 e 09 de novembro de 2013 - UNILA
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1430
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285237348892672