Problematizando a aplicação da provinha Brasil: o caso de escolas indígenas douradenses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1430 |
Resumo: | I Congresso Internacional América Latina e Interculturalidade: América Latina e Caribe: cenários linguístico-culturais contemporâneos, 07, 08 e 09 de novembro de 2013 - UNILA |
id |
UNIL_930f862b0f4230ffb91c7e104eeb525f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/1430 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Problematizando a aplicação da provinha Brasil: o caso de escolas indígenas douradensesProvinha BrasilBilingüismoContexto indígenaI Congresso Internacional América Latina e Interculturalidade: América Latina e Caribe: cenários linguístico-culturais contemporâneos, 07, 08 e 09 de novembro de 2013 - UNILALevando em consideração a grande extensão da fronteira brasileira em relação aos demais países da América do Sul, percebese uma rica diversidade linguística, o que caracteriza essa população como indivíduos bilíngues/plurilíngues. Mediante panorama complexo, temos a região oeste de Mato grosso do Sul com participação ativa. Com a segunda maior população indígena do Brasil, perdendo apenas para o estado do Amazonas, têmse o contato de inúmersa línguas indígenas. Destacase que, na cidade de Dourados há uma população de quase catorze mil indígenas distribuídas em três etnias, Guarani, Kaiowá e Terena. A reserva indígena está localizada nos limiares da zona urbana desta cidade devido seu desenvolvimento, consequentemente as línguas estão em constante contato. Mediante cenário linguístico o RCNEI Referencial Curricular Nacional Escolas Indígenas traz uma proposta de ensino específico e diferenciado para as escolas indígenas, e que a língua indígena deve ser a língua de instrução curricular. Todavia a Provinha Brasil, avaliativo do INEB, que tem como propósito diagnosticar o nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras, também aplicada nas escolas indígenas, tem demonstrado baixos índices, e tem como pressuposto de que a língua possa ser um motivador para o (des)entendimento desse material. Portanto a pesquisa visa analisar os documentos e se propõe a gerar subsídios para futuras avaliações em contextos sociolinguisticamente complexos, ampliando estudo realizado por Figueiredo (2012) no mesmo Programa de Mestrado em Letras.2013-11-07info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1430porinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Elisângela B. ManfréPereira, Maria Ceresreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:31:06Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/1430Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:31:06Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Problematizando a aplicação da provinha Brasil: o caso de escolas indígenas douradenses |
title |
Problematizando a aplicação da provinha Brasil: o caso de escolas indígenas douradenses |
spellingShingle |
Problematizando a aplicação da provinha Brasil: o caso de escolas indígenas douradenses Moreira, Elisângela B. Manfré Provinha Brasil Bilingüismo Contexto indígena |
title_short |
Problematizando a aplicação da provinha Brasil: o caso de escolas indígenas douradenses |
title_full |
Problematizando a aplicação da provinha Brasil: o caso de escolas indígenas douradenses |
title_fullStr |
Problematizando a aplicação da provinha Brasil: o caso de escolas indígenas douradenses |
title_full_unstemmed |
Problematizando a aplicação da provinha Brasil: o caso de escolas indígenas douradenses |
title_sort |
Problematizando a aplicação da provinha Brasil: o caso de escolas indígenas douradenses |
author |
Moreira, Elisângela B. Manfré |
author_facet |
Moreira, Elisângela B. Manfré Pereira, Maria Ceres |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Maria Ceres |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Elisângela B. Manfré Pereira, Maria Ceres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Provinha Brasil Bilingüismo Contexto indígena |
topic |
Provinha Brasil Bilingüismo Contexto indígena |
description |
I Congresso Internacional América Latina e Interculturalidade: América Latina e Caribe: cenários linguístico-culturais contemporâneos, 07, 08 e 09 de novembro de 2013 - UNILA |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1430 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1430 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285237348892672 |