Uso de fontes em aulas de História e conciência histórica: encaminhamentos e discussões teóricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Giovana Maria Carvalho
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cainelli, Marlene Rosa
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4201
Resumo: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.
id UNIL_a34b7b4cfe81db058fa7d333424f1ed9
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4201
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Uso de fontes em aulas de História e conciência histórica: encaminhamentos e discussões teóricasHistóriaEducação históricaHistória em quadrinhos (HQ)Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.Este trabalho apresenta os encaminhamentos de uma pesquisa iniciada no curso de graduação em História na Universidade Estadual de Londrina, e prossegue como parte das discussões que estão sendo realizadas no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade, sob orientação da Professora Dra. Marlene Rosa Cainelli. A investigação realizada tem como objetivo principal o estudo do uso de fontes no ensino de história, mais especificamente sobre a literatura em aulas de história na perspectiva da Educação Histórica, tendo como tema adaptações do clássico “Os Miseráveis”, de Victor Hugo. A pesquisa atual trata do uso de uma versão em História em Quadrinhos (HQ) da obra, buscando verificar como HQs podem contribuir para o desenvolvimento da consciência histórica dos alunos. Para tanto, utilizamo-nos, entre outros, dos escritos de Rüsen (2011) sobre a consciência histórica e Fronza (2007, 2012) sobre o uso de quadrinhos relacionados a temáticas históricasCAPESEven32018-01-15info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfMARTINS, Giovana Maria Carvalho; CAINELLI, Marlene Rosa. USO DE FONTES EM AULAS DE HISTÓRIA E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA: ENCAMINHAMENTOS E DISCUSSÕES TEÓRICAS.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78035-USO-DE-FONTES-EM-AULAS-DE-HISTORIA-E-CONSCIENCIA-HISTORICA--ENCAMINHAMENTOS-E-DISCUSSOES-TEORICAS>. Acesso em: 06/11/2018 16:01978-85-5722-053-9https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4201porinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Giovana Maria CarvalhoCainelli, Marlene Rosareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:31:45Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/4201Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:31:45Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de fontes em aulas de História e conciência histórica: encaminhamentos e discussões teóricas
title Uso de fontes em aulas de História e conciência histórica: encaminhamentos e discussões teóricas
spellingShingle Uso de fontes em aulas de História e conciência histórica: encaminhamentos e discussões teóricas
Martins, Giovana Maria Carvalho
História
Educação histórica
História em quadrinhos (HQ)
title_short Uso de fontes em aulas de História e conciência histórica: encaminhamentos e discussões teóricas
title_full Uso de fontes em aulas de História e conciência histórica: encaminhamentos e discussões teóricas
title_fullStr Uso de fontes em aulas de História e conciência histórica: encaminhamentos e discussões teóricas
title_full_unstemmed Uso de fontes em aulas de História e conciência histórica: encaminhamentos e discussões teóricas
title_sort Uso de fontes em aulas de História e conciência histórica: encaminhamentos e discussões teóricas
author Martins, Giovana Maria Carvalho
author_facet Martins, Giovana Maria Carvalho
Cainelli, Marlene Rosa
author_role author
author2 Cainelli, Marlene Rosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Giovana Maria Carvalho
Cainelli, Marlene Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv História
Educação histórica
História em quadrinhos (HQ)
topic História
Educação histórica
História em quadrinhos (HQ)
description Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, Giovana Maria Carvalho; CAINELLI, Marlene Rosa. USO DE FONTES EM AULAS DE HISTÓRIA E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA: ENCAMINHAMENTOS E DISCUSSÕES TEÓRICAS.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78035-USO-DE-FONTES-EM-AULAS-DE-HISTORIA-E-CONSCIENCIA-HISTORICA--ENCAMINHAMENTOS-E-DISCUSSOES-TEORICAS>. Acesso em: 06/11/2018 16:01
978-85-5722-053-9
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4201
identifier_str_mv MARTINS, Giovana Maria Carvalho; CAINELLI, Marlene Rosa. USO DE FONTES EM AULAS DE HISTÓRIA E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA: ENCAMINHAMENTOS E DISCUSSÕES TEÓRICAS.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78035-USO-DE-FONTES-EM-AULAS-DE-HISTORIA-E-CONSCIENCIA-HISTORICA--ENCAMINHAMENTOS-E-DISCUSSOES-TEORICAS>. Acesso em: 06/11/2018 16:01
978-85-5722-053-9
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Even3
publisher.none.fl_str_mv Even3
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285255805927424