Uso de fontes em aulas de História e conciência histórica: encaminhamentos e discussões teóricas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4201 |
Resumo: | Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017. |
id |
UNIL_a34b7b4cfe81db058fa7d333424f1ed9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4201 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Uso de fontes em aulas de História e conciência histórica: encaminhamentos e discussões teóricasHistóriaEducação históricaHistória em quadrinhos (HQ)Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.Este trabalho apresenta os encaminhamentos de uma pesquisa iniciada no curso de graduação em História na Universidade Estadual de Londrina, e prossegue como parte das discussões que estão sendo realizadas no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade, sob orientação da Professora Dra. Marlene Rosa Cainelli. A investigação realizada tem como objetivo principal o estudo do uso de fontes no ensino de história, mais especificamente sobre a literatura em aulas de história na perspectiva da Educação Histórica, tendo como tema adaptações do clássico “Os Miseráveis”, de Victor Hugo. A pesquisa atual trata do uso de uma versão em História em Quadrinhos (HQ) da obra, buscando verificar como HQs podem contribuir para o desenvolvimento da consciência histórica dos alunos. Para tanto, utilizamo-nos, entre outros, dos escritos de Rüsen (2011) sobre a consciência histórica e Fronza (2007, 2012) sobre o uso de quadrinhos relacionados a temáticas históricasCAPESEven32018-01-15info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfMARTINS, Giovana Maria Carvalho; CAINELLI, Marlene Rosa. USO DE FONTES EM AULAS DE HISTÓRIA E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA: ENCAMINHAMENTOS E DISCUSSÕES TEÓRICAS.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78035-USO-DE-FONTES-EM-AULAS-DE-HISTORIA-E-CONSCIENCIA-HISTORICA--ENCAMINHAMENTOS-E-DISCUSSOES-TEORICAS>. Acesso em: 06/11/2018 16:01978-85-5722-053-9https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4201porinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Giovana Maria CarvalhoCainelli, Marlene Rosareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:31:45Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/4201Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:31:45Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso de fontes em aulas de História e conciência histórica: encaminhamentos e discussões teóricas |
title |
Uso de fontes em aulas de História e conciência histórica: encaminhamentos e discussões teóricas |
spellingShingle |
Uso de fontes em aulas de História e conciência histórica: encaminhamentos e discussões teóricas Martins, Giovana Maria Carvalho História Educação histórica História em quadrinhos (HQ) |
title_short |
Uso de fontes em aulas de História e conciência histórica: encaminhamentos e discussões teóricas |
title_full |
Uso de fontes em aulas de História e conciência histórica: encaminhamentos e discussões teóricas |
title_fullStr |
Uso de fontes em aulas de História e conciência histórica: encaminhamentos e discussões teóricas |
title_full_unstemmed |
Uso de fontes em aulas de História e conciência histórica: encaminhamentos e discussões teóricas |
title_sort |
Uso de fontes em aulas de História e conciência histórica: encaminhamentos e discussões teóricas |
author |
Martins, Giovana Maria Carvalho |
author_facet |
Martins, Giovana Maria Carvalho Cainelli, Marlene Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Cainelli, Marlene Rosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Giovana Maria Carvalho Cainelli, Marlene Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Educação histórica História em quadrinhos (HQ) |
topic |
História Educação histórica História em quadrinhos (HQ) |
description |
Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARTINS, Giovana Maria Carvalho; CAINELLI, Marlene Rosa. USO DE FONTES EM AULAS DE HISTÓRIA E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA: ENCAMINHAMENTOS E DISCUSSÕES TEÓRICAS.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78035-USO-DE-FONTES-EM-AULAS-DE-HISTORIA-E-CONSCIENCIA-HISTORICA--ENCAMINHAMENTOS-E-DISCUSSOES-TEORICAS>. Acesso em: 06/11/2018 16:01 978-85-5722-053-9 https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4201 |
identifier_str_mv |
MARTINS, Giovana Maria Carvalho; CAINELLI, Marlene Rosa. USO DE FONTES EM AULAS DE HISTÓRIA E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA: ENCAMINHAMENTOS E DISCUSSÕES TEÓRICAS.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78035-USO-DE-FONTES-EM-AULAS-DE-HISTORIA-E-CONSCIENCIA-HISTORICA--ENCAMINHAMENTOS-E-DISCUSSOES-TEORICAS>. Acesso em: 06/11/2018 16:01 978-85-5722-053-9 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Even3 |
publisher.none.fl_str_mv |
Even3 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285255805927424 |