A Pedagogia Histórico-crítica: uma Análise da Construção dos Currículos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Da Silva, Nathan Heringer Conceição
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6520
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.
id UNIL_a95757d713f1c198cc5bff2b965e6c99
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6520
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling A Pedagogia Histórico-crítica: uma Análise da Construção dos Currículos.Pedagogia histórico-crítica. Currículo. BNCC. Educação. Geografia.Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.Este trabalho fundamenta-se na necessidade de um debate ativo sobre as diferentes concepções de currículos, as diferentes organizações possíveis do mesmo, seus agentes influenciadores e suas consequências na formação de cidadãos e suas participações na sociedade, a partir disto a proposta aqui adotada é a da Pedagogia Histórico-crítica e sua contribuição para o debate. Essa pesquisa tem um caráter bibliográfico por se tratar de uma revisão sobre aquilo que já foi debatido em relação ao tema, também qualitativo pela análise dessas revisões. Por adotar a PHC como proposta diretriz do tema, este trabalho procura debater um currículo pensado por e para a classe trabalhadora onde os mesmos possam se tornar cidadãos críticos e serem membros ativos de uma sociedade democrática. Como base teórica para o trabalho estão presentes Dermeval Saviani, José Carlos Libâneo, João Luiz Gasparini, além de outros autores. O documento normativo da educação debatido neste trabalho é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018. Por fim, busca-se entender como a disciplina curricular “Geografia” está inserida nesses debates.2022-04-06T23:23:00Z2022-04-06T23:23:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6520porDa Silva, Nathan Heringer Conceição info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-06-13T04:00:25Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6520Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-06-13T04:00:25Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Pedagogia Histórico-crítica: uma Análise da Construção dos Currículos.
title A Pedagogia Histórico-crítica: uma Análise da Construção dos Currículos.
spellingShingle A Pedagogia Histórico-crítica: uma Análise da Construção dos Currículos.
Da Silva, Nathan Heringer Conceição
Pedagogia histórico-crítica. Currículo. BNCC. Educação. Geografia.
title_short A Pedagogia Histórico-crítica: uma Análise da Construção dos Currículos.
title_full A Pedagogia Histórico-crítica: uma Análise da Construção dos Currículos.
title_fullStr A Pedagogia Histórico-crítica: uma Análise da Construção dos Currículos.
title_full_unstemmed A Pedagogia Histórico-crítica: uma Análise da Construção dos Currículos.
title_sort A Pedagogia Histórico-crítica: uma Análise da Construção dos Currículos.
author Da Silva, Nathan Heringer Conceição
author_facet Da Silva, Nathan Heringer Conceição
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Da Silva, Nathan Heringer Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia histórico-crítica. Currículo. BNCC. Educação. Geografia.
topic Pedagogia histórico-crítica. Currículo. BNCC. Educação. Geografia.
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-06T23:23:00Z
2022-04-06T23:23:00Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6520
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1816161906461769728