A Pedagogia Histórico-crítica: uma Análise da Construção dos Currículos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6520 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura. |
id |
UNIL_a95757d713f1c198cc5bff2b965e6c99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6520 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
A Pedagogia Histórico-crítica: uma Análise da Construção dos Currículos.Pedagogia histórico-crítica. Currículo. BNCC. Educação. Geografia.Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.Este trabalho fundamenta-se na necessidade de um debate ativo sobre as diferentes concepções de currículos, as diferentes organizações possíveis do mesmo, seus agentes influenciadores e suas consequências na formação de cidadãos e suas participações na sociedade, a partir disto a proposta aqui adotada é a da Pedagogia Histórico-crítica e sua contribuição para o debate. Essa pesquisa tem um caráter bibliográfico por se tratar de uma revisão sobre aquilo que já foi debatido em relação ao tema, também qualitativo pela análise dessas revisões. Por adotar a PHC como proposta diretriz do tema, este trabalho procura debater um currículo pensado por e para a classe trabalhadora onde os mesmos possam se tornar cidadãos críticos e serem membros ativos de uma sociedade democrática. Como base teórica para o trabalho estão presentes Dermeval Saviani, José Carlos Libâneo, João Luiz Gasparini, além de outros autores. O documento normativo da educação debatido neste trabalho é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018. Por fim, busca-se entender como a disciplina curricular “Geografia” está inserida nesses debates.2022-04-06T23:23:00Z2022-04-06T23:23:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6520porDa Silva, Nathan Heringer Conceição info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-06-13T04:00:25Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6520Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-06-13T04:00:25Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Pedagogia Histórico-crítica: uma Análise da Construção dos Currículos. |
title |
A Pedagogia Histórico-crítica: uma Análise da Construção dos Currículos. |
spellingShingle |
A Pedagogia Histórico-crítica: uma Análise da Construção dos Currículos. Da Silva, Nathan Heringer Conceição Pedagogia histórico-crítica. Currículo. BNCC. Educação. Geografia. |
title_short |
A Pedagogia Histórico-crítica: uma Análise da Construção dos Currículos. |
title_full |
A Pedagogia Histórico-crítica: uma Análise da Construção dos Currículos. |
title_fullStr |
A Pedagogia Histórico-crítica: uma Análise da Construção dos Currículos. |
title_full_unstemmed |
A Pedagogia Histórico-crítica: uma Análise da Construção dos Currículos. |
title_sort |
A Pedagogia Histórico-crítica: uma Análise da Construção dos Currículos. |
author |
Da Silva, Nathan Heringer Conceição |
author_facet |
Da Silva, Nathan Heringer Conceição |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Da Silva, Nathan Heringer Conceição |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia histórico-crítica. Currículo. BNCC. Educação. Geografia. |
topic |
Pedagogia histórico-crítica. Currículo. BNCC. Educação. Geografia. |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-06T23:23:00Z 2022-04-06T23:23:00Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6520 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6520 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1816161906461769728 |