Tendências pedagógicas e competências gerais da base nacional comum curricular para a educação básica: implicações para o currículo / Pedagogical trends and generic competencies of the common national curricular base for basic education: implications for the curriculum
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27434 |
Resumo: | Este trabalho resulta de um breve estudo sobre as tendências pedagógicas e sua relação com as quatro primeiras competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse sentido, o texto aborda de início o contexto de elaboração da Base, tendo como pergunta central: quais as relações das tendências pedagógicas com as quatro primeiras competências gerais apontadas pela BNCC para a Educação Básica? O objetivo deste artigo é refletir sobre aproximações entre as quatro primeiras competências enfatizadas pela BNCC e as tendências pedagógicas. Buscamos refletir os desafios de docentes em processos didáticos e na execução curricular com ênfase nessas competências. A metodologia adotada é a pesquisa documental e bibliográfica a partir da abordagem qualitativa. Os achados da pesquisa apontam para uma prática que enfatiza os conhecimentos historicamente constituídos, que, por sua vez, se revela inadequada na articulação teoria e prática, bem como no tocante à participação ativa dos educandos durante a construção do conhecimento. |
id |
VERACRUZ-0_02738cba40df067d0a2960908f3a1314 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27434 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Tendências pedagógicas e competências gerais da base nacional comum curricular para a educação básica: implicações para o currículo / Pedagogical trends and generic competencies of the common national curricular base for basic education: implications for the curriculumBNCCCurrículoCompetênciasConcepções Pedagógicas.Este trabalho resulta de um breve estudo sobre as tendências pedagógicas e sua relação com as quatro primeiras competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse sentido, o texto aborda de início o contexto de elaboração da Base, tendo como pergunta central: quais as relações das tendências pedagógicas com as quatro primeiras competências gerais apontadas pela BNCC para a Educação Básica? O objetivo deste artigo é refletir sobre aproximações entre as quatro primeiras competências enfatizadas pela BNCC e as tendências pedagógicas. Buscamos refletir os desafios de docentes em processos didáticos e na execução curricular com ênfase nessas competências. A metodologia adotada é a pesquisa documental e bibliográfica a partir da abordagem qualitativa. Os achados da pesquisa apontam para uma prática que enfatiza os conhecimentos historicamente constituídos, que, por sua vez, se revela inadequada na articulação teoria e prática, bem como no tocante à participação ativa dos educandos durante a construção do conhecimento.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2743410.34117/bjdv7n3-851Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 33227-33240Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 33227-33240Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 33227-332402525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27434/21728Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessApolinário, Josimere de Souza LimaTarragó, Saiuri TottaFerst, Enia Maria2022-03-29T12:16:06Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27434Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:46.727073Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tendências pedagógicas e competências gerais da base nacional comum curricular para a educação básica: implicações para o currículo / Pedagogical trends and generic competencies of the common national curricular base for basic education: implications for the curriculum |
title |
Tendências pedagógicas e competências gerais da base nacional comum curricular para a educação básica: implicações para o currículo / Pedagogical trends and generic competencies of the common national curricular base for basic education: implications for the curriculum |
spellingShingle |
Tendências pedagógicas e competências gerais da base nacional comum curricular para a educação básica: implicações para o currículo / Pedagogical trends and generic competencies of the common national curricular base for basic education: implications for the curriculum Apolinário, Josimere de Souza Lima BNCC Currículo Competências Concepções Pedagógicas. |
title_short |
Tendências pedagógicas e competências gerais da base nacional comum curricular para a educação básica: implicações para o currículo / Pedagogical trends and generic competencies of the common national curricular base for basic education: implications for the curriculum |
title_full |
Tendências pedagógicas e competências gerais da base nacional comum curricular para a educação básica: implicações para o currículo / Pedagogical trends and generic competencies of the common national curricular base for basic education: implications for the curriculum |
title_fullStr |
Tendências pedagógicas e competências gerais da base nacional comum curricular para a educação básica: implicações para o currículo / Pedagogical trends and generic competencies of the common national curricular base for basic education: implications for the curriculum |
title_full_unstemmed |
Tendências pedagógicas e competências gerais da base nacional comum curricular para a educação básica: implicações para o currículo / Pedagogical trends and generic competencies of the common national curricular base for basic education: implications for the curriculum |
title_sort |
Tendências pedagógicas e competências gerais da base nacional comum curricular para a educação básica: implicações para o currículo / Pedagogical trends and generic competencies of the common national curricular base for basic education: implications for the curriculum |
author |
Apolinário, Josimere de Souza Lima |
author_facet |
Apolinário, Josimere de Souza Lima Tarragó, Saiuri Totta Ferst, Enia Maria |
author_role |
author |
author2 |
Tarragó, Saiuri Totta Ferst, Enia Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Apolinário, Josimere de Souza Lima Tarragó, Saiuri Totta Ferst, Enia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
BNCC Currículo Competências Concepções Pedagógicas. |
topic |
BNCC Currículo Competências Concepções Pedagógicas. |
description |
Este trabalho resulta de um breve estudo sobre as tendências pedagógicas e sua relação com as quatro primeiras competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse sentido, o texto aborda de início o contexto de elaboração da Base, tendo como pergunta central: quais as relações das tendências pedagógicas com as quatro primeiras competências gerais apontadas pela BNCC para a Educação Básica? O objetivo deste artigo é refletir sobre aproximações entre as quatro primeiras competências enfatizadas pela BNCC e as tendências pedagógicas. Buscamos refletir os desafios de docentes em processos didáticos e na execução curricular com ênfase nessas competências. A metodologia adotada é a pesquisa documental e bibliográfica a partir da abordagem qualitativa. Os achados da pesquisa apontam para uma prática que enfatiza os conhecimentos historicamente constituídos, que, por sua vez, se revela inadequada na articulação teoria e prática, bem como no tocante à participação ativa dos educandos durante a construção do conhecimento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27434 10.34117/bjdv7n3-851 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27434 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n3-851 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27434/21728 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 33227-33240 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 33227-33240 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 33227-33240 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645521837883392 |