Ensino de História: Consciência Histórica como Ferramenta Pedagógica para uma Educação Emancipatória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7424 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura. |
id |
UNIL_b9c8e6ea125cde76fc512330d25fa902 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7424 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Ensino de História: Consciência Histórica como Ferramenta Pedagógica para uma Educação Emancipatóriaaprendizagem histórica; consciência histórica; Psicanálise; memória coletiva.Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.A presente pesquisa buscou apresentar e defender a importância da aprendizagem histórica, do ensino de história, para a vida e, principalmente, para o atual cenário educacional brasileiro, desvendando seu caráter de orientação e impulso à mudança e tendo o conceito de trauma como núcleo. Para o trabalho foram utilizadas fontes bibliográficas sobre memória, identidade, pertencimento e didática da história. Por ser um conceito amplamente utilizado pela Psicanálise, ao longo do trabalho buscou-se nessa psicologia um aporte, ainda que superficial, para entender como o trauma opera na psique humana e, a partir dessa apreensão, analisar quais ações, seja no campo mais amplo da historiografia ou no universo mais particular da sala de aula, de fato, colocam a memória dessas experiências de violência em movimento, transcendendo assim a ideia de catástrofe e almejando a reconciliação histórica. Foi por meio de analogias entre duas áreas distintas que a pesquisa percorreu um longo caminho até a elaboração do que poderia ser descrito enquanto um manifesto em defesa de uma educação compromissada com o pensamento crítico, mas que também esteja interessada em todas as construções sociais que atravessam o campo pedagógico, compreendendo a dimensão social, emocional e identitária que envolve os estudantes no processo de aprender história.2023info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7424porinfo:eu-repo/semantics/openAccessRaymundo, Lívila Alessandra dos Santosreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:46:14Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7424Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:46:14Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de História: Consciência Histórica como Ferramenta Pedagógica para uma Educação Emancipatória |
title |
Ensino de História: Consciência Histórica como Ferramenta Pedagógica para uma Educação Emancipatória |
spellingShingle |
Ensino de História: Consciência Histórica como Ferramenta Pedagógica para uma Educação Emancipatória Raymundo, Lívila Alessandra dos Santos aprendizagem histórica; consciência histórica; Psicanálise; memória coletiva. |
title_short |
Ensino de História: Consciência Histórica como Ferramenta Pedagógica para uma Educação Emancipatória |
title_full |
Ensino de História: Consciência Histórica como Ferramenta Pedagógica para uma Educação Emancipatória |
title_fullStr |
Ensino de História: Consciência Histórica como Ferramenta Pedagógica para uma Educação Emancipatória |
title_full_unstemmed |
Ensino de História: Consciência Histórica como Ferramenta Pedagógica para uma Educação Emancipatória |
title_sort |
Ensino de História: Consciência Histórica como Ferramenta Pedagógica para uma Educação Emancipatória |
author |
Raymundo, Lívila Alessandra dos Santos |
author_facet |
Raymundo, Lívila Alessandra dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raymundo, Lívila Alessandra dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem histórica; consciência histórica; Psicanálise; memória coletiva. |
topic |
aprendizagem histórica; consciência histórica; Psicanálise; memória coletiva. |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7424 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7424 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285266193121280 |