A‌ ‌prática‌ ‌de‌ ‌campo‌ ‌no‌ ‌ensino‌ ‌de‌ ‌geografia:‌ uma‌ ‌proposta‌ ‌dialética‌ ‌da‌ ‌pedagogia‌

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Gabriel Augusto Arantes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6149
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.
id UNIL_c07090803b87f4b19acd5d8715ea65d3
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6149
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling A‌ ‌prática‌ ‌de‌ ‌campo‌ ‌no‌ ‌ensino‌ ‌de‌ ‌geografia:‌ uma‌ ‌proposta‌ ‌dialética‌ ‌da‌ ‌pedagogia‌Prática de Campo - CampinasGeografia - estudo e ensinoPedagogia Histórico-CríticaTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.O presente trabalho tem por objetivo identificar a relevância da prática de campo como uma ferramenta pedagógica no ensino de Geografia. Neste contexto, buscaremos investigar ideias de autores que desenvolveram o assunto tratado tanto no âmbito pedagógico quanto nas questões que versam sobre a ciência geográfica. Pretendemos também expor algumas categorias e conceitos estudados na Geografia do ensino básico que são primordiais na elucidação das condições e das dinâmicas espaciais para os estudantes, tais como: Paisagem, Território, Globalização, Redes, Fixos e Fluxos, Circuitos Econômicos, Segregação Socioespacial, Verticalização, Mobilidade Pendular, entre outros; analisando de que maneira estes conceitos se materializam no espaço urbano. Posteriormente, será proposto um roteiro de prática de campo, sendo utilizado a cidade de Campinas (SP) como modelo. A escolha desta cidade se deve à sua classificação como metrópole, uma vez entendido que essa é a expressão máxima da urbanização de uma cidade conforme apresentado na REGIC 2018 (Regiões de Influências das Cidades) do IBGE. Por fim, apresentaremos as considerações resultantes do exercício cognitivo expressado neste trabalho cuja finalidade é defender a pesquisa empírica no ensino básico.Trevisan, LeandroSouza, Gabriel Augusto Arantes2021-06-23info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6149porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:44:20Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6149Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:44:20Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv A‌ ‌prática‌ ‌de‌ ‌campo‌ ‌no‌ ‌ensino‌ ‌de‌ ‌geografia:‌ uma‌ ‌proposta‌ ‌dialética‌ ‌da‌ ‌pedagogia‌
title A‌ ‌prática‌ ‌de‌ ‌campo‌ ‌no‌ ‌ensino‌ ‌de‌ ‌geografia:‌ uma‌ ‌proposta‌ ‌dialética‌ ‌da‌ ‌pedagogia‌
spellingShingle A‌ ‌prática‌ ‌de‌ ‌campo‌ ‌no‌ ‌ensino‌ ‌de‌ ‌geografia:‌ uma‌ ‌proposta‌ ‌dialética‌ ‌da‌ ‌pedagogia‌
Souza, Gabriel Augusto Arantes
Prática de Campo - Campinas
Geografia - estudo e ensino
Pedagogia Histórico-Crítica
title_short A‌ ‌prática‌ ‌de‌ ‌campo‌ ‌no‌ ‌ensino‌ ‌de‌ ‌geografia:‌ uma‌ ‌proposta‌ ‌dialética‌ ‌da‌ ‌pedagogia‌
title_full A‌ ‌prática‌ ‌de‌ ‌campo‌ ‌no‌ ‌ensino‌ ‌de‌ ‌geografia:‌ uma‌ ‌proposta‌ ‌dialética‌ ‌da‌ ‌pedagogia‌
title_fullStr A‌ ‌prática‌ ‌de‌ ‌campo‌ ‌no‌ ‌ensino‌ ‌de‌ ‌geografia:‌ uma‌ ‌proposta‌ ‌dialética‌ ‌da‌ ‌pedagogia‌
title_full_unstemmed A‌ ‌prática‌ ‌de‌ ‌campo‌ ‌no‌ ‌ensino‌ ‌de‌ ‌geografia:‌ uma‌ ‌proposta‌ ‌dialética‌ ‌da‌ ‌pedagogia‌
title_sort A‌ ‌prática‌ ‌de‌ ‌campo‌ ‌no‌ ‌ensino‌ ‌de‌ ‌geografia:‌ uma‌ ‌proposta‌ ‌dialética‌ ‌da‌ ‌pedagogia‌
author Souza, Gabriel Augusto Arantes
author_facet Souza, Gabriel Augusto Arantes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Trevisan, Leandro
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Gabriel Augusto Arantes
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de Campo - Campinas
Geografia - estudo e ensino
Pedagogia Histórico-Crítica
topic Prática de Campo - Campinas
Geografia - estudo e ensino
Pedagogia Histórico-Crítica
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6149
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285256301903872