A prática de campo no ensino de geografia: uma proposta dialética da pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6149 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura. |
id |
UNIL_c07090803b87f4b19acd5d8715ea65d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6149 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
A prática de campo no ensino de geografia: uma proposta dialética da pedagogiaPrática de Campo - CampinasGeografia - estudo e ensinoPedagogia Histórico-CríticaTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.O presente trabalho tem por objetivo identificar a relevância da prática de campo como uma ferramenta pedagógica no ensino de Geografia. Neste contexto, buscaremos investigar ideias de autores que desenvolveram o assunto tratado tanto no âmbito pedagógico quanto nas questões que versam sobre a ciência geográfica. Pretendemos também expor algumas categorias e conceitos estudados na Geografia do ensino básico que são primordiais na elucidação das condições e das dinâmicas espaciais para os estudantes, tais como: Paisagem, Território, Globalização, Redes, Fixos e Fluxos, Circuitos Econômicos, Segregação Socioespacial, Verticalização, Mobilidade Pendular, entre outros; analisando de que maneira estes conceitos se materializam no espaço urbano. Posteriormente, será proposto um roteiro de prática de campo, sendo utilizado a cidade de Campinas (SP) como modelo. A escolha desta cidade se deve à sua classificação como metrópole, uma vez entendido que essa é a expressão máxima da urbanização de uma cidade conforme apresentado na REGIC 2018 (Regiões de Influências das Cidades) do IBGE. Por fim, apresentaremos as considerações resultantes do exercício cognitivo expressado neste trabalho cuja finalidade é defender a pesquisa empírica no ensino básico.Trevisan, LeandroSouza, Gabriel Augusto Arantes2021-06-23info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6149porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:44:20Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6149Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:44:20Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática de campo no ensino de geografia: uma proposta dialética da pedagogia |
title |
A prática de campo no ensino de geografia: uma proposta dialética da pedagogia |
spellingShingle |
A prática de campo no ensino de geografia: uma proposta dialética da pedagogia Souza, Gabriel Augusto Arantes Prática de Campo - Campinas Geografia - estudo e ensino Pedagogia Histórico-Crítica |
title_short |
A prática de campo no ensino de geografia: uma proposta dialética da pedagogia |
title_full |
A prática de campo no ensino de geografia: uma proposta dialética da pedagogia |
title_fullStr |
A prática de campo no ensino de geografia: uma proposta dialética da pedagogia |
title_full_unstemmed |
A prática de campo no ensino de geografia: uma proposta dialética da pedagogia |
title_sort |
A prática de campo no ensino de geografia: uma proposta dialética da pedagogia |
author |
Souza, Gabriel Augusto Arantes |
author_facet |
Souza, Gabriel Augusto Arantes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Trevisan, Leandro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Gabriel Augusto Arantes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de Campo - Campinas Geografia - estudo e ensino Pedagogia Histórico-Crítica |
topic |
Prática de Campo - Campinas Geografia - estudo e ensino Pedagogia Histórico-Crítica |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6149 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285256301903872 |