A Análise Linguística (AL) no ensino de Língua Alemã (LA) e os desafios da prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Horst, Tatiane
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Schmitt, Vanessa Luana
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3326
Resumo: Anais e artigos do 28º Fórum Acadêmico de Letras, realizado nos dias 23 a 25 de agosto de 2017 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) com tema: A pesquisa nos cursos de letras em contexto de línguas e culturas em contato.
id UNIL_d5cca63460e58ca0ac7b9112a96f8bd5
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/3326
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling A Análise Linguística (AL) no ensino de Língua Alemã (LA) e os desafios da prática docenteDeutsch als Fremdsprache - DAFAnálise linguísticaAnais e artigos do 28º Fórum Acadêmico de Letras, realizado nos dias 23 a 25 de agosto de 2017 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) com tema: A pesquisa nos cursos de letras em contexto de línguas e culturas em contato.O ensino de gramática nas línguas estrangeiras recebeu diferentes enfoques ao longo da história do ensino de línguas, figurando em ambos os extremos: desde a sua idolatria até a sua completa aversão, nos últimos tempos. Para aqueles que vivenciam a prática docente nas salas de aula, todavia, é, ainda, um grande desafio aliar o ensino de gramática a uma prática interacionista e comunicativa. A LA, em especial, oferece uma dificuldade particular neste sentido, sendo considerada por muitos uma língua difícil e bastante “gramatical”, algo que deve ser desmistificado pelos docentes. Para além disso, faz-se necessário que o docente, mais do que ensinar ao aluno a se comunicar na língua estrangeira, o exponha a diversas formas de construção do conhecimento, de modo que ele alcance seus objetivos de aprendizagem de acordo com a sua individualidade. Neste sentido, apresentamos, neste trabalho, o projeto de extensão “Sprechen Sie Deutsch? Ensino de alemão para a comunidade”, refletindo como o docente desenvolve a AL nas aulas de LA, com base na pedagogia crítica e no conceito de multiletramento. Para a realização do trabalho nos baseamos nos pressupostos teóricos de Uphoff (2008), Schäfer (2013), Garcia (2002) e Lima (2014)Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGLRedel, ElisangelaHorst, TatianeSchmitt, Vanessa Luana2018-02-01T18:08:15Z2018-02-01T18:08:15Z2017-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf978-85-68205-20-4https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3326porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:34:21Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/3326Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:34:21Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Análise Linguística (AL) no ensino de Língua Alemã (LA) e os desafios da prática docente
title A Análise Linguística (AL) no ensino de Língua Alemã (LA) e os desafios da prática docente
spellingShingle A Análise Linguística (AL) no ensino de Língua Alemã (LA) e os desafios da prática docente
Horst, Tatiane
Deutsch als Fremdsprache - DAF
Análise linguística
title_short A Análise Linguística (AL) no ensino de Língua Alemã (LA) e os desafios da prática docente
title_full A Análise Linguística (AL) no ensino de Língua Alemã (LA) e os desafios da prática docente
title_fullStr A Análise Linguística (AL) no ensino de Língua Alemã (LA) e os desafios da prática docente
title_full_unstemmed A Análise Linguística (AL) no ensino de Língua Alemã (LA) e os desafios da prática docente
title_sort A Análise Linguística (AL) no ensino de Língua Alemã (LA) e os desafios da prática docente
author Horst, Tatiane
author_facet Horst, Tatiane
Schmitt, Vanessa Luana
author_role author
author2 Schmitt, Vanessa Luana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Redel, Elisangela
dc.contributor.author.fl_str_mv Horst, Tatiane
Schmitt, Vanessa Luana
dc.subject.por.fl_str_mv Deutsch als Fremdsprache - DAF
Análise linguística
topic Deutsch als Fremdsprache - DAF
Análise linguística
description Anais e artigos do 28º Fórum Acadêmico de Letras, realizado nos dias 23 a 25 de agosto de 2017 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) com tema: A pesquisa nos cursos de letras em contexto de línguas e culturas em contato.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-23
2018-02-01T18:08:15Z
2018-02-01T18:08:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68205-20-4
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3326
identifier_str_mv 978-85-68205-20-4
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1816161883957231616