FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NA COVID-19: O DIÁLOGO FREIREANO NA PLATAFORMA GOOGLE CLASSROOM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1231 |
Resumo: | Neste estudo, apresentam-se os resultados da avaliação de um curso de formação voltado a professores universitários conforme o seu alinhamento à abordagem dialógica de Paulo Freire, verificando-se, paralelamente, o potencial da Plataforma Google Classroom para a condução dessa abordagem metodológica. O contexto de oferta do curso (durante a pandemia da COVID-19, entre maio e junho de 2020) foi particularmente adequado ao interesse de professores universitários por uma formação sobre possibilidades metodológicas dialógicas. Participaram do estudo os 18 professores concludentes do curso de formação, os quais são docentes de graduação e pós-graduação de uma instituição federal de ensino superior brasileira. Para o alcance do objetivo desta pesquisa, os participantes foram convidados a avaliar o alinhamento de diferentes aspectos inerentes ao curso (materiais didáticos, metodologia de ensino, processo de interação e a plataforma utilizada), conforme categorias de análise alinhadas aos pilares do diálogo freireano: afetividade, mediação, colaboração, autonomia e criticidade. Paralelamente, também foram questionados sobre as funcionalidades do Google Classroom, indicando vantagens e desvantagens. O instrumento de coleta de dados foi um questionário on-line aplicado ao final do curso contendo perguntas fechadas e abertas. Os dados da pesquisa também reuniram depoimentos dos participantes em mensagens compartilhadas durante a formação. Os resultados apontam o alinhamento do curso com a proposta dialógica freireana, bem como o potencial da Plataforma Google Classroom em viabilizar tal abordagem em cursos ofertados de forma on-line. |
id |
UNIMES-1_0af862c26cf186838a2936639f10bbea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1231 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NA COVID-19: O DIÁLOGO FREIREANO NA PLATAFORMA GOOGLE CLASSROOMEnsino; Educação; Educação a DistânciaFormação de Professores; Diálogo; Paulo Freire; Google Classroom; COVID-19Neste estudo, apresentam-se os resultados da avaliação de um curso de formação voltado a professores universitários conforme o seu alinhamento à abordagem dialógica de Paulo Freire, verificando-se, paralelamente, o potencial da Plataforma Google Classroom para a condução dessa abordagem metodológica. O contexto de oferta do curso (durante a pandemia da COVID-19, entre maio e junho de 2020) foi particularmente adequado ao interesse de professores universitários por uma formação sobre possibilidades metodológicas dialógicas. Participaram do estudo os 18 professores concludentes do curso de formação, os quais são docentes de graduação e pós-graduação de uma instituição federal de ensino superior brasileira. Para o alcance do objetivo desta pesquisa, os participantes foram convidados a avaliar o alinhamento de diferentes aspectos inerentes ao curso (materiais didáticos, metodologia de ensino, processo de interação e a plataforma utilizada), conforme categorias de análise alinhadas aos pilares do diálogo freireano: afetividade, mediação, colaboração, autonomia e criticidade. Paralelamente, também foram questionados sobre as funcionalidades do Google Classroom, indicando vantagens e desvantagens. O instrumento de coleta de dados foi um questionário on-line aplicado ao final do curso contendo perguntas fechadas e abertas. Os dados da pesquisa também reuniram depoimentos dos participantes em mensagens compartilhadas durante a formação. Os resultados apontam o alinhamento do curso com a proposta dialógica freireana, bem como o potencial da Plataforma Google Classroom em viabilizar tal abordagem em cursos ofertados de forma on-line.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaFundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP)David, Priscila BarrosNóbrega, Paula Pinheiro daSobral, Bruno SaboiaGarcia, Indira Abreu2021-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1231Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 13, n. 24 (2021)19826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1231/1086https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1231/498Direitos autorais 2021 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-06T22:57:22Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1231Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2021-10-06T22:57:22Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NA COVID-19: O DIÁLOGO FREIREANO NA PLATAFORMA GOOGLE CLASSROOM |
title |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NA COVID-19: O DIÁLOGO FREIREANO NA PLATAFORMA GOOGLE CLASSROOM |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NA COVID-19: O DIÁLOGO FREIREANO NA PLATAFORMA GOOGLE CLASSROOM David, Priscila Barros Ensino; Educação; Educação a Distância Formação de Professores; Diálogo; Paulo Freire; Google Classroom; COVID-19 |
title_short |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NA COVID-19: O DIÁLOGO FREIREANO NA PLATAFORMA GOOGLE CLASSROOM |
title_full |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NA COVID-19: O DIÁLOGO FREIREANO NA PLATAFORMA GOOGLE CLASSROOM |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NA COVID-19: O DIÁLOGO FREIREANO NA PLATAFORMA GOOGLE CLASSROOM |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NA COVID-19: O DIÁLOGO FREIREANO NA PLATAFORMA GOOGLE CLASSROOM |
title_sort |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NA COVID-19: O DIÁLOGO FREIREANO NA PLATAFORMA GOOGLE CLASSROOM |
author |
David, Priscila Barros |
author_facet |
David, Priscila Barros Nóbrega, Paula Pinheiro da Sobral, Bruno Saboia Garcia, Indira Abreu |
author_role |
author |
author2 |
Nóbrega, Paula Pinheiro da Sobral, Bruno Saboia Garcia, Indira Abreu |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
David, Priscila Barros Nóbrega, Paula Pinheiro da Sobral, Bruno Saboia Garcia, Indira Abreu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino; Educação; Educação a Distância Formação de Professores; Diálogo; Paulo Freire; Google Classroom; COVID-19 |
topic |
Ensino; Educação; Educação a Distância Formação de Professores; Diálogo; Paulo Freire; Google Classroom; COVID-19 |
description |
Neste estudo, apresentam-se os resultados da avaliação de um curso de formação voltado a professores universitários conforme o seu alinhamento à abordagem dialógica de Paulo Freire, verificando-se, paralelamente, o potencial da Plataforma Google Classroom para a condução dessa abordagem metodológica. O contexto de oferta do curso (durante a pandemia da COVID-19, entre maio e junho de 2020) foi particularmente adequado ao interesse de professores universitários por uma formação sobre possibilidades metodológicas dialógicas. Participaram do estudo os 18 professores concludentes do curso de formação, os quais são docentes de graduação e pós-graduação de uma instituição federal de ensino superior brasileira. Para o alcance do objetivo desta pesquisa, os participantes foram convidados a avaliar o alinhamento de diferentes aspectos inerentes ao curso (materiais didáticos, metodologia de ensino, processo de interação e a plataforma utilizada), conforme categorias de análise alinhadas aos pilares do diálogo freireano: afetividade, mediação, colaboração, autonomia e criticidade. Paralelamente, também foram questionados sobre as funcionalidades do Google Classroom, indicando vantagens e desvantagens. O instrumento de coleta de dados foi um questionário on-line aplicado ao final do curso contendo perguntas fechadas e abertas. Os dados da pesquisa também reuniram depoimentos dos participantes em mensagens compartilhadas durante a formação. Os resultados apontam o alinhamento do curso com a proposta dialógica freireana, bem como o potencial da Plataforma Google Classroom em viabilizar tal abordagem em cursos ofertados de forma on-line. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1231 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1231/1086 https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1231/498 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 13, n. 24 (2021) 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313275330396160 |