FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NA COVID-19: O DIÁLOGO FREIREANO NA PLATAFORMA GOOGLE CLASSROOM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: David, Priscila Barros
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nóbrega, Paula Pinheiro da, Sobral, Bruno Saboia, Garcia, Indira Abreu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1231
Resumo: Neste estudo, apresentam-se os resultados da avaliação de um curso de formação voltado a professores universitários conforme o seu alinhamento à abordagem dialógica de Paulo Freire, verificando-se, paralelamente, o potencial da Plataforma Google Classroom para a condução dessa abordagem metodológica. O contexto de oferta do curso (durante a pandemia da COVID-19, entre maio e junho de 2020) foi particularmente adequado ao interesse de professores universitários por uma formação sobre possibilidades metodológicas dialógicas. Participaram do estudo os 18 professores concludentes do curso de formação, os quais são docentes de graduação e pós-graduação de uma instituição federal de ensino superior brasileira. Para o alcance do objetivo desta pesquisa, os participantes foram convidados a avaliar o alinhamento de diferentes aspectos inerentes ao curso (materiais didáticos, metodologia de ensino, processo de interação e a plataforma utilizada), conforme categorias de análise alinhadas aos pilares do diálogo freireano: afetividade, mediação, colaboração, autonomia e criticidade. Paralelamente, também foram questionados sobre as funcionalidades do Google Classroom, indicando vantagens e desvantagens. O instrumento de coleta de dados foi um questionário on-line aplicado ao final do curso contendo perguntas fechadas e abertas. Os dados da pesquisa também reuniram depoimentos dos participantes em mensagens compartilhadas durante a formação. Os resultados apontam o alinhamento do curso com a proposta dialógica freireana, bem como o potencial da Plataforma Google Classroom em viabilizar tal abordagem em cursos ofertados de forma on-line.
id UNIMES-1_0af862c26cf186838a2936639f10bbea
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1231
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NA COVID-19: O DIÁLOGO FREIREANO NA PLATAFORMA GOOGLE CLASSROOMEnsino; Educação; Educação a DistânciaFormação de Professores; Diálogo; Paulo Freire; Google Classroom; COVID-19Neste estudo, apresentam-se os resultados da avaliação de um curso de formação voltado a professores universitários conforme o seu alinhamento à abordagem dialógica de Paulo Freire, verificando-se, paralelamente, o potencial da Plataforma Google Classroom para a condução dessa abordagem metodológica. O contexto de oferta do curso (durante a pandemia da COVID-19, entre maio e junho de 2020) foi particularmente adequado ao interesse de professores universitários por uma formação sobre possibilidades metodológicas dialógicas. Participaram do estudo os 18 professores concludentes do curso de formação, os quais são docentes de graduação e pós-graduação de uma instituição federal de ensino superior brasileira. Para o alcance do objetivo desta pesquisa, os participantes foram convidados a avaliar o alinhamento de diferentes aspectos inerentes ao curso (materiais didáticos, metodologia de ensino, processo de interação e a plataforma utilizada), conforme categorias de análise alinhadas aos pilares do diálogo freireano: afetividade, mediação, colaboração, autonomia e criticidade. Paralelamente, também foram questionados sobre as funcionalidades do Google Classroom, indicando vantagens e desvantagens. O instrumento de coleta de dados foi um questionário on-line aplicado ao final do curso contendo perguntas fechadas e abertas. Os dados da pesquisa também reuniram depoimentos dos participantes em mensagens compartilhadas durante a formação. Os resultados apontam o alinhamento do curso com a proposta dialógica freireana, bem como o potencial da Plataforma Google Classroom em viabilizar tal abordagem em cursos ofertados de forma on-line.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaFundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP)David, Priscila BarrosNóbrega, Paula Pinheiro daSobral, Bruno SaboiaGarcia, Indira Abreu2021-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1231Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 13, n. 24 (2021)19826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1231/1086https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1231/498Direitos autorais 2021 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-06T22:57:22Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1231Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2021-10-06T22:57:22Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NA COVID-19: O DIÁLOGO FREIREANO NA PLATAFORMA GOOGLE CLASSROOM
title FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NA COVID-19: O DIÁLOGO FREIREANO NA PLATAFORMA GOOGLE CLASSROOM
spellingShingle FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NA COVID-19: O DIÁLOGO FREIREANO NA PLATAFORMA GOOGLE CLASSROOM
David, Priscila Barros
Ensino; Educação; Educação a Distância
Formação de Professores; Diálogo; Paulo Freire; Google Classroom; COVID-19
title_short FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NA COVID-19: O DIÁLOGO FREIREANO NA PLATAFORMA GOOGLE CLASSROOM
title_full FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NA COVID-19: O DIÁLOGO FREIREANO NA PLATAFORMA GOOGLE CLASSROOM
title_fullStr FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NA COVID-19: O DIÁLOGO FREIREANO NA PLATAFORMA GOOGLE CLASSROOM
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NA COVID-19: O DIÁLOGO FREIREANO NA PLATAFORMA GOOGLE CLASSROOM
title_sort FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NA COVID-19: O DIÁLOGO FREIREANO NA PLATAFORMA GOOGLE CLASSROOM
author David, Priscila Barros
author_facet David, Priscila Barros
Nóbrega, Paula Pinheiro da
Sobral, Bruno Saboia
Garcia, Indira Abreu
author_role author
author2 Nóbrega, Paula Pinheiro da
Sobral, Bruno Saboia
Garcia, Indira Abreu
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP)
dc.contributor.author.fl_str_mv David, Priscila Barros
Nóbrega, Paula Pinheiro da
Sobral, Bruno Saboia
Garcia, Indira Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino; Educação; Educação a Distância
Formação de Professores; Diálogo; Paulo Freire; Google Classroom; COVID-19
topic Ensino; Educação; Educação a Distância
Formação de Professores; Diálogo; Paulo Freire; Google Classroom; COVID-19
description Neste estudo, apresentam-se os resultados da avaliação de um curso de formação voltado a professores universitários conforme o seu alinhamento à abordagem dialógica de Paulo Freire, verificando-se, paralelamente, o potencial da Plataforma Google Classroom para a condução dessa abordagem metodológica. O contexto de oferta do curso (durante a pandemia da COVID-19, entre maio e junho de 2020) foi particularmente adequado ao interesse de professores universitários por uma formação sobre possibilidades metodológicas dialógicas. Participaram do estudo os 18 professores concludentes do curso de formação, os quais são docentes de graduação e pós-graduação de uma instituição federal de ensino superior brasileira. Para o alcance do objetivo desta pesquisa, os participantes foram convidados a avaliar o alinhamento de diferentes aspectos inerentes ao curso (materiais didáticos, metodologia de ensino, processo de interação e a plataforma utilizada), conforme categorias de análise alinhadas aos pilares do diálogo freireano: afetividade, mediação, colaboração, autonomia e criticidade. Paralelamente, também foram questionados sobre as funcionalidades do Google Classroom, indicando vantagens e desvantagens. O instrumento de coleta de dados foi um questionário on-line aplicado ao final do curso contendo perguntas fechadas e abertas. Os dados da pesquisa também reuniram depoimentos dos participantes em mensagens compartilhadas durante a formação. Os resultados apontam o alinhamento do curso com a proposta dialógica freireana, bem como o potencial da Plataforma Google Classroom em viabilizar tal abordagem em cursos ofertados de forma on-line.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1231
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1231/1086
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1231/498
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 13, n. 24 (2021)
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313275330396160