ARTICULAÇÕES ENATUADAS NO FAZER PEDAGÓGICO DE PROFESSORES E TUTORES: ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1348 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo discutir as articulações pedagógicas recorrentes na relação entre professores e tutores a distância. Para subsidiar o estudo, busca-se estabelecer um diálogo das conversas analisadas, com autores do campo empírico e a Educação a Distância (EaD) a fim de compreender o fenômeno que está sendo investigado. Os dados desta pesquisa são analisados com base na Análise Textual Discursiva e, a partir desse processo, foram definidos três domínios de ação: articulação pedagógica, organização da disciplina e avaliação, e seis relações que são recorrentes nesses domínios: trabalho coletivo, coordenação de condutas, compreensão dos papéis, fazer na ação, trocas experienciais e experiência vivida. Percebeu-se que as relações pedagógicas entre professores e tutores na modalidade a distância se estabelecerão no respeito, na aceitação mútua e na recorrência dos processos interativos, que ocorrerem no enatuar da práxis pedagógica, quando estas forem compreendidas como singulares e cooperativas. |
id |
UNIMES-1_1d55dfbe10a861b6d39ad7446fd76bfb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1348 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
ARTICULAÇÕES ENATUADAS NO FAZER PEDAGÓGICO DE PROFESSORES E TUTORES: ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRAEnsino;Educação; Educação a DistânciaArticulação Pedagógica; Cooperação; Professor; Tutor.Esta pesquisa tem como objetivo discutir as articulações pedagógicas recorrentes na relação entre professores e tutores a distância. Para subsidiar o estudo, busca-se estabelecer um diálogo das conversas analisadas, com autores do campo empírico e a Educação a Distância (EaD) a fim de compreender o fenômeno que está sendo investigado. Os dados desta pesquisa são analisados com base na Análise Textual Discursiva e, a partir desse processo, foram definidos três domínios de ação: articulação pedagógica, organização da disciplina e avaliação, e seis relações que são recorrentes nesses domínios: trabalho coletivo, coordenação de condutas, compreensão dos papéis, fazer na ação, trocas experienciais e experiência vivida. Percebeu-se que as relações pedagógicas entre professores e tutores na modalidade a distância se estabelecerão no respeito, na aceitação mútua e na recorrência dos processos interativos, que ocorrerem no enatuar da práxis pedagógica, quando estas forem compreendidas como singulares e cooperativas.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaNovello, Tanise PaulaLaurino, Débora PereiraPereira Junior, Errol Fernando Zepka2024-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1348Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 16, n. 29 (2024); 5-2719826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1348/1330https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1348/524Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-17T17:49:59Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1348Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2024-02-17T17:49:59Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ARTICULAÇÕES ENATUADAS NO FAZER PEDAGÓGICO DE PROFESSORES E TUTORES: ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA |
title |
ARTICULAÇÕES ENATUADAS NO FAZER PEDAGÓGICO DE PROFESSORES E TUTORES: ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA |
spellingShingle |
ARTICULAÇÕES ENATUADAS NO FAZER PEDAGÓGICO DE PROFESSORES E TUTORES: ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA Novello, Tanise Paula Ensino;Educação; Educação a Distância Articulação Pedagógica; Cooperação; Professor; Tutor. |
title_short |
ARTICULAÇÕES ENATUADAS NO FAZER PEDAGÓGICO DE PROFESSORES E TUTORES: ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA |
title_full |
ARTICULAÇÕES ENATUADAS NO FAZER PEDAGÓGICO DE PROFESSORES E TUTORES: ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA |
title_fullStr |
ARTICULAÇÕES ENATUADAS NO FAZER PEDAGÓGICO DE PROFESSORES E TUTORES: ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA |
title_full_unstemmed |
ARTICULAÇÕES ENATUADAS NO FAZER PEDAGÓGICO DE PROFESSORES E TUTORES: ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA |
title_sort |
ARTICULAÇÕES ENATUADAS NO FAZER PEDAGÓGICO DE PROFESSORES E TUTORES: ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA |
author |
Novello, Tanise Paula |
author_facet |
Novello, Tanise Paula Laurino, Débora Pereira Pereira Junior, Errol Fernando Zepka |
author_role |
author |
author2 |
Laurino, Débora Pereira Pereira Junior, Errol Fernando Zepka |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Novello, Tanise Paula Laurino, Débora Pereira Pereira Junior, Errol Fernando Zepka |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino;Educação; Educação a Distância Articulação Pedagógica; Cooperação; Professor; Tutor. |
topic |
Ensino;Educação; Educação a Distância Articulação Pedagógica; Cooperação; Professor; Tutor. |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo discutir as articulações pedagógicas recorrentes na relação entre professores e tutores a distância. Para subsidiar o estudo, busca-se estabelecer um diálogo das conversas analisadas, com autores do campo empírico e a Educação a Distância (EaD) a fim de compreender o fenômeno que está sendo investigado. Os dados desta pesquisa são analisados com base na Análise Textual Discursiva e, a partir desse processo, foram definidos três domínios de ação: articulação pedagógica, organização da disciplina e avaliação, e seis relações que são recorrentes nesses domínios: trabalho coletivo, coordenação de condutas, compreensão dos papéis, fazer na ação, trocas experienciais e experiência vivida. Percebeu-se que as relações pedagógicas entre professores e tutores na modalidade a distância se estabelecerão no respeito, na aceitação mútua e na recorrência dos processos interativos, que ocorrerem no enatuar da práxis pedagógica, quando estas forem compreendidas como singulares e cooperativas. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1348 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1348/1330 https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1348/524 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 16, n. 29 (2024); 5-27 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313273966198784 |