ARTICULAÇÕES ENATUADAS NO FAZER PEDAGÓGICO DE PROFESSORES E TUTORES: ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novello, Tanise Paula
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Laurino, Débora Pereira, Pereira Junior, Errol Fernando Zepka
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1348
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo discutir as articulações pedagógicas recorrentes na relação entre professores e tutores a distância. Para subsidiar o estudo, busca-se estabelecer um diálogo das conversas analisadas, com autores do campo empírico e a Educação a Distância (EaD) a fim de compreender o fenômeno que está sendo investigado. Os dados desta pesquisa são analisados com base na Análise Textual Discursiva e, a partir desse processo, foram definidos três domínios de ação: articulação pedagógica, organização da disciplina e avaliação, e seis relações que são recorrentes nesses domínios: trabalho coletivo, coordenação de condutas, compreensão dos papéis, fazer na ação, trocas experienciais e experiência vivida. Percebeu-se que as relações pedagógicas entre professores e tutores na modalidade a distância se estabelecerão no respeito, na aceitação mútua e na recorrência dos processos interativos, que ocorrerem no enatuar da práxis pedagógica, quando estas forem compreendidas como singulares e cooperativas.
id UNIMES-1_1d55dfbe10a861b6d39ad7446fd76bfb
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1348
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling ARTICULAÇÕES ENATUADAS NO FAZER PEDAGÓGICO DE PROFESSORES E TUTORES: ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRAEnsino;Educação; Educação a DistânciaArticulação Pedagógica; Cooperação; Professor; Tutor.Esta pesquisa tem como objetivo discutir as articulações pedagógicas recorrentes na relação entre professores e tutores a distância. Para subsidiar o estudo, busca-se estabelecer um diálogo das conversas analisadas, com autores do campo empírico e a Educação a Distância (EaD) a fim de compreender o fenômeno que está sendo investigado. Os dados desta pesquisa são analisados com base na Análise Textual Discursiva e, a partir desse processo, foram definidos três domínios de ação: articulação pedagógica, organização da disciplina e avaliação, e seis relações que são recorrentes nesses domínios: trabalho coletivo, coordenação de condutas, compreensão dos papéis, fazer na ação, trocas experienciais e experiência vivida. Percebeu-se que as relações pedagógicas entre professores e tutores na modalidade a distância se estabelecerão no respeito, na aceitação mútua e na recorrência dos processos interativos, que ocorrerem no enatuar da práxis pedagógica, quando estas forem compreendidas como singulares e cooperativas.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaNovello, Tanise PaulaLaurino, Débora PereiraPereira Junior, Errol Fernando Zepka2024-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1348Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 16, n. 29 (2024); 5-2719826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1348/1330https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1348/524Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-17T17:49:59Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1348Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2024-02-17T17:49:59Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv ARTICULAÇÕES ENATUADAS NO FAZER PEDAGÓGICO DE PROFESSORES E TUTORES: ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA
title ARTICULAÇÕES ENATUADAS NO FAZER PEDAGÓGICO DE PROFESSORES E TUTORES: ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA
spellingShingle ARTICULAÇÕES ENATUADAS NO FAZER PEDAGÓGICO DE PROFESSORES E TUTORES: ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA
Novello, Tanise Paula
Ensino;Educação; Educação a Distância
Articulação Pedagógica; Cooperação; Professor; Tutor.
title_short ARTICULAÇÕES ENATUADAS NO FAZER PEDAGÓGICO DE PROFESSORES E TUTORES: ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA
title_full ARTICULAÇÕES ENATUADAS NO FAZER PEDAGÓGICO DE PROFESSORES E TUTORES: ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA
title_fullStr ARTICULAÇÕES ENATUADAS NO FAZER PEDAGÓGICO DE PROFESSORES E TUTORES: ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA
title_full_unstemmed ARTICULAÇÕES ENATUADAS NO FAZER PEDAGÓGICO DE PROFESSORES E TUTORES: ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA
title_sort ARTICULAÇÕES ENATUADAS NO FAZER PEDAGÓGICO DE PROFESSORES E TUTORES: ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA
author Novello, Tanise Paula
author_facet Novello, Tanise Paula
Laurino, Débora Pereira
Pereira Junior, Errol Fernando Zepka
author_role author
author2 Laurino, Débora Pereira
Pereira Junior, Errol Fernando Zepka
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Novello, Tanise Paula
Laurino, Débora Pereira
Pereira Junior, Errol Fernando Zepka
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino;Educação; Educação a Distância
Articulação Pedagógica; Cooperação; Professor; Tutor.
topic Ensino;Educação; Educação a Distância
Articulação Pedagógica; Cooperação; Professor; Tutor.
description Esta pesquisa tem como objetivo discutir as articulações pedagógicas recorrentes na relação entre professores e tutores a distância. Para subsidiar o estudo, busca-se estabelecer um diálogo das conversas analisadas, com autores do campo empírico e a Educação a Distância (EaD) a fim de compreender o fenômeno que está sendo investigado. Os dados desta pesquisa são analisados com base na Análise Textual Discursiva e, a partir desse processo, foram definidos três domínios de ação: articulação pedagógica, organização da disciplina e avaliação, e seis relações que são recorrentes nesses domínios: trabalho coletivo, coordenação de condutas, compreensão dos papéis, fazer na ação, trocas experienciais e experiência vivida. Percebeu-se que as relações pedagógicas entre professores e tutores na modalidade a distância se estabelecerão no respeito, na aceitação mútua e na recorrência dos processos interativos, que ocorrerem no enatuar da práxis pedagógica, quando estas forem compreendidas como singulares e cooperativas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1348
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1348/1330
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1348/524
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 16, n. 29 (2024); 5-27
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313273966198784