FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ATUAM EM EAD: UM ESTUDO DE CASO CONCERNENTE AO LETRAMENTO ESTATÍSTICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1195 |
Resumo: | O presente artigo é um recorte de uma pesquisa realizada em nível de doutorado em que durante os anos de 2017 e 2018 acompanhou-se uma pesquisa-formação para docentes que atuam na modalidade EaD (Educação a Distância) concernente a Letramento Estatístico, oferecido por uma Instituição de Ensino Superior Privada, localizada em Londrina, no Estado do Paraná. Participaram desta formação em serviço, 380 docentes de diversas áreas, atuantes na universidade. O objetivo desse trabalho está focado na formação continuada de professores e o desenvolvimento de competências relacionadas ao Letramento Estatístico. O aporte teórico se encontra apoiado nos estudos e pesquisas de Freire (1997, 2000), Shulman (1986), Zeichner (1993), Prado (2003, 2014), Gal (2005), Lopes (2003), Rao (1999), Batanero e Borovicnik (2016). Por meio desse estudo foi possível inferir o quanto a formação continuada permitiu ampliar os conhecimentos docentes em relação ao Letramento Estatístico, por meio de um curso na modalidade a distância. |
id |
UNIMES-1_2dffcf099c50b843762e2c933268f0d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1195 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ATUAM EM EAD: UM ESTUDO DE CASO CONCERNENTE AO LETRAMENTO ESTATÍSTICOEducação a DistânciaEducação Matemática. Letramento Estatístico. Formação Docente. EaD. O presente artigo é um recorte de uma pesquisa realizada em nível de doutorado em que durante os anos de 2017 e 2018 acompanhou-se uma pesquisa-formação para docentes que atuam na modalidade EaD (Educação a Distância) concernente a Letramento Estatístico, oferecido por uma Instituição de Ensino Superior Privada, localizada em Londrina, no Estado do Paraná. Participaram desta formação em serviço, 380 docentes de diversas áreas, atuantes na universidade. O objetivo desse trabalho está focado na formação continuada de professores e o desenvolvimento de competências relacionadas ao Letramento Estatístico. O aporte teórico se encontra apoiado nos estudos e pesquisas de Freire (1997, 2000), Shulman (1986), Zeichner (1993), Prado (2003, 2014), Gal (2005), Lopes (2003), Rao (1999), Batanero e Borovicnik (2016). Por meio desse estudo foi possível inferir o quanto a formação continuada permitiu ampliar os conhecimentos docentes em relação ao Letramento Estatístico, por meio de um curso na modalidade a distância. Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior.Reis, Patrícia Rodrigues Carvalho dosTavares, Elisabeth dos SantosPrado, Maria Elisabette Brisola BritoCosta, Michel da2021-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1195Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 13, n. 23 (2021); 138-16219826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1195/1039Direitos autorais 2021 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-10T23:25:29Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1195Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2021-05-10T23:25:29Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ATUAM EM EAD: UM ESTUDO DE CASO CONCERNENTE AO LETRAMENTO ESTATÍSTICO |
title |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ATUAM EM EAD: UM ESTUDO DE CASO CONCERNENTE AO LETRAMENTO ESTATÍSTICO |
spellingShingle |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ATUAM EM EAD: UM ESTUDO DE CASO CONCERNENTE AO LETRAMENTO ESTATÍSTICO Reis, Patrícia Rodrigues Carvalho dos Educação a Distância Educação Matemática. Letramento Estatístico. Formação Docente. EaD. |
title_short |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ATUAM EM EAD: UM ESTUDO DE CASO CONCERNENTE AO LETRAMENTO ESTATÍSTICO |
title_full |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ATUAM EM EAD: UM ESTUDO DE CASO CONCERNENTE AO LETRAMENTO ESTATÍSTICO |
title_fullStr |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ATUAM EM EAD: UM ESTUDO DE CASO CONCERNENTE AO LETRAMENTO ESTATÍSTICO |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ATUAM EM EAD: UM ESTUDO DE CASO CONCERNENTE AO LETRAMENTO ESTATÍSTICO |
title_sort |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ATUAM EM EAD: UM ESTUDO DE CASO CONCERNENTE AO LETRAMENTO ESTATÍSTICO |
author |
Reis, Patrícia Rodrigues Carvalho dos |
author_facet |
Reis, Patrícia Rodrigues Carvalho dos Tavares, Elisabeth dos Santos Prado, Maria Elisabette Brisola Brito Costa, Michel da |
author_role |
author |
author2 |
Tavares, Elisabeth dos Santos Prado, Maria Elisabette Brisola Brito Costa, Michel da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Patrícia Rodrigues Carvalho dos Tavares, Elisabeth dos Santos Prado, Maria Elisabette Brisola Brito Costa, Michel da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância Educação Matemática. Letramento Estatístico. Formação Docente. EaD. |
topic |
Educação a Distância Educação Matemática. Letramento Estatístico. Formação Docente. EaD. |
description |
O presente artigo é um recorte de uma pesquisa realizada em nível de doutorado em que durante os anos de 2017 e 2018 acompanhou-se uma pesquisa-formação para docentes que atuam na modalidade EaD (Educação a Distância) concernente a Letramento Estatístico, oferecido por uma Instituição de Ensino Superior Privada, localizada em Londrina, no Estado do Paraná. Participaram desta formação em serviço, 380 docentes de diversas áreas, atuantes na universidade. O objetivo desse trabalho está focado na formação continuada de professores e o desenvolvimento de competências relacionadas ao Letramento Estatístico. O aporte teórico se encontra apoiado nos estudos e pesquisas de Freire (1997, 2000), Shulman (1986), Zeichner (1993), Prado (2003, 2014), Gal (2005), Lopes (2003), Rao (1999), Batanero e Borovicnik (2016). Por meio desse estudo foi possível inferir o quanto a formação continuada permitiu ampliar os conhecimentos docentes em relação ao Letramento Estatístico, por meio de um curso na modalidade a distância. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1195 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1195 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1195/1039 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 13, n. 23 (2021); 138-162 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313274081542144 |