ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA DE SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/134 |
Resumo: | A leitura da criança inicia-se quando associa as imagens e sons, quando vê um livro e conta sua história. Uma vez que existe criatividade para produzir seu texto, a criança sente-se atraída pelo formato do livro, pela possibilidade de abri-lo e decifrar seus mistérios. No entanto, podemos constatar que toda essa admiração vai sendo deixada de lado, quando a escola despreza essa leitura, passando ao formalismo, onde é imposta a tarefa de decifrar códigos. E isto se agrava mais ainda quando as cópias passam a ser cobradas para melhorar a letra e fixar a escrita. A alfabetização é considerada, em geral, como a capacidade de ler e escrever com certo grau de habilitação. Com maior precisão, pode ser definida como uma capacidade técnica de decodificar signos ou impressos, símbolos ou letras, que formam palavras. Discorrer sobre o letramento é uma tarefa que demanda uma análise cautelosa sobre em qual contexto este letramento está inserido. |
id |
UNIMES-1_45bd6616311f3913a48640aaee2d7c82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/134 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA DE SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICASEducaçãoalfabetização; letramento; leitura; criatividade; decifrar códigos.A leitura da criança inicia-se quando associa as imagens e sons, quando vê um livro e conta sua história. Uma vez que existe criatividade para produzir seu texto, a criança sente-se atraída pelo formato do livro, pela possibilidade de abri-lo e decifrar seus mistérios. No entanto, podemos constatar que toda essa admiração vai sendo deixada de lado, quando a escola despreza essa leitura, passando ao formalismo, onde é imposta a tarefa de decifrar códigos. E isto se agrava mais ainda quando as cópias passam a ser cobradas para melhorar a letra e fixar a escrita. A alfabetização é considerada, em geral, como a capacidade de ler e escrever com certo grau de habilitação. Com maior precisão, pode ser definida como uma capacidade técnica de decodificar signos ou impressos, símbolos ou letras, que formam palavras. Discorrer sobre o letramento é uma tarefa que demanda uma análise cautelosa sobre em qual contexto este letramento está inserido.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância2009-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/134Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; Edição Especial19826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/134/76Ochiai, Ana Luiza FigueiraRosa, Ana Maria Ferrer daFerreira, Florinda Aparecida de FreitasCamero, Nadia Elisabeth JokuskaEstrozi, Roseli Bianchi da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-22T17:24:53Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/134Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2011-11-22T17:24:53Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA DE SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS |
title |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA DE SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS |
spellingShingle |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA DE SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS Ochiai, Ana Luiza Figueira Educação alfabetização; letramento; leitura; criatividade; decifrar códigos. |
title_short |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA DE SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS |
title_full |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA DE SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS |
title_fullStr |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA DE SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS |
title_full_unstemmed |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA DE SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS |
title_sort |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA DE SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS |
author |
Ochiai, Ana Luiza Figueira |
author_facet |
Ochiai, Ana Luiza Figueira Rosa, Ana Maria Ferrer da Ferreira, Florinda Aparecida de Freitas Camero, Nadia Elisabeth Jokuska Estrozi, Roseli Bianchi da Costa |
author_role |
author |
author2 |
Rosa, Ana Maria Ferrer da Ferreira, Florinda Aparecida de Freitas Camero, Nadia Elisabeth Jokuska Estrozi, Roseli Bianchi da Costa |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ochiai, Ana Luiza Figueira Rosa, Ana Maria Ferrer da Ferreira, Florinda Aparecida de Freitas Camero, Nadia Elisabeth Jokuska Estrozi, Roseli Bianchi da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação alfabetização; letramento; leitura; criatividade; decifrar códigos. |
topic |
Educação alfabetização; letramento; leitura; criatividade; decifrar códigos. |
description |
A leitura da criança inicia-se quando associa as imagens e sons, quando vê um livro e conta sua história. Uma vez que existe criatividade para produzir seu texto, a criança sente-se atraída pelo formato do livro, pela possibilidade de abri-lo e decifrar seus mistérios. No entanto, podemos constatar que toda essa admiração vai sendo deixada de lado, quando a escola despreza essa leitura, passando ao formalismo, onde é imposta a tarefa de decifrar códigos. E isto se agrava mais ainda quando as cópias passam a ser cobradas para melhorar a letra e fixar a escrita. A alfabetização é considerada, em geral, como a capacidade de ler e escrever com certo grau de habilitação. Com maior precisão, pode ser definida como uma capacidade técnica de decodificar signos ou impressos, símbolos ou letras, que formam palavras. Discorrer sobre o letramento é uma tarefa que demanda uma análise cautelosa sobre em qual contexto este letramento está inserido. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-10-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/134 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/134/76 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; Edição Especial 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313275254898688 |