ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA DE SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ochiai, Ana Luiza Figueira
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Rosa, Ana Maria Ferrer da, Ferreira, Florinda Aparecida de Freitas, Camero, Nadia Elisabeth Jokuska, Estrozi, Roseli Bianchi da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/134
Resumo: A leitura da criança inicia-se quando associa as imagens e sons, quando vê um livro e conta sua história. Uma vez que existe criatividade para produzir seu texto, a criança sente-se atraída pelo formato do livro, pela possibilidade de abri-lo e decifrar seus mistérios. No entanto, podemos constatar que toda essa admiração vai sendo deixada de lado, quando a escola despreza essa leitura, passando ao formalismo, onde é imposta a tarefa de decifrar códigos. E isto se agrava mais ainda quando as cópias passam a ser cobradas para melhorar a letra e fixar a escrita. A alfabetização é considerada, em geral, como a capacidade de ler e escrever com certo grau de habilitação. Com maior precisão, pode ser definida como uma capacidade técnica de decodificar signos ou impressos, símbolos ou letras, que formam palavras. Discorrer sobre o letramento é uma tarefa que demanda uma análise cautelosa sobre em qual contexto este letramento está inserido.
id UNIMES-1_45bd6616311f3913a48640aaee2d7c82
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/134
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA DE SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICASEducaçãoalfabetização; letramento; leitura; criatividade; decifrar códigos.A leitura da criança inicia-se quando associa as imagens e sons, quando vê um livro e conta sua história. Uma vez que existe criatividade para produzir seu texto, a criança sente-se atraída pelo formato do livro, pela possibilidade de abri-lo e decifrar seus mistérios. No entanto, podemos constatar que toda essa admiração vai sendo deixada de lado, quando a escola despreza essa leitura, passando ao formalismo, onde é imposta a tarefa de decifrar códigos. E isto se agrava mais ainda quando as cópias passam a ser cobradas para melhorar a letra e fixar a escrita. A alfabetização é considerada, em geral, como a capacidade de ler e escrever com certo grau de habilitação. Com maior precisão, pode ser definida como uma capacidade técnica de decodificar signos ou impressos, símbolos ou letras, que formam palavras. Discorrer sobre o letramento é uma tarefa que demanda uma análise cautelosa sobre em qual contexto este letramento está inserido.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância2009-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/134Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; Edição Especial19826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/134/76Ochiai, Ana Luiza FigueiraRosa, Ana Maria Ferrer daFerreira, Florinda Aparecida de FreitasCamero, Nadia Elisabeth JokuskaEstrozi, Roseli Bianchi da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-22T17:24:53Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/134Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2011-11-22T17:24:53Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA DE SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
title ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA DE SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
spellingShingle ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA DE SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
Ochiai, Ana Luiza Figueira
Educação
alfabetização; letramento; leitura; criatividade; decifrar códigos.
title_short ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA DE SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
title_full ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA DE SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
title_fullStr ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA DE SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
title_full_unstemmed ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA DE SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
title_sort ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA DE SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
author Ochiai, Ana Luiza Figueira
author_facet Ochiai, Ana Luiza Figueira
Rosa, Ana Maria Ferrer da
Ferreira, Florinda Aparecida de Freitas
Camero, Nadia Elisabeth Jokuska
Estrozi, Roseli Bianchi da Costa
author_role author
author2 Rosa, Ana Maria Ferrer da
Ferreira, Florinda Aparecida de Freitas
Camero, Nadia Elisabeth Jokuska
Estrozi, Roseli Bianchi da Costa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ochiai, Ana Luiza Figueira
Rosa, Ana Maria Ferrer da
Ferreira, Florinda Aparecida de Freitas
Camero, Nadia Elisabeth Jokuska
Estrozi, Roseli Bianchi da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
alfabetização; letramento; leitura; criatividade; decifrar códigos.
topic Educação
alfabetização; letramento; leitura; criatividade; decifrar códigos.
description A leitura da criança inicia-se quando associa as imagens e sons, quando vê um livro e conta sua história. Uma vez que existe criatividade para produzir seu texto, a criança sente-se atraída pelo formato do livro, pela possibilidade de abri-lo e decifrar seus mistérios. No entanto, podemos constatar que toda essa admiração vai sendo deixada de lado, quando a escola despreza essa leitura, passando ao formalismo, onde é imposta a tarefa de decifrar códigos. E isto se agrava mais ainda quando as cópias passam a ser cobradas para melhorar a letra e fixar a escrita. A alfabetização é considerada, em geral, como a capacidade de ler e escrever com certo grau de habilitação. Com maior precisão, pode ser definida como uma capacidade técnica de decodificar signos ou impressos, símbolos ou letras, que formam palavras. Discorrer sobre o letramento é uma tarefa que demanda uma análise cautelosa sobre em qual contexto este letramento está inserido.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/134
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/134/76
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; Edição Especial
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313275254898688