Ensino Remoto: desafios no contexto pandêmico brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piloto, Ricardo Weller
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Ornellas, Janaína Farias de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1552
Resumo: O presente artigo apresenta a compreensão do que foi o Ensino Remoto, no contexto da pandemia de COVID-19, e quais os desafios à sua implementação no contexto brasileiro. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa do tipo qualitativa e exploratória. Inicialmente, tratamos sobre o conceito de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Em seguida, realizamos uma distinção entre Educação a Distância e Ensino Remoto, sendo este a modalidade de ensino em que as aulas são exclusivamente remotas, realizadas por meio de tecnologias digitais em momentos de crise, como o vivenciado durante a pandemia, substituindo temporariamente as aulas presenciais, buscando manter a continuidade do processo educacional, com procedimentos tecnológicos simples e estáveis, sendo encerrada com o fim da crise. Por fim, discutimos as dificuldades de implementação do Ensino Remoto no contexto brasileiro, com base nos dados de acesso a tecnologias digitais nos domicílios brasileiros, apresentados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2018. Concluímos que: 1) não devemos perder as experiências desenvolvidas no processo educacional durante o período de exceção, uma vez que podem ocorrer novas crises; 2) necessitamos de políticas públicas efetivas que promovam soluções no sentido de evitar que os alunos que apresentem condições desfavoráveis de acesso e uso da internet não sejam simplesmente deixados à margem; 3) precisamos ampliar o debate sobre a inserção de conteúdos relacionados as TIC em todas as disciplinas dos cursos de formação de professores, uma vez que o domínio destas tecnologias é condição sine qua non ao sucesso do Ensino Remoto.
id UNIMES-1_489bb31502d0808b0c93e7e724ade441
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1552
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling Ensino Remoto: desafios no contexto pandêmico brasileiroEducação; Ensino RemotoEnsino Remoto; Tecnologias da Informação e Comunicação; Exclusão digital.O presente artigo apresenta a compreensão do que foi o Ensino Remoto, no contexto da pandemia de COVID-19, e quais os desafios à sua implementação no contexto brasileiro. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa do tipo qualitativa e exploratória. Inicialmente, tratamos sobre o conceito de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Em seguida, realizamos uma distinção entre Educação a Distância e Ensino Remoto, sendo este a modalidade de ensino em que as aulas são exclusivamente remotas, realizadas por meio de tecnologias digitais em momentos de crise, como o vivenciado durante a pandemia, substituindo temporariamente as aulas presenciais, buscando manter a continuidade do processo educacional, com procedimentos tecnológicos simples e estáveis, sendo encerrada com o fim da crise. Por fim, discutimos as dificuldades de implementação do Ensino Remoto no contexto brasileiro, com base nos dados de acesso a tecnologias digitais nos domicílios brasileiros, apresentados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2018. Concluímos que: 1) não devemos perder as experiências desenvolvidas no processo educacional durante o período de exceção, uma vez que podem ocorrer novas crises; 2) necessitamos de políticas públicas efetivas que promovam soluções no sentido de evitar que os alunos que apresentem condições desfavoráveis de acesso e uso da internet não sejam simplesmente deixados à margem; 3) precisamos ampliar o debate sobre a inserção de conteúdos relacionados as TIC em todas as disciplinas dos cursos de formação de professores, uma vez que o domínio destas tecnologias é condição sine qua non ao sucesso do Ensino Remoto.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Piloto, Ricardo WellerOrnellas, Janaína Farias de2024-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1552Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 16, n. 29 (2024); 210-22519826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1552/1356Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-17T18:27:07Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1552Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2024-02-17T18:27:07Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino Remoto: desafios no contexto pandêmico brasileiro
title Ensino Remoto: desafios no contexto pandêmico brasileiro
spellingShingle Ensino Remoto: desafios no contexto pandêmico brasileiro
Piloto, Ricardo Weller
Educação; Ensino Remoto
Ensino Remoto; Tecnologias da Informação e Comunicação; Exclusão digital.
title_short Ensino Remoto: desafios no contexto pandêmico brasileiro
title_full Ensino Remoto: desafios no contexto pandêmico brasileiro
title_fullStr Ensino Remoto: desafios no contexto pandêmico brasileiro
title_full_unstemmed Ensino Remoto: desafios no contexto pandêmico brasileiro
title_sort Ensino Remoto: desafios no contexto pandêmico brasileiro
author Piloto, Ricardo Weller
author_facet Piloto, Ricardo Weller
Ornellas, Janaína Farias de
author_role author
author2 Ornellas, Janaína Farias de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.contributor.author.fl_str_mv Piloto, Ricardo Weller
Ornellas, Janaína Farias de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino Remoto
Ensino Remoto; Tecnologias da Informação e Comunicação; Exclusão digital.
topic Educação; Ensino Remoto
Ensino Remoto; Tecnologias da Informação e Comunicação; Exclusão digital.
description O presente artigo apresenta a compreensão do que foi o Ensino Remoto, no contexto da pandemia de COVID-19, e quais os desafios à sua implementação no contexto brasileiro. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa do tipo qualitativa e exploratória. Inicialmente, tratamos sobre o conceito de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Em seguida, realizamos uma distinção entre Educação a Distância e Ensino Remoto, sendo este a modalidade de ensino em que as aulas são exclusivamente remotas, realizadas por meio de tecnologias digitais em momentos de crise, como o vivenciado durante a pandemia, substituindo temporariamente as aulas presenciais, buscando manter a continuidade do processo educacional, com procedimentos tecnológicos simples e estáveis, sendo encerrada com o fim da crise. Por fim, discutimos as dificuldades de implementação do Ensino Remoto no contexto brasileiro, com base nos dados de acesso a tecnologias digitais nos domicílios brasileiros, apresentados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2018. Concluímos que: 1) não devemos perder as experiências desenvolvidas no processo educacional durante o período de exceção, uma vez que podem ocorrer novas crises; 2) necessitamos de políticas públicas efetivas que promovam soluções no sentido de evitar que os alunos que apresentem condições desfavoráveis de acesso e uso da internet não sejam simplesmente deixados à margem; 3) precisamos ampliar o debate sobre a inserção de conteúdos relacionados as TIC em todas as disciplinas dos cursos de formação de professores, uma vez que o domínio destas tecnologias é condição sine qua non ao sucesso do Ensino Remoto.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1552
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1552/1356
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 16, n. 29 (2024); 210-225
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313273990316032