Ensino Remoto: desafios no contexto pandêmico brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1552 |
Resumo: | O presente artigo apresenta a compreensão do que foi o Ensino Remoto, no contexto da pandemia de COVID-19, e quais os desafios à sua implementação no contexto brasileiro. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa do tipo qualitativa e exploratória. Inicialmente, tratamos sobre o conceito de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Em seguida, realizamos uma distinção entre Educação a Distância e Ensino Remoto, sendo este a modalidade de ensino em que as aulas são exclusivamente remotas, realizadas por meio de tecnologias digitais em momentos de crise, como o vivenciado durante a pandemia, substituindo temporariamente as aulas presenciais, buscando manter a continuidade do processo educacional, com procedimentos tecnológicos simples e estáveis, sendo encerrada com o fim da crise. Por fim, discutimos as dificuldades de implementação do Ensino Remoto no contexto brasileiro, com base nos dados de acesso a tecnologias digitais nos domicílios brasileiros, apresentados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2018. Concluímos que: 1) não devemos perder as experiências desenvolvidas no processo educacional durante o período de exceção, uma vez que podem ocorrer novas crises; 2) necessitamos de políticas públicas efetivas que promovam soluções no sentido de evitar que os alunos que apresentem condições desfavoráveis de acesso e uso da internet não sejam simplesmente deixados à margem; 3) precisamos ampliar o debate sobre a inserção de conteúdos relacionados as TIC em todas as disciplinas dos cursos de formação de professores, uma vez que o domínio destas tecnologias é condição sine qua non ao sucesso do Ensino Remoto. |
id |
UNIMES-1_489bb31502d0808b0c93e7e724ade441 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1552 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino Remoto: desafios no contexto pandêmico brasileiroEducação; Ensino RemotoEnsino Remoto; Tecnologias da Informação e Comunicação; Exclusão digital.O presente artigo apresenta a compreensão do que foi o Ensino Remoto, no contexto da pandemia de COVID-19, e quais os desafios à sua implementação no contexto brasileiro. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa do tipo qualitativa e exploratória. Inicialmente, tratamos sobre o conceito de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Em seguida, realizamos uma distinção entre Educação a Distância e Ensino Remoto, sendo este a modalidade de ensino em que as aulas são exclusivamente remotas, realizadas por meio de tecnologias digitais em momentos de crise, como o vivenciado durante a pandemia, substituindo temporariamente as aulas presenciais, buscando manter a continuidade do processo educacional, com procedimentos tecnológicos simples e estáveis, sendo encerrada com o fim da crise. Por fim, discutimos as dificuldades de implementação do Ensino Remoto no contexto brasileiro, com base nos dados de acesso a tecnologias digitais nos domicílios brasileiros, apresentados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2018. Concluímos que: 1) não devemos perder as experiências desenvolvidas no processo educacional durante o período de exceção, uma vez que podem ocorrer novas crises; 2) necessitamos de políticas públicas efetivas que promovam soluções no sentido de evitar que os alunos que apresentem condições desfavoráveis de acesso e uso da internet não sejam simplesmente deixados à margem; 3) precisamos ampliar o debate sobre a inserção de conteúdos relacionados as TIC em todas as disciplinas dos cursos de formação de professores, uma vez que o domínio destas tecnologias é condição sine qua non ao sucesso do Ensino Remoto.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Piloto, Ricardo WellerOrnellas, Janaína Farias de2024-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1552Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 16, n. 29 (2024); 210-22519826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1552/1356Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-17T18:27:07Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1552Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2024-02-17T18:27:07Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino Remoto: desafios no contexto pandêmico brasileiro |
title |
Ensino Remoto: desafios no contexto pandêmico brasileiro |
spellingShingle |
Ensino Remoto: desafios no contexto pandêmico brasileiro Piloto, Ricardo Weller Educação; Ensino Remoto Ensino Remoto; Tecnologias da Informação e Comunicação; Exclusão digital. |
title_short |
Ensino Remoto: desafios no contexto pandêmico brasileiro |
title_full |
Ensino Remoto: desafios no contexto pandêmico brasileiro |
title_fullStr |
Ensino Remoto: desafios no contexto pandêmico brasileiro |
title_full_unstemmed |
Ensino Remoto: desafios no contexto pandêmico brasileiro |
title_sort |
Ensino Remoto: desafios no contexto pandêmico brasileiro |
author |
Piloto, Ricardo Weller |
author_facet |
Piloto, Ricardo Weller Ornellas, Janaína Farias de |
author_role |
author |
author2 |
Ornellas, Janaína Farias de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Piloto, Ricardo Weller Ornellas, Janaína Farias de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ensino Remoto Ensino Remoto; Tecnologias da Informação e Comunicação; Exclusão digital. |
topic |
Educação; Ensino Remoto Ensino Remoto; Tecnologias da Informação e Comunicação; Exclusão digital. |
description |
O presente artigo apresenta a compreensão do que foi o Ensino Remoto, no contexto da pandemia de COVID-19, e quais os desafios à sua implementação no contexto brasileiro. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa do tipo qualitativa e exploratória. Inicialmente, tratamos sobre o conceito de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Em seguida, realizamos uma distinção entre Educação a Distância e Ensino Remoto, sendo este a modalidade de ensino em que as aulas são exclusivamente remotas, realizadas por meio de tecnologias digitais em momentos de crise, como o vivenciado durante a pandemia, substituindo temporariamente as aulas presenciais, buscando manter a continuidade do processo educacional, com procedimentos tecnológicos simples e estáveis, sendo encerrada com o fim da crise. Por fim, discutimos as dificuldades de implementação do Ensino Remoto no contexto brasileiro, com base nos dados de acesso a tecnologias digitais nos domicílios brasileiros, apresentados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2018. Concluímos que: 1) não devemos perder as experiências desenvolvidas no processo educacional durante o período de exceção, uma vez que podem ocorrer novas crises; 2) necessitamos de políticas públicas efetivas que promovam soluções no sentido de evitar que os alunos que apresentem condições desfavoráveis de acesso e uso da internet não sejam simplesmente deixados à margem; 3) precisamos ampliar o debate sobre a inserção de conteúdos relacionados as TIC em todas as disciplinas dos cursos de formação de professores, uma vez que o domínio destas tecnologias é condição sine qua non ao sucesso do Ensino Remoto. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1552 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1552 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1552/1356 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 16, n. 29 (2024); 210-225 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313273990316032 |