Avaliação de um MOOC sobre elaboração de situações de aprendizagem autoinstrucionais para EaD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Matheus Sales Ferreira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: de Sousa, Francenilde Silva, Garcia, Paola Trindade, das Chagas, Deysianne Costa, do Carmo, Cadidja Dayane Sousa, Trindade, Karoline Corrêa, Mesquita, Mizraim Nunes, de Oliveira, Ana Emília Figueiredo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1478
Resumo: Este artigo traz uma reflexão sobre planejamento pedagógico a partir da avaliação de um curso aberto online massivo. Assim, o objetivo foi o de avaliar o curso Elaboração de situações de aprendizagem autoinstrucionais para EaD a partir da satisfação e desempenho dos egressos do curso. Foi realizado um estudo descritivo-analítico com 844 egressos do curso. Dados sociodemográficos, de satisfação e de desempenho foram coletados por três instrumentos inseridos no ambiente virtual de aprendizagem. Foram realizadas análises descritivas, para caracterização e descrição da satisfação dos egressos, e inferenciais, por meio de testes estatísticos, para avaliação do desempenho dos egressos. Assim, este artigo corrobora com a relação entre avaliar e os resultados da avaliação serem vistos como espelho do planejamento, ação e reflexão de cursos nesse formato.
id UNIMES-1_da48f118cf1b814c40d111a1170f4b3f
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1478
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling Avaliação de um MOOC sobre elaboração de situações de aprendizagem autoinstrucionais para EaDEducação; Ensino; AvaliaçãoEducação a Distância. Curso Aberto Online Massivo. Avaliação.Este artigo traz uma reflexão sobre planejamento pedagógico a partir da avaliação de um curso aberto online massivo. Assim, o objetivo foi o de avaliar o curso Elaboração de situações de aprendizagem autoinstrucionais para EaD a partir da satisfação e desempenho dos egressos do curso. Foi realizado um estudo descritivo-analítico com 844 egressos do curso. Dados sociodemográficos, de satisfação e de desempenho foram coletados por três instrumentos inseridos no ambiente virtual de aprendizagem. Foram realizadas análises descritivas, para caracterização e descrição da satisfação dos egressos, e inferenciais, por meio de testes estatísticos, para avaliação do desempenho dos egressos. Assim, este artigo corrobora com a relação entre avaliar e os resultados da avaliação serem vistos como espelho do planejamento, ação e reflexão de cursos nesse formato.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaLima, Matheus Sales Ferreirade Sousa, Francenilde SilvaGarcia, Paola Trindadedas Chagas, Deysianne Costado Carmo, Cadidja Dayane SousaTrindade, Karoline CorrêaMesquita, Mizraim Nunesde Oliveira, Ana Emília Figueiredo2023-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1478Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 27 (2023); 195-20719826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1478/1323https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1478/548https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1478/549https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1478/550Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-04T01:08:13Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1478Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2024-02-04T01:08:13Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de um MOOC sobre elaboração de situações de aprendizagem autoinstrucionais para EaD
title Avaliação de um MOOC sobre elaboração de situações de aprendizagem autoinstrucionais para EaD
spellingShingle Avaliação de um MOOC sobre elaboração de situações de aprendizagem autoinstrucionais para EaD
Lima, Matheus Sales Ferreira
Educação; Ensino; Avaliação
Educação a Distância. Curso Aberto Online Massivo. Avaliação.
title_short Avaliação de um MOOC sobre elaboração de situações de aprendizagem autoinstrucionais para EaD
title_full Avaliação de um MOOC sobre elaboração de situações de aprendizagem autoinstrucionais para EaD
title_fullStr Avaliação de um MOOC sobre elaboração de situações de aprendizagem autoinstrucionais para EaD
title_full_unstemmed Avaliação de um MOOC sobre elaboração de situações de aprendizagem autoinstrucionais para EaD
title_sort Avaliação de um MOOC sobre elaboração de situações de aprendizagem autoinstrucionais para EaD
author Lima, Matheus Sales Ferreira
author_facet Lima, Matheus Sales Ferreira
de Sousa, Francenilde Silva
Garcia, Paola Trindade
das Chagas, Deysianne Costa
do Carmo, Cadidja Dayane Sousa
Trindade, Karoline Corrêa
Mesquita, Mizraim Nunes
de Oliveira, Ana Emília Figueiredo
author_role author
author2 de Sousa, Francenilde Silva
Garcia, Paola Trindade
das Chagas, Deysianne Costa
do Carmo, Cadidja Dayane Sousa
Trindade, Karoline Corrêa
Mesquita, Mizraim Nunes
de Oliveira, Ana Emília Figueiredo
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Matheus Sales Ferreira
de Sousa, Francenilde Silva
Garcia, Paola Trindade
das Chagas, Deysianne Costa
do Carmo, Cadidja Dayane Sousa
Trindade, Karoline Corrêa
Mesquita, Mizraim Nunes
de Oliveira, Ana Emília Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino; Avaliação
Educação a Distância. Curso Aberto Online Massivo. Avaliação.
topic Educação; Ensino; Avaliação
Educação a Distância. Curso Aberto Online Massivo. Avaliação.
description Este artigo traz uma reflexão sobre planejamento pedagógico a partir da avaliação de um curso aberto online massivo. Assim, o objetivo foi o de avaliar o curso Elaboração de situações de aprendizagem autoinstrucionais para EaD a partir da satisfação e desempenho dos egressos do curso. Foi realizado um estudo descritivo-analítico com 844 egressos do curso. Dados sociodemográficos, de satisfação e de desempenho foram coletados por três instrumentos inseridos no ambiente virtual de aprendizagem. Foram realizadas análises descritivas, para caracterização e descrição da satisfação dos egressos, e inferenciais, por meio de testes estatísticos, para avaliação do desempenho dos egressos. Assim, este artigo corrobora com a relação entre avaliar e os resultados da avaliação serem vistos como espelho do planejamento, ação e reflexão de cursos nesse formato.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1478
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1478/1323
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1478/548
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1478/549
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1478/550
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 27 (2023); 195-207
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313273976684544