Avaliação de um MOOC sobre elaboração de situações de aprendizagem autoinstrucionais para EaD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1478 |
Resumo: | Este artigo traz uma reflexão sobre planejamento pedagógico a partir da avaliação de um curso aberto online massivo. Assim, o objetivo foi o de avaliar o curso Elaboração de situações de aprendizagem autoinstrucionais para EaD a partir da satisfação e desempenho dos egressos do curso. Foi realizado um estudo descritivo-analítico com 844 egressos do curso. Dados sociodemográficos, de satisfação e de desempenho foram coletados por três instrumentos inseridos no ambiente virtual de aprendizagem. Foram realizadas análises descritivas, para caracterização e descrição da satisfação dos egressos, e inferenciais, por meio de testes estatísticos, para avaliação do desempenho dos egressos. Assim, este artigo corrobora com a relação entre avaliar e os resultados da avaliação serem vistos como espelho do planejamento, ação e reflexão de cursos nesse formato. |
id |
UNIMES-1_da48f118cf1b814c40d111a1170f4b3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1478 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação de um MOOC sobre elaboração de situações de aprendizagem autoinstrucionais para EaDEducação; Ensino; AvaliaçãoEducação a Distância. Curso Aberto Online Massivo. Avaliação.Este artigo traz uma reflexão sobre planejamento pedagógico a partir da avaliação de um curso aberto online massivo. Assim, o objetivo foi o de avaliar o curso Elaboração de situações de aprendizagem autoinstrucionais para EaD a partir da satisfação e desempenho dos egressos do curso. Foi realizado um estudo descritivo-analítico com 844 egressos do curso. Dados sociodemográficos, de satisfação e de desempenho foram coletados por três instrumentos inseridos no ambiente virtual de aprendizagem. Foram realizadas análises descritivas, para caracterização e descrição da satisfação dos egressos, e inferenciais, por meio de testes estatísticos, para avaliação do desempenho dos egressos. Assim, este artigo corrobora com a relação entre avaliar e os resultados da avaliação serem vistos como espelho do planejamento, ação e reflexão de cursos nesse formato.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaLima, Matheus Sales Ferreirade Sousa, Francenilde SilvaGarcia, Paola Trindadedas Chagas, Deysianne Costado Carmo, Cadidja Dayane SousaTrindade, Karoline CorrêaMesquita, Mizraim Nunesde Oliveira, Ana Emília Figueiredo2023-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1478Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 27 (2023); 195-20719826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1478/1323https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1478/548https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1478/549https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1478/550Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-04T01:08:13Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1478Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2024-02-04T01:08:13Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de um MOOC sobre elaboração de situações de aprendizagem autoinstrucionais para EaD |
title |
Avaliação de um MOOC sobre elaboração de situações de aprendizagem autoinstrucionais para EaD |
spellingShingle |
Avaliação de um MOOC sobre elaboração de situações de aprendizagem autoinstrucionais para EaD Lima, Matheus Sales Ferreira Educação; Ensino; Avaliação Educação a Distância. Curso Aberto Online Massivo. Avaliação. |
title_short |
Avaliação de um MOOC sobre elaboração de situações de aprendizagem autoinstrucionais para EaD |
title_full |
Avaliação de um MOOC sobre elaboração de situações de aprendizagem autoinstrucionais para EaD |
title_fullStr |
Avaliação de um MOOC sobre elaboração de situações de aprendizagem autoinstrucionais para EaD |
title_full_unstemmed |
Avaliação de um MOOC sobre elaboração de situações de aprendizagem autoinstrucionais para EaD |
title_sort |
Avaliação de um MOOC sobre elaboração de situações de aprendizagem autoinstrucionais para EaD |
author |
Lima, Matheus Sales Ferreira |
author_facet |
Lima, Matheus Sales Ferreira de Sousa, Francenilde Silva Garcia, Paola Trindade das Chagas, Deysianne Costa do Carmo, Cadidja Dayane Sousa Trindade, Karoline Corrêa Mesquita, Mizraim Nunes de Oliveira, Ana Emília Figueiredo |
author_role |
author |
author2 |
de Sousa, Francenilde Silva Garcia, Paola Trindade das Chagas, Deysianne Costa do Carmo, Cadidja Dayane Sousa Trindade, Karoline Corrêa Mesquita, Mizraim Nunes de Oliveira, Ana Emília Figueiredo |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Matheus Sales Ferreira de Sousa, Francenilde Silva Garcia, Paola Trindade das Chagas, Deysianne Costa do Carmo, Cadidja Dayane Sousa Trindade, Karoline Corrêa Mesquita, Mizraim Nunes de Oliveira, Ana Emília Figueiredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ensino; Avaliação Educação a Distância. Curso Aberto Online Massivo. Avaliação. |
topic |
Educação; Ensino; Avaliação Educação a Distância. Curso Aberto Online Massivo. Avaliação. |
description |
Este artigo traz uma reflexão sobre planejamento pedagógico a partir da avaliação de um curso aberto online massivo. Assim, o objetivo foi o de avaliar o curso Elaboração de situações de aprendizagem autoinstrucionais para EaD a partir da satisfação e desempenho dos egressos do curso. Foi realizado um estudo descritivo-analítico com 844 egressos do curso. Dados sociodemográficos, de satisfação e de desempenho foram coletados por três instrumentos inseridos no ambiente virtual de aprendizagem. Foram realizadas análises descritivas, para caracterização e descrição da satisfação dos egressos, e inferenciais, por meio de testes estatísticos, para avaliação do desempenho dos egressos. Assim, este artigo corrobora com a relação entre avaliar e os resultados da avaliação serem vistos como espelho do planejamento, ação e reflexão de cursos nesse formato. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1478 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1478 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1478/1323 https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1478/548 https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1478/549 https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1478/550 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 27 (2023); 195-207 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313273976684544 |