EDUCAÇÃO DIGITAL, MOOCS E APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: O CASO DO CURSO DE ATENDIMENTO AOS MAUS-TRATOS ANIMAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Horst, Scheyla Joanne
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Knuppel, Maria Aparecida Crissi, Braga, Fernanda Góss
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1476
Resumo: A atuação em rede de órgãos públicos do Paraná proporcionou a formação de mais de mil profissionais no decorrer de dois anos para o atendimento qualificado de denúncias de maus-tratos animais nos municípios. A articulação teve início durante o ápice da pandemia de Covid-19, imaginando novas possibilidades para a formação de pessoas e buscando parcerias para concretizar o planejado. Neste relato de experiência, o projeto de construção do curso on-line é apresentado, propondo reflexões sobre a educação digital em relação ao conceito de aprendizagem ao longo da vida e à elaboração de Moocs (massive open online courses) como opções mais democráticas, colaborativas e flexíveis para determinados propósitos. O resultado alcançado demonstra a importância das universidades públicas contribuírem também para processos educacionais não formais, realizando pesquisas em design instrucional e em ambientes virtuais de aprendizagem, já que se percebe um contexto que demanda atualização profissional para o trabalho cotidiano.
id UNIMES-1_e939dcb5b7948e340cb0abfde6adcd15
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1476
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO DIGITAL, MOOCS E APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: O CASO DO CURSO DE ATENDIMENTO AOS MAUS-TRATOS ANIMAISEducação Digital; Aprendizagem ao Longo da Vida; MOOCs.Cursos Abertos; Formação Profissional; Design Instrucional.A atuação em rede de órgãos públicos do Paraná proporcionou a formação de mais de mil profissionais no decorrer de dois anos para o atendimento qualificado de denúncias de maus-tratos animais nos municípios. A articulação teve início durante o ápice da pandemia de Covid-19, imaginando novas possibilidades para a formação de pessoas e buscando parcerias para concretizar o planejado. Neste relato de experiência, o projeto de construção do curso on-line é apresentado, propondo reflexões sobre a educação digital em relação ao conceito de aprendizagem ao longo da vida e à elaboração de Moocs (massive open online courses) como opções mais democráticas, colaborativas e flexíveis para determinados propósitos. O resultado alcançado demonstra a importância das universidades públicas contribuírem também para processos educacionais não formais, realizando pesquisas em design instrucional e em ambientes virtuais de aprendizagem, já que se percebe um contexto que demanda atualização profissional para o trabalho cotidiano.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaHorst, Scheyla JoanneKnuppel, Maria Aparecida CrissiBraga, Fernanda Góss2024-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1476Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 28 (2023); 60-7519826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1476/1339Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-17T00:18:37Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1476Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2024-02-17T00:18:37Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO DIGITAL, MOOCS E APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: O CASO DO CURSO DE ATENDIMENTO AOS MAUS-TRATOS ANIMAIS
title EDUCAÇÃO DIGITAL, MOOCS E APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: O CASO DO CURSO DE ATENDIMENTO AOS MAUS-TRATOS ANIMAIS
spellingShingle EDUCAÇÃO DIGITAL, MOOCS E APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: O CASO DO CURSO DE ATENDIMENTO AOS MAUS-TRATOS ANIMAIS
Horst, Scheyla Joanne
Educação Digital; Aprendizagem ao Longo da Vida; MOOCs.
Cursos Abertos; Formação Profissional; Design Instrucional.
title_short EDUCAÇÃO DIGITAL, MOOCS E APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: O CASO DO CURSO DE ATENDIMENTO AOS MAUS-TRATOS ANIMAIS
title_full EDUCAÇÃO DIGITAL, MOOCS E APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: O CASO DO CURSO DE ATENDIMENTO AOS MAUS-TRATOS ANIMAIS
title_fullStr EDUCAÇÃO DIGITAL, MOOCS E APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: O CASO DO CURSO DE ATENDIMENTO AOS MAUS-TRATOS ANIMAIS
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO DIGITAL, MOOCS E APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: O CASO DO CURSO DE ATENDIMENTO AOS MAUS-TRATOS ANIMAIS
title_sort EDUCAÇÃO DIGITAL, MOOCS E APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: O CASO DO CURSO DE ATENDIMENTO AOS MAUS-TRATOS ANIMAIS
author Horst, Scheyla Joanne
author_facet Horst, Scheyla Joanne
Knuppel, Maria Aparecida Crissi
Braga, Fernanda Góss
author_role author
author2 Knuppel, Maria Aparecida Crissi
Braga, Fernanda Góss
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Horst, Scheyla Joanne
Knuppel, Maria Aparecida Crissi
Braga, Fernanda Góss
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Digital; Aprendizagem ao Longo da Vida; MOOCs.
Cursos Abertos; Formação Profissional; Design Instrucional.
topic Educação Digital; Aprendizagem ao Longo da Vida; MOOCs.
Cursos Abertos; Formação Profissional; Design Instrucional.
description A atuação em rede de órgãos públicos do Paraná proporcionou a formação de mais de mil profissionais no decorrer de dois anos para o atendimento qualificado de denúncias de maus-tratos animais nos municípios. A articulação teve início durante o ápice da pandemia de Covid-19, imaginando novas possibilidades para a formação de pessoas e buscando parcerias para concretizar o planejado. Neste relato de experiência, o projeto de construção do curso on-line é apresentado, propondo reflexões sobre a educação digital em relação ao conceito de aprendizagem ao longo da vida e à elaboração de Moocs (massive open online courses) como opções mais democráticas, colaborativas e flexíveis para determinados propósitos. O resultado alcançado demonstra a importância das universidades públicas contribuírem também para processos educacionais não formais, realizando pesquisas em design instrucional e em ambientes virtuais de aprendizagem, já que se percebe um contexto que demanda atualização profissional para o trabalho cotidiano.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1476
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1476/1339
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 28 (2023); 60-75
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313273956761600