EDUCAÇÃO DIGITAL, MOOCS E APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: O CASO DO CURSO DE ATENDIMENTO AOS MAUS-TRATOS ANIMAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1476 |
Resumo: | A atuação em rede de órgãos públicos do Paraná proporcionou a formação de mais de mil profissionais no decorrer de dois anos para o atendimento qualificado de denúncias de maus-tratos animais nos municípios. A articulação teve início durante o ápice da pandemia de Covid-19, imaginando novas possibilidades para a formação de pessoas e buscando parcerias para concretizar o planejado. Neste relato de experiência, o projeto de construção do curso on-line é apresentado, propondo reflexões sobre a educação digital em relação ao conceito de aprendizagem ao longo da vida e à elaboração de Moocs (massive open online courses) como opções mais democráticas, colaborativas e flexíveis para determinados propósitos. O resultado alcançado demonstra a importância das universidades públicas contribuírem também para processos educacionais não formais, realizando pesquisas em design instrucional e em ambientes virtuais de aprendizagem, já que se percebe um contexto que demanda atualização profissional para o trabalho cotidiano. |
id |
UNIMES-1_e939dcb5b7948e340cb0abfde6adcd15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1476 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO DIGITAL, MOOCS E APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: O CASO DO CURSO DE ATENDIMENTO AOS MAUS-TRATOS ANIMAISEducação Digital; Aprendizagem ao Longo da Vida; MOOCs.Cursos Abertos; Formação Profissional; Design Instrucional.A atuação em rede de órgãos públicos do Paraná proporcionou a formação de mais de mil profissionais no decorrer de dois anos para o atendimento qualificado de denúncias de maus-tratos animais nos municípios. A articulação teve início durante o ápice da pandemia de Covid-19, imaginando novas possibilidades para a formação de pessoas e buscando parcerias para concretizar o planejado. Neste relato de experiência, o projeto de construção do curso on-line é apresentado, propondo reflexões sobre a educação digital em relação ao conceito de aprendizagem ao longo da vida e à elaboração de Moocs (massive open online courses) como opções mais democráticas, colaborativas e flexíveis para determinados propósitos. O resultado alcançado demonstra a importância das universidades públicas contribuírem também para processos educacionais não formais, realizando pesquisas em design instrucional e em ambientes virtuais de aprendizagem, já que se percebe um contexto que demanda atualização profissional para o trabalho cotidiano.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaHorst, Scheyla JoanneKnuppel, Maria Aparecida CrissiBraga, Fernanda Góss2024-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1476Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 28 (2023); 60-7519826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1476/1339Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-17T00:18:37Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1476Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2024-02-17T00:18:37Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO DIGITAL, MOOCS E APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: O CASO DO CURSO DE ATENDIMENTO AOS MAUS-TRATOS ANIMAIS |
title |
EDUCAÇÃO DIGITAL, MOOCS E APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: O CASO DO CURSO DE ATENDIMENTO AOS MAUS-TRATOS ANIMAIS |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO DIGITAL, MOOCS E APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: O CASO DO CURSO DE ATENDIMENTO AOS MAUS-TRATOS ANIMAIS Horst, Scheyla Joanne Educação Digital; Aprendizagem ao Longo da Vida; MOOCs. Cursos Abertos; Formação Profissional; Design Instrucional. |
title_short |
EDUCAÇÃO DIGITAL, MOOCS E APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: O CASO DO CURSO DE ATENDIMENTO AOS MAUS-TRATOS ANIMAIS |
title_full |
EDUCAÇÃO DIGITAL, MOOCS E APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: O CASO DO CURSO DE ATENDIMENTO AOS MAUS-TRATOS ANIMAIS |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO DIGITAL, MOOCS E APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: O CASO DO CURSO DE ATENDIMENTO AOS MAUS-TRATOS ANIMAIS |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO DIGITAL, MOOCS E APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: O CASO DO CURSO DE ATENDIMENTO AOS MAUS-TRATOS ANIMAIS |
title_sort |
EDUCAÇÃO DIGITAL, MOOCS E APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: O CASO DO CURSO DE ATENDIMENTO AOS MAUS-TRATOS ANIMAIS |
author |
Horst, Scheyla Joanne |
author_facet |
Horst, Scheyla Joanne Knuppel, Maria Aparecida Crissi Braga, Fernanda Góss |
author_role |
author |
author2 |
Knuppel, Maria Aparecida Crissi Braga, Fernanda Góss |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Horst, Scheyla Joanne Knuppel, Maria Aparecida Crissi Braga, Fernanda Góss |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Digital; Aprendizagem ao Longo da Vida; MOOCs. Cursos Abertos; Formação Profissional; Design Instrucional. |
topic |
Educação Digital; Aprendizagem ao Longo da Vida; MOOCs. Cursos Abertos; Formação Profissional; Design Instrucional. |
description |
A atuação em rede de órgãos públicos do Paraná proporcionou a formação de mais de mil profissionais no decorrer de dois anos para o atendimento qualificado de denúncias de maus-tratos animais nos municípios. A articulação teve início durante o ápice da pandemia de Covid-19, imaginando novas possibilidades para a formação de pessoas e buscando parcerias para concretizar o planejado. Neste relato de experiência, o projeto de construção do curso on-line é apresentado, propondo reflexões sobre a educação digital em relação ao conceito de aprendizagem ao longo da vida e à elaboração de Moocs (massive open online courses) como opções mais democráticas, colaborativas e flexíveis para determinados propósitos. O resultado alcançado demonstra a importância das universidades públicas contribuírem também para processos educacionais não formais, realizando pesquisas em design instrucional e em ambientes virtuais de aprendizagem, já que se percebe um contexto que demanda atualização profissional para o trabalho cotidiano. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1476 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1476 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1476/1339 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 28 (2023); 60-75 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313273956761600 |