A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO COMBATE A ANSIEDADE MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A PARTIR DAS NEUROCIÊNCIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1615 |
Resumo: | A Ansiedade Matemática (AM) é um problema que afeta muitos estudantes em todo o mundo. No entanto, as neurociências têm mostrado que o uso de estratégias no campo mental pode ser eficaz no combate a essa ansiedade, proporcionando uma abordagem diferenciada para o ensino da matemática. O objetivo principal do presente artigo é analisar como a utilização de jogos nas aulas de matemática pode contribuir de forma significativa para o declínio ou término da AM para crianças em idade escolar. Essa investigação utilizará como metodologia a pesquisa bibliográfica, na medida em que articula dimensões qualitativas em seu processo. A partir deste estudo, pode-se concluir que a utilização de jogos no ensino de matemática, aliada ao conhecimento das neurociências, pode contribuir para superar a AM e promover uma educação matemática mais inclusiva e eficiente. Ainda, mostrou que é fundamental que educadores e pesquisadores continuem explorando essa abordagem, buscando aprimorar as práticas e desenvolver novas estratégias que possam beneficiar estudantes. |
id |
UNIMES-1_f93fd6ceee6088d4fab064b06c51cdf9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1615 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO COMBATE A ANSIEDADE MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A PARTIR DAS NEUROCIÊNCIASEducação; Educação Matemática.Ansiedade Matemática. Jogos. Educação Matemática. Neurociências.A Ansiedade Matemática (AM) é um problema que afeta muitos estudantes em todo o mundo. No entanto, as neurociências têm mostrado que o uso de estratégias no campo mental pode ser eficaz no combate a essa ansiedade, proporcionando uma abordagem diferenciada para o ensino da matemática. O objetivo principal do presente artigo é analisar como a utilização de jogos nas aulas de matemática pode contribuir de forma significativa para o declínio ou término da AM para crianças em idade escolar. Essa investigação utilizará como metodologia a pesquisa bibliográfica, na medida em que articula dimensões qualitativas em seu processo. A partir deste estudo, pode-se concluir que a utilização de jogos no ensino de matemática, aliada ao conhecimento das neurociências, pode contribuir para superar a AM e promover uma educação matemática mais inclusiva e eficiente. Ainda, mostrou que é fundamental que educadores e pesquisadores continuem explorando essa abordagem, buscando aprimorar as práticas e desenvolver novas estratégias que possam beneficiar estudantes.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaGuerra, Avaetê de Lunetta e RodriguesMatos, Diego de Vargas2024-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1615Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 16, n. 29 (2024); 49-6619826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1615/1332Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-17T17:49:59Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1615Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2024-02-17T17:49:59Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO COMBATE A ANSIEDADE MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A PARTIR DAS NEUROCIÊNCIAS |
title |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO COMBATE A ANSIEDADE MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A PARTIR DAS NEUROCIÊNCIAS |
spellingShingle |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO COMBATE A ANSIEDADE MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A PARTIR DAS NEUROCIÊNCIAS Guerra, Avaetê de Lunetta e Rodrigues Educação; Educação Matemática. Ansiedade Matemática. Jogos. Educação Matemática. Neurociências. |
title_short |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO COMBATE A ANSIEDADE MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A PARTIR DAS NEUROCIÊNCIAS |
title_full |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO COMBATE A ANSIEDADE MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A PARTIR DAS NEUROCIÊNCIAS |
title_fullStr |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO COMBATE A ANSIEDADE MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A PARTIR DAS NEUROCIÊNCIAS |
title_full_unstemmed |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO COMBATE A ANSIEDADE MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A PARTIR DAS NEUROCIÊNCIAS |
title_sort |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO COMBATE A ANSIEDADE MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A PARTIR DAS NEUROCIÊNCIAS |
author |
Guerra, Avaetê de Lunetta e Rodrigues |
author_facet |
Guerra, Avaetê de Lunetta e Rodrigues Matos, Diego de Vargas |
author_role |
author |
author2 |
Matos, Diego de Vargas |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerra, Avaetê de Lunetta e Rodrigues Matos, Diego de Vargas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Educação Matemática. Ansiedade Matemática. Jogos. Educação Matemática. Neurociências. |
topic |
Educação; Educação Matemática. Ansiedade Matemática. Jogos. Educação Matemática. Neurociências. |
description |
A Ansiedade Matemática (AM) é um problema que afeta muitos estudantes em todo o mundo. No entanto, as neurociências têm mostrado que o uso de estratégias no campo mental pode ser eficaz no combate a essa ansiedade, proporcionando uma abordagem diferenciada para o ensino da matemática. O objetivo principal do presente artigo é analisar como a utilização de jogos nas aulas de matemática pode contribuir de forma significativa para o declínio ou término da AM para crianças em idade escolar. Essa investigação utilizará como metodologia a pesquisa bibliográfica, na medida em que articula dimensões qualitativas em seu processo. A partir deste estudo, pode-se concluir que a utilização de jogos no ensino de matemática, aliada ao conhecimento das neurociências, pode contribuir para superar a AM e promover uma educação matemática mais inclusiva e eficiente. Ainda, mostrou que é fundamental que educadores e pesquisadores continuem explorando essa abordagem, buscando aprimorar as práticas e desenvolver novas estratégias que possam beneficiar estudantes. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1615 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1615 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1615/1332 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 16, n. 29 (2024); 49-66 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313274001850368 |