A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO COMBATE A ANSIEDADE MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A PARTIR DAS NEUROCIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Avaetê de Lunetta e Rodrigues
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Matos, Diego de Vargas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1615
Resumo: A Ansiedade Matemática (AM) é um problema que afeta muitos estudantes em todo o mundo. No entanto, as neurociências têm mostrado que o uso de estratégias no campo mental pode ser eficaz no combate a essa ansiedade, proporcionando uma abordagem diferenciada para o ensino da matemática. O objetivo principal do presente artigo é analisar como a utilização de jogos nas aulas de matemática pode contribuir de forma significativa para o declínio ou término da AM para crianças em idade escolar. Essa investigação utilizará como metodologia a pesquisa bibliográfica, na medida em que articula dimensões qualitativas em seu processo. A partir deste estudo, pode-se concluir que a utilização de jogos no ensino de matemática, aliada ao conhecimento das neurociências, pode contribuir para superar a AM e promover uma educação matemática mais inclusiva e eficiente. Ainda, mostrou que é fundamental que educadores e pesquisadores continuem explorando essa abordagem, buscando aprimorar as práticas e desenvolver novas estratégias que possam beneficiar estudantes.
id UNIMES-1_f93fd6ceee6088d4fab064b06c51cdf9
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1615
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO COMBATE A ANSIEDADE MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A PARTIR DAS NEUROCIÊNCIASEducação; Educação Matemática.Ansiedade Matemática. Jogos. Educação Matemática. Neurociências.A Ansiedade Matemática (AM) é um problema que afeta muitos estudantes em todo o mundo. No entanto, as neurociências têm mostrado que o uso de estratégias no campo mental pode ser eficaz no combate a essa ansiedade, proporcionando uma abordagem diferenciada para o ensino da matemática. O objetivo principal do presente artigo é analisar como a utilização de jogos nas aulas de matemática pode contribuir de forma significativa para o declínio ou término da AM para crianças em idade escolar. Essa investigação utilizará como metodologia a pesquisa bibliográfica, na medida em que articula dimensões qualitativas em seu processo. A partir deste estudo, pode-se concluir que a utilização de jogos no ensino de matemática, aliada ao conhecimento das neurociências, pode contribuir para superar a AM e promover uma educação matemática mais inclusiva e eficiente. Ainda, mostrou que é fundamental que educadores e pesquisadores continuem explorando essa abordagem, buscando aprimorar as práticas e desenvolver novas estratégias que possam beneficiar estudantes.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaGuerra, Avaetê de Lunetta e RodriguesMatos, Diego de Vargas2024-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1615Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 16, n. 29 (2024); 49-6619826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1615/1332Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-17T17:49:59Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1615Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2024-02-17T17:49:59Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO COMBATE A ANSIEDADE MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A PARTIR DAS NEUROCIÊNCIAS
title A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO COMBATE A ANSIEDADE MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A PARTIR DAS NEUROCIÊNCIAS
spellingShingle A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO COMBATE A ANSIEDADE MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A PARTIR DAS NEUROCIÊNCIAS
Guerra, Avaetê de Lunetta e Rodrigues
Educação; Educação Matemática.
Ansiedade Matemática. Jogos. Educação Matemática. Neurociências.
title_short A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO COMBATE A ANSIEDADE MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A PARTIR DAS NEUROCIÊNCIAS
title_full A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO COMBATE A ANSIEDADE MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A PARTIR DAS NEUROCIÊNCIAS
title_fullStr A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO COMBATE A ANSIEDADE MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A PARTIR DAS NEUROCIÊNCIAS
title_full_unstemmed A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO COMBATE A ANSIEDADE MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A PARTIR DAS NEUROCIÊNCIAS
title_sort A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO COMBATE A ANSIEDADE MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A PARTIR DAS NEUROCIÊNCIAS
author Guerra, Avaetê de Lunetta e Rodrigues
author_facet Guerra, Avaetê de Lunetta e Rodrigues
Matos, Diego de Vargas
author_role author
author2 Matos, Diego de Vargas
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Avaetê de Lunetta e Rodrigues
Matos, Diego de Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação Matemática.
Ansiedade Matemática. Jogos. Educação Matemática. Neurociências.
topic Educação; Educação Matemática.
Ansiedade Matemática. Jogos. Educação Matemática. Neurociências.
description A Ansiedade Matemática (AM) é um problema que afeta muitos estudantes em todo o mundo. No entanto, as neurociências têm mostrado que o uso de estratégias no campo mental pode ser eficaz no combate a essa ansiedade, proporcionando uma abordagem diferenciada para o ensino da matemática. O objetivo principal do presente artigo é analisar como a utilização de jogos nas aulas de matemática pode contribuir de forma significativa para o declínio ou término da AM para crianças em idade escolar. Essa investigação utilizará como metodologia a pesquisa bibliográfica, na medida em que articula dimensões qualitativas em seu processo. A partir deste estudo, pode-se concluir que a utilização de jogos no ensino de matemática, aliada ao conhecimento das neurociências, pode contribuir para superar a AM e promover uma educação matemática mais inclusiva e eficiente. Ainda, mostrou que é fundamental que educadores e pesquisadores continuem explorando essa abordagem, buscando aprimorar as práticas e desenvolver novas estratégias que possam beneficiar estudantes.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1615
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1615/1332
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 16, n. 29 (2024); 49-66
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313274001850368