Ações afirmativas na pós-graduação e povos indígenas no estado do Rio de Janeiro: Affirmative actions in postgraduate studies and indigenous peoples in the state of Rio de Janeiro
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Desenvolvimento Social (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/6120 |
Resumo: | No presente artigo, busca-se contribuir para a discussão sobre a presença de estudantes indígenas na pós-graduação stricto sensu, com foco em programas de pós-graduação em educação das cinco principais universidades públicas localizadas no estado do Rio de Janeiro. Na primeira parte, analisam-se os editais de seleção dos anos de 2019, 2020 e 2021 desses programas, apontando certas características e procedimentos das políticas de ação afirmativa para os candidatos indígenas, identificando elementos que podem facilitar ou dificultar tal presença. Na segunda parte, com base na narrativa de uma das autoras que é a primeira indígena a ingressar por ações afirmativas no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, problematiza-se a invisibilidade dos povos indígenas no estado do Rio de Janeiro, principalmente dos que vivem em contexto urbano, e como essa realidade se reflete no direito ao acesso de políticas públicas diferenciadas e interculturais, sobretudo na educação superior. Identificam-se processos de abertura à presença de estudantes e intelectuais indígenas na universidade, mas que convivem com mecanismos institucionais racistas e excludentes, que precisam ser questionados. |
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Ações afirmativas na pós-graduação e povos indígenas no estado do Rio de Janeiro: Affirmative actions in postgraduate studies and indigenous peoples in the state of Rio de JaneiroAções afirmativasPós-graduaçãoIndígenasRio de JaneiroEducaçãoNo presente artigo, busca-se contribuir para a discussão sobre a presença de estudantes indígenas na pós-graduação stricto sensu, com foco em programas de pós-graduação em educação das cinco principais universidades públicas localizadas no estado do Rio de Janeiro. Na primeira parte, analisam-se os editais de seleção dos anos de 2019, 2020 e 2021 desses programas, apontando certas características e procedimentos das políticas de ação afirmativa para os candidatos indígenas, identificando elementos que podem facilitar ou dificultar tal presença. Na segunda parte, com base na narrativa de uma das autoras que é a primeira indígena a ingressar por ações afirmativas no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, problematiza-se a invisibilidade dos povos indígenas no estado do Rio de Janeiro, principalmente dos que vivem em contexto urbano, e como essa realidade se reflete no direito ao acesso de políticas públicas diferenciadas e interculturais, sobretudo na educação superior. Identificam-se processos de abertura à presença de estudantes e intelectuais indígenas na universidade, mas que convivem com mecanismos institucionais racistas e excludentes, que precisam ser questionados.Editora Unimontes2022-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/612010.46551/issn2179-6807v28n2p100-124Revista Desenvolvimento Social; v. 28 n. 2 (2022): Trajetórias nas universidades: Experiências da lei de cotas, transformações políticas e epistemológicas; 100-1242179-68071982-8608reponame:Revista Desenvolvimento Social (Online)instname:Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)instacron:UNIMONTESporhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/6120/6114https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/6120/6115Copyright (c) 2022 Marize Vieira de Oliveira, Ricardo Sant’ana Felix dos Santos, Daniel Ganzarolli Martins, Mariana Paladinohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira de Oliveira, MarizeFelix dos Santos, Ricardo Sant’anaGanzarolli Martins, DanielPaladino, Mariana2023-04-20T23:19:23Zoai:ojs2.periodicos.unimontes.br:article/6120Revistahttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/indexPUBhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/oairevista.desenvolvimento@unimontes.br2179-68071982-8608opendoar:2023-04-20T23:19:23Revista Desenvolvimento Social (Online) - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)false |
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