Serviço social e capacitismo: A formação profissional de estudantes com deficiência: Social work and ableism: The profissional training of students with disablities
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Desenvolvimento Social (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/6121 |
Resumo: | O presente estudo aborda as nuances sobre o acesso e a formação profissional de estudantes com deficiência no curso de Serviço Social de uma universidade pública federal no estado de São Paulo. Nesse sentido, busca-se apreender a efetividade do ingresso estudantil a partir da lei 12.711 de 2012, e como as políticas afirmativas se desenvolveram para esse grupo. Para tanto, realizou-se uma análise documental sobre os dados de ingressantes no curso entre 2018 e 2021, de forma a quantificar a inserção desses estudantes, apontando, inclusive, como o capacitismo ainda é colocado como uma barreira moral e social no acesso formativo. Nota-se, então, que o ingresso de estudantes com deficiência avançou no país, porém, o seu número ainda é pouco expressivo no curso de serviço social, além de que as políticas de educação precisam ter sustentação no ensino básico para que o direito de acesso ao nível superior seja efetivamente garantido. |
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Serviço social e capacitismo: A formação profissional de estudantes com deficiência: Social work and ableism: The profissional training of students with disablitiesServiço SocialCapacitismoEstudantesDeficiênciaPolíticas AfirmativasO presente estudo aborda as nuances sobre o acesso e a formação profissional de estudantes com deficiência no curso de Serviço Social de uma universidade pública federal no estado de São Paulo. Nesse sentido, busca-se apreender a efetividade do ingresso estudantil a partir da lei 12.711 de 2012, e como as políticas afirmativas se desenvolveram para esse grupo. Para tanto, realizou-se uma análise documental sobre os dados de ingressantes no curso entre 2018 e 2021, de forma a quantificar a inserção desses estudantes, apontando, inclusive, como o capacitismo ainda é colocado como uma barreira moral e social no acesso formativo. Nota-se, então, que o ingresso de estudantes com deficiência avançou no país, porém, o seu número ainda é pouco expressivo no curso de serviço social, além de que as políticas de educação precisam ter sustentação no ensino básico para que o direito de acesso ao nível superior seja efetivamente garantido.Editora Unimontes2022-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/612110.46551/issn2179-6807v28n2p125-149Revista Desenvolvimento Social; v. 28 n. 2 (2022): Trajetórias nas universidades: Experiências da lei de cotas, transformações políticas e epistemológicas; 125-1492179-68071982-8608reponame:Revista Desenvolvimento Social (Online)instname:Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)instacron:UNIMONTESporhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/6121/6117https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/6121/6118Copyright (c) 2022 Pedro Egidio Nakasone, Luzia Fátima Baierlhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNakasone, Pedro EgidioBaierl, Luzia Fátima2023-04-20T23:19:23Zoai:ojs2.periodicos.unimontes.br:article/6121Revistahttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/indexPUBhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/oairevista.desenvolvimento@unimontes.br2179-68071982-8608opendoar:2023-04-20T23:19:23Revista Desenvolvimento Social (Online) - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)false |
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