ENUNCIAÇÕES ESCRITAS SOBRE O ESC E O PIBID-LETRAS: ENTRE O DISCURSO AUTORITÁRIO E O DISCURSO LÚDICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Deus Leite, João
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferreira da Silva, Lourrane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Desenvolvimento Social (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/551
Resumo: Este trabalho, à luz da teoria discursivo-enunciativa, tem por objetivo abordar o modo como algumas alunas-bolsistas do Pibid-Letras, da Universidade Federal do Tocantins/Câmpus Araguaína, enunciam sobre o Estágio Supervisionado Curricular (ESC) e sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Por serem bolsistas do Pibid-Letras, elas são levadas a vivenciar, em sua formação acadêmica, as duas práticas: a do ESC e a do Pibid. Ou seja, elas são levadas a assumir, em tese, dois lugares discursivo-enunciativos específicos e diferentes. Para a coleta de material de análise, realizamos uma entrevista com a aplicação de questionário, contendo perguntas discursivas. As análises mostram que, pelo fato de elas estarem inscritas discursivo-enunciativamente em discursos de circulação social, a diferença entre ESC e Pibid ganha uma valoração, rarefazendo as naturezas distintas de um e de outro. Essa valoração circunscreve a prática do ESC em um discurso autoritário e a prática do Pibid em um discurso lúdico.
id UNIMONTES3_ede84fdcf973e3400a61d8f931b3d71b
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unimontes.br:article/551
network_acronym_str UNIMONTES3
network_name_str Revista Desenvolvimento Social (Online)
repository_id_str
spelling ENUNCIAÇÕES ESCRITAS SOBRE O ESC E O PIBID-LETRAS: ENTRE O DISCURSO AUTORITÁRIO E O DISCURSO LÚDICOEste trabalho, à luz da teoria discursivo-enunciativa, tem por objetivo abordar o modo como algumas alunas-bolsistas do Pibid-Letras, da Universidade Federal do Tocantins/Câmpus Araguaína, enunciam sobre o Estágio Supervisionado Curricular (ESC) e sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Por serem bolsistas do Pibid-Letras, elas são levadas a vivenciar, em sua formação acadêmica, as duas práticas: a do ESC e a do Pibid. Ou seja, elas são levadas a assumir, em tese, dois lugares discursivo-enunciativos específicos e diferentes. Para a coleta de material de análise, realizamos uma entrevista com a aplicação de questionário, contendo perguntas discursivas. As análises mostram que, pelo fato de elas estarem inscritas discursivo-enunciativamente em discursos de circulação social, a diferença entre ESC e Pibid ganha uma valoração, rarefazendo as naturezas distintas de um e de outro. Essa valoração circunscreve a prática do ESC em um discurso autoritário e a prática do Pibid em um discurso lúdico.Editora Unimontes2020-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/551Revista Desenvolvimento Social; v. 24 n. 2 (2018); 21-422179-68071982-8608reponame:Revista Desenvolvimento Social (Online)instname:Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)instacron:UNIMONTESporhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/551/549Copyright (c) 2020 Revista Desenvolvimento Socialinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Deus Leite, JoãoFerreira da Silva, Lourrane2020-03-05T10:48:22Zoai:ojs2.periodicos.unimontes.br:article/551Revistahttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/indexPUBhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/oairevista.desenvolvimento@unimontes.br2179-68071982-8608opendoar:2020-03-05T10:48:22Revista Desenvolvimento Social (Online) - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)false
dc.title.none.fl_str_mv ENUNCIAÇÕES ESCRITAS SOBRE O ESC E O PIBID-LETRAS: ENTRE O DISCURSO AUTORITÁRIO E O DISCURSO LÚDICO
title ENUNCIAÇÕES ESCRITAS SOBRE O ESC E O PIBID-LETRAS: ENTRE O DISCURSO AUTORITÁRIO E O DISCURSO LÚDICO
spellingShingle ENUNCIAÇÕES ESCRITAS SOBRE O ESC E O PIBID-LETRAS: ENTRE O DISCURSO AUTORITÁRIO E O DISCURSO LÚDICO
de Deus Leite, João
title_short ENUNCIAÇÕES ESCRITAS SOBRE O ESC E O PIBID-LETRAS: ENTRE O DISCURSO AUTORITÁRIO E O DISCURSO LÚDICO
title_full ENUNCIAÇÕES ESCRITAS SOBRE O ESC E O PIBID-LETRAS: ENTRE O DISCURSO AUTORITÁRIO E O DISCURSO LÚDICO
title_fullStr ENUNCIAÇÕES ESCRITAS SOBRE O ESC E O PIBID-LETRAS: ENTRE O DISCURSO AUTORITÁRIO E O DISCURSO LÚDICO
title_full_unstemmed ENUNCIAÇÕES ESCRITAS SOBRE O ESC E O PIBID-LETRAS: ENTRE O DISCURSO AUTORITÁRIO E O DISCURSO LÚDICO
title_sort ENUNCIAÇÕES ESCRITAS SOBRE O ESC E O PIBID-LETRAS: ENTRE O DISCURSO AUTORITÁRIO E O DISCURSO LÚDICO
author de Deus Leite, João
author_facet de Deus Leite, João
Ferreira da Silva, Lourrane
author_role author
author2 Ferreira da Silva, Lourrane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Deus Leite, João
Ferreira da Silva, Lourrane
description Este trabalho, à luz da teoria discursivo-enunciativa, tem por objetivo abordar o modo como algumas alunas-bolsistas do Pibid-Letras, da Universidade Federal do Tocantins/Câmpus Araguaína, enunciam sobre o Estágio Supervisionado Curricular (ESC) e sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Por serem bolsistas do Pibid-Letras, elas são levadas a vivenciar, em sua formação acadêmica, as duas práticas: a do ESC e a do Pibid. Ou seja, elas são levadas a assumir, em tese, dois lugares discursivo-enunciativos específicos e diferentes. Para a coleta de material de análise, realizamos uma entrevista com a aplicação de questionário, contendo perguntas discursivas. As análises mostram que, pelo fato de elas estarem inscritas discursivo-enunciativamente em discursos de circulação social, a diferença entre ESC e Pibid ganha uma valoração, rarefazendo as naturezas distintas de um e de outro. Essa valoração circunscreve a prática do ESC em um discurso autoritário e a prática do Pibid em um discurso lúdico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/551
url https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/551/549
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Desenvolvimento Social
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Desenvolvimento Social
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Unimontes
publisher.none.fl_str_mv Editora Unimontes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Desenvolvimento Social; v. 24 n. 2 (2018); 21-42
2179-6807
1982-8608
reponame:Revista Desenvolvimento Social (Online)
instname:Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
instacron:UNIMONTES
instname_str Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
instacron_str UNIMONTES
institution UNIMONTES
reponame_str Revista Desenvolvimento Social (Online)
collection Revista Desenvolvimento Social (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Desenvolvimento Social (Online) - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
repository.mail.fl_str_mv revista.desenvolvimento@unimontes.br
_version_ 1797053913870893056