ENUNCIAÇÕES ESCRITAS SOBRE O ESC E O PIBID-LETRAS: ENTRE O DISCURSO AUTORITÁRIO E O DISCURSO LÚDICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Desenvolvimento Social (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/551 |
Resumo: | Este trabalho, à luz da teoria discursivo-enunciativa, tem por objetivo abordar o modo como algumas alunas-bolsistas do Pibid-Letras, da Universidade Federal do Tocantins/Câmpus Araguaína, enunciam sobre o Estágio Supervisionado Curricular (ESC) e sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Por serem bolsistas do Pibid-Letras, elas são levadas a vivenciar, em sua formação acadêmica, as duas práticas: a do ESC e a do Pibid. Ou seja, elas são levadas a assumir, em tese, dois lugares discursivo-enunciativos específicos e diferentes. Para a coleta de material de análise, realizamos uma entrevista com a aplicação de questionário, contendo perguntas discursivas. As análises mostram que, pelo fato de elas estarem inscritas discursivo-enunciativamente em discursos de circulação social, a diferença entre ESC e Pibid ganha uma valoração, rarefazendo as naturezas distintas de um e de outro. Essa valoração circunscreve a prática do ESC em um discurso autoritário e a prática do Pibid em um discurso lúdico. |
id |
UNIMONTES3_ede84fdcf973e3400a61d8f931b3d71b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unimontes.br:article/551 |
network_acronym_str |
UNIMONTES3 |
network_name_str |
Revista Desenvolvimento Social (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENUNCIAÇÕES ESCRITAS SOBRE O ESC E O PIBID-LETRAS: ENTRE O DISCURSO AUTORITÁRIO E O DISCURSO LÚDICOEste trabalho, à luz da teoria discursivo-enunciativa, tem por objetivo abordar o modo como algumas alunas-bolsistas do Pibid-Letras, da Universidade Federal do Tocantins/Câmpus Araguaína, enunciam sobre o Estágio Supervisionado Curricular (ESC) e sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Por serem bolsistas do Pibid-Letras, elas são levadas a vivenciar, em sua formação acadêmica, as duas práticas: a do ESC e a do Pibid. Ou seja, elas são levadas a assumir, em tese, dois lugares discursivo-enunciativos específicos e diferentes. Para a coleta de material de análise, realizamos uma entrevista com a aplicação de questionário, contendo perguntas discursivas. As análises mostram que, pelo fato de elas estarem inscritas discursivo-enunciativamente em discursos de circulação social, a diferença entre ESC e Pibid ganha uma valoração, rarefazendo as naturezas distintas de um e de outro. Essa valoração circunscreve a prática do ESC em um discurso autoritário e a prática do Pibid em um discurso lúdico.Editora Unimontes2020-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/551Revista Desenvolvimento Social; v. 24 n. 2 (2018); 21-422179-68071982-8608reponame:Revista Desenvolvimento Social (Online)instname:Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)instacron:UNIMONTESporhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/551/549Copyright (c) 2020 Revista Desenvolvimento Socialinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Deus Leite, JoãoFerreira da Silva, Lourrane2020-03-05T10:48:22Zoai:ojs2.periodicos.unimontes.br:article/551Revistahttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/indexPUBhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/oairevista.desenvolvimento@unimontes.br2179-68071982-8608opendoar:2020-03-05T10:48:22Revista Desenvolvimento Social (Online) - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENUNCIAÇÕES ESCRITAS SOBRE O ESC E O PIBID-LETRAS: ENTRE O DISCURSO AUTORITÁRIO E O DISCURSO LÚDICO |
title |
ENUNCIAÇÕES ESCRITAS SOBRE O ESC E O PIBID-LETRAS: ENTRE O DISCURSO AUTORITÁRIO E O DISCURSO LÚDICO |
spellingShingle |
ENUNCIAÇÕES ESCRITAS SOBRE O ESC E O PIBID-LETRAS: ENTRE O DISCURSO AUTORITÁRIO E O DISCURSO LÚDICO de Deus Leite, João |
title_short |
ENUNCIAÇÕES ESCRITAS SOBRE O ESC E O PIBID-LETRAS: ENTRE O DISCURSO AUTORITÁRIO E O DISCURSO LÚDICO |
title_full |
ENUNCIAÇÕES ESCRITAS SOBRE O ESC E O PIBID-LETRAS: ENTRE O DISCURSO AUTORITÁRIO E O DISCURSO LÚDICO |
title_fullStr |
ENUNCIAÇÕES ESCRITAS SOBRE O ESC E O PIBID-LETRAS: ENTRE O DISCURSO AUTORITÁRIO E O DISCURSO LÚDICO |
title_full_unstemmed |
ENUNCIAÇÕES ESCRITAS SOBRE O ESC E O PIBID-LETRAS: ENTRE O DISCURSO AUTORITÁRIO E O DISCURSO LÚDICO |
title_sort |
ENUNCIAÇÕES ESCRITAS SOBRE O ESC E O PIBID-LETRAS: ENTRE O DISCURSO AUTORITÁRIO E O DISCURSO LÚDICO |
author |
de Deus Leite, João |
author_facet |
de Deus Leite, João Ferreira da Silva, Lourrane |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira da Silva, Lourrane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Deus Leite, João Ferreira da Silva, Lourrane |
description |
Este trabalho, à luz da teoria discursivo-enunciativa, tem por objetivo abordar o modo como algumas alunas-bolsistas do Pibid-Letras, da Universidade Federal do Tocantins/Câmpus Araguaína, enunciam sobre o Estágio Supervisionado Curricular (ESC) e sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Por serem bolsistas do Pibid-Letras, elas são levadas a vivenciar, em sua formação acadêmica, as duas práticas: a do ESC e a do Pibid. Ou seja, elas são levadas a assumir, em tese, dois lugares discursivo-enunciativos específicos e diferentes. Para a coleta de material de análise, realizamos uma entrevista com a aplicação de questionário, contendo perguntas discursivas. As análises mostram que, pelo fato de elas estarem inscritas discursivo-enunciativamente em discursos de circulação social, a diferença entre ESC e Pibid ganha uma valoração, rarefazendo as naturezas distintas de um e de outro. Essa valoração circunscreve a prática do ESC em um discurso autoritário e a prática do Pibid em um discurso lúdico. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/551 |
url |
https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/551 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/551/549 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Desenvolvimento Social info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Desenvolvimento Social |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unimontes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unimontes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Desenvolvimento Social; v. 24 n. 2 (2018); 21-42 2179-6807 1982-8608 reponame:Revista Desenvolvimento Social (Online) instname:Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) instacron:UNIMONTES |
instname_str |
Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) |
instacron_str |
UNIMONTES |
institution |
UNIMONTES |
reponame_str |
Revista Desenvolvimento Social (Online) |
collection |
Revista Desenvolvimento Social (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Desenvolvimento Social (Online) - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.desenvolvimento@unimontes.br |
_version_ |
1797053913870893056 |