Realidade de ensino dos esportes coletivos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Uningá (Online) |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uninga/article/view/810 |
Resumo: | O ensino dos esportes tem sido amplamente criticado narealidade educacional, pois o que as tendências pedagógicas evidenciamna teoria, muitas vezes, não tem alcançado a realidade de ensino. Existemevidências de que o problema não é o conteúdo esportivo, mas a formacomo é ensinado, ou seja, as metodologias de ensino utilizadas pelosprofessores. Com base nisso, essa investigação objetiva analisar asmetodologias de ensino dos esportes coletivos numa perspectivahistórica, através da realização de uma pesquisa de revisão bibliográfica.Vale ressaltar que a apresentação das metodologias de ensinoevidenciadas na literatura tem como objetivo apontar perspectivas para oensino do esporte no ambiente escolar. Além disso, observou-se que, demodo geral, as metodologias podem ser concentradas no ensino datécnica ou no ensino da tática e existem ainda as que procuram aliar oensino da técnica e tática numa mesma abordagem. Entretanto, os estudosrealizados com esta temática têm demonstrado a importância dacompreensão das diversas possibilidades metodológicas, de modo apossibilitar a escolha correta da metodologia de acordo com ascaracterísticas dos alunos, ou seja, a faixa etária, o número de alunos, osrecursos disponíveis e o nível de aprendizado. |
id |
UNINGA-1_7c1d35932a5cf0738653b7eb26b0c6d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uninga.br:article/810 |
network_acronym_str |
UNINGA-1 |
network_name_str |
Revista Uningá (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Realidade de ensino dos esportes coletivosO ensino dos esportes tem sido amplamente criticado narealidade educacional, pois o que as tendências pedagógicas evidenciamna teoria, muitas vezes, não tem alcançado a realidade de ensino. Existemevidências de que o problema não é o conteúdo esportivo, mas a formacomo é ensinado, ou seja, as metodologias de ensino utilizadas pelosprofessores. Com base nisso, essa investigação objetiva analisar asmetodologias de ensino dos esportes coletivos numa perspectivahistórica, através da realização de uma pesquisa de revisão bibliográfica.Vale ressaltar que a apresentação das metodologias de ensinoevidenciadas na literatura tem como objetivo apontar perspectivas para oensino do esporte no ambiente escolar. Além disso, observou-se que, demodo geral, as metodologias podem ser concentradas no ensino datécnica ou no ensino da tática e existem ainda as que procuram aliar oensino da técnica e tática numa mesma abordagem. Entretanto, os estudosrealizados com esta temática têm demonstrado a importância dacompreensão das diversas possibilidades metodológicas, de modo apossibilitar a escolha correta da metodologia de acordo com ascaracterísticas dos alunos, ou seja, a faixa etária, o número de alunos, osrecursos disponíveis e o nível de aprendizado.Editora Uningá2009-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/81010.46311/2318-0579.20.eUJ810Revista Uningá; Vol. 20 No. 1 (2009): Revista UningáRevista Uningá; v. 20 n. 1 (2009): Revista Uningá2318-057910.46311/ru.v20i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/810/48410.46311/ru.v20i1.810.g484Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessBERNARDO, VIVIANE DE FÁTIMACOSTA, LUCIANE CRISTINA ARANTESSILVA, EDINÉIA CORREIA2019-10-01T20:44:55Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/810Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-01T20:44:55Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Realidade de ensino dos esportes coletivos |
title |
Realidade de ensino dos esportes coletivos |
spellingShingle |
Realidade de ensino dos esportes coletivos BERNARDO, VIVIANE DE FÁTIMA |
title_short |
Realidade de ensino dos esportes coletivos |
title_full |
Realidade de ensino dos esportes coletivos |
title_fullStr |
Realidade de ensino dos esportes coletivos |
title_full_unstemmed |
Realidade de ensino dos esportes coletivos |
title_sort |
Realidade de ensino dos esportes coletivos |
author |
BERNARDO, VIVIANE DE FÁTIMA |
author_facet |
BERNARDO, VIVIANE DE FÁTIMA COSTA, LUCIANE CRISTINA ARANTES SILVA, EDINÉIA CORREIA |
author_role |
author |
author2 |
COSTA, LUCIANE CRISTINA ARANTES SILVA, EDINÉIA CORREIA |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BERNARDO, VIVIANE DE FÁTIMA COSTA, LUCIANE CRISTINA ARANTES SILVA, EDINÉIA CORREIA |
description |
O ensino dos esportes tem sido amplamente criticado narealidade educacional, pois o que as tendências pedagógicas evidenciamna teoria, muitas vezes, não tem alcançado a realidade de ensino. Existemevidências de que o problema não é o conteúdo esportivo, mas a formacomo é ensinado, ou seja, as metodologias de ensino utilizadas pelosprofessores. Com base nisso, essa investigação objetiva analisar asmetodologias de ensino dos esportes coletivos numa perspectivahistórica, através da realização de uma pesquisa de revisão bibliográfica.Vale ressaltar que a apresentação das metodologias de ensinoevidenciadas na literatura tem como objetivo apontar perspectivas para oensino do esporte no ambiente escolar. Além disso, observou-se que, demodo geral, as metodologias podem ser concentradas no ensino datécnica ou no ensino da tática e existem ainda as que procuram aliar oensino da técnica e tática numa mesma abordagem. Entretanto, os estudosrealizados com esta temática têm demonstrado a importância dacompreensão das diversas possibilidades metodológicas, de modo apossibilitar a escolha correta da metodologia de acordo com ascaracterísticas dos alunos, ou seja, a faixa etária, o número de alunos, osrecursos disponíveis e o nível de aprendizado. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/810 10.46311/2318-0579.20.eUJ810 |
url |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/810 |
identifier_str_mv |
10.46311/2318-0579.20.eUJ810 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/810/484 10.46311/ru.v20i1.810.g484 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uningá; Vol. 20 No. 1 (2009): Revista Uningá Revista Uningá; v. 20 n. 1 (2009): Revista Uningá 2318-0579 10.46311/ru.v20i1 reponame:Revista Uningá (Online) instname:Centro Universitário Uningá instacron:UNINGA |
instname_str |
Centro Universitário Uningá |
instacron_str |
UNINGA |
institution |
UNINGA |
reponame_str |
Revista Uningá (Online) |
collection |
Revista Uningá (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauninga@uninga.edu.br |
_version_ |
1797042161583128576 |