Realidade de ensino dos esportes coletivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BERNARDO, VIVIANE DE FÁTIMA
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: COSTA, LUCIANE CRISTINA ARANTES, SILVA, EDINÉIA CORREIA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/810
Resumo: O ensino dos esportes tem sido amplamente criticado narealidade educacional, pois o que as tendências pedagógicas evidenciamna teoria, muitas vezes, não tem alcançado a realidade de ensino. Existemevidências de que o problema não é o conteúdo esportivo, mas a formacomo é ensinado, ou seja, as metodologias de ensino utilizadas pelosprofessores. Com base nisso, essa investigação objetiva analisar asmetodologias de ensino dos esportes coletivos numa perspectivahistórica, através da realização de uma pesquisa de revisão bibliográfica.Vale ressaltar que a apresentação das metodologias de ensinoevidenciadas na literatura tem como objetivo apontar perspectivas para oensino do esporte no ambiente escolar. Além disso, observou-se que, demodo geral, as metodologias podem ser concentradas no ensino datécnica ou no ensino da tática e existem ainda as que procuram aliar oensino da técnica e tática numa mesma abordagem. Entretanto, os estudosrealizados com esta temática têm demonstrado a importância dacompreensão das diversas possibilidades metodológicas, de modo apossibilitar a escolha correta da metodologia de acordo com ascaracterísticas dos alunos, ou seja, a faixa etária, o número de alunos, osrecursos disponíveis e o nível de aprendizado.
id UNINGA-1_7c1d35932a5cf0738653b7eb26b0c6d7
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/810
network_acronym_str UNINGA-1
network_name_str Revista Uningá (Online)
repository_id_str
spelling Realidade de ensino dos esportes coletivosO ensino dos esportes tem sido amplamente criticado narealidade educacional, pois o que as tendências pedagógicas evidenciamna teoria, muitas vezes, não tem alcançado a realidade de ensino. Existemevidências de que o problema não é o conteúdo esportivo, mas a formacomo é ensinado, ou seja, as metodologias de ensino utilizadas pelosprofessores. Com base nisso, essa investigação objetiva analisar asmetodologias de ensino dos esportes coletivos numa perspectivahistórica, através da realização de uma pesquisa de revisão bibliográfica.Vale ressaltar que a apresentação das metodologias de ensinoevidenciadas na literatura tem como objetivo apontar perspectivas para oensino do esporte no ambiente escolar. Além disso, observou-se que, demodo geral, as metodologias podem ser concentradas no ensino datécnica ou no ensino da tática e existem ainda as que procuram aliar oensino da técnica e tática numa mesma abordagem. Entretanto, os estudosrealizados com esta temática têm demonstrado a importância dacompreensão das diversas possibilidades metodológicas, de modo apossibilitar a escolha correta da metodologia de acordo com ascaracterísticas dos alunos, ou seja, a faixa etária, o número de alunos, osrecursos disponíveis e o nível de aprendizado.Editora Uningá2009-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/81010.46311/2318-0579.20.eUJ810Revista Uningá; Vol. 20 No. 1 (2009): Revista UningáRevista Uningá; v. 20 n. 1 (2009): Revista Uningá2318-057910.46311/ru.v20i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/810/48410.46311/ru.v20i1.810.g484Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessBERNARDO, VIVIANE DE FÁTIMACOSTA, LUCIANE CRISTINA ARANTESSILVA, EDINÉIA CORREIA2019-10-01T20:44:55Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/810Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-01T20:44:55Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv Realidade de ensino dos esportes coletivos
title Realidade de ensino dos esportes coletivos
spellingShingle Realidade de ensino dos esportes coletivos
BERNARDO, VIVIANE DE FÁTIMA
title_short Realidade de ensino dos esportes coletivos
title_full Realidade de ensino dos esportes coletivos
title_fullStr Realidade de ensino dos esportes coletivos
title_full_unstemmed Realidade de ensino dos esportes coletivos
title_sort Realidade de ensino dos esportes coletivos
author BERNARDO, VIVIANE DE FÁTIMA
author_facet BERNARDO, VIVIANE DE FÁTIMA
COSTA, LUCIANE CRISTINA ARANTES
SILVA, EDINÉIA CORREIA
author_role author
author2 COSTA, LUCIANE CRISTINA ARANTES
SILVA, EDINÉIA CORREIA
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BERNARDO, VIVIANE DE FÁTIMA
COSTA, LUCIANE CRISTINA ARANTES
SILVA, EDINÉIA CORREIA
description O ensino dos esportes tem sido amplamente criticado narealidade educacional, pois o que as tendências pedagógicas evidenciamna teoria, muitas vezes, não tem alcançado a realidade de ensino. Existemevidências de que o problema não é o conteúdo esportivo, mas a formacomo é ensinado, ou seja, as metodologias de ensino utilizadas pelosprofessores. Com base nisso, essa investigação objetiva analisar asmetodologias de ensino dos esportes coletivos numa perspectivahistórica, através da realização de uma pesquisa de revisão bibliográfica.Vale ressaltar que a apresentação das metodologias de ensinoevidenciadas na literatura tem como objetivo apontar perspectivas para oensino do esporte no ambiente escolar. Além disso, observou-se que, demodo geral, as metodologias podem ser concentradas no ensino datécnica ou no ensino da tática e existem ainda as que procuram aliar oensino da técnica e tática numa mesma abordagem. Entretanto, os estudosrealizados com esta temática têm demonstrado a importância dacompreensão das diversas possibilidades metodológicas, de modo apossibilitar a escolha correta da metodologia de acordo com ascaracterísticas dos alunos, ou seja, a faixa etária, o número de alunos, osrecursos disponíveis e o nível de aprendizado.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/810
10.46311/2318-0579.20.eUJ810
url https://revista.uninga.br/uninga/article/view/810
identifier_str_mv 10.46311/2318-0579.20.eUJ810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/810/484
10.46311/ru.v20i1.810.g484
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uningá; Vol. 20 No. 1 (2009): Revista Uningá
Revista Uningá; v. 20 n. 1 (2009): Revista Uningá
2318-0579
10.46311/ru.v20i1
reponame:Revista Uningá (Online)
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str Revista Uningá (Online)
collection Revista Uningá (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauninga@uninga.edu.br
_version_ 1797042161583128576