O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) VISTO SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Uningá (Online) |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uninga/article/view/295 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo compreender o fenômeno do TDAH (Transtorno de déficit de Atenção e Hiperatividade) de acordo com a teoria histórico-cultural, levando em consideração os principais dilemas escolares da atualidade. Partindo do pressuposto de que há um grande contingente de alunos que estão sob ação de medicamentos no âmbito escolar, este trabalho discorre sobre a função da atenção no processo de aprendizagem e sobre os mitos em torno da temática, tendo em vista a defesa do homem enquanto ser social em contraposição à biologização e culpabilização do aluno, uma vez que essa perspectiva traz como principal consequência para o ambiente escolar a medicalização dos estudantes considerados “desatentos”. Finalmente, procura compreender as justificativas para a não aprendizagem e os fatores que colaboram para a naturalização do indivíduo, favorecendo o praticismo, a medicalização inconsequente e a desconsideração pelos fatores pedagógicos, políticos e sociais que concorrem para os problemas de comportamento e dificuldades no processo de escolarização. |
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O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) VISTO SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURALPsicologia, Hiperatividade, EducaçãoEste artigo tem o objetivo compreender o fenômeno do TDAH (Transtorno de déficit de Atenção e Hiperatividade) de acordo com a teoria histórico-cultural, levando em consideração os principais dilemas escolares da atualidade. Partindo do pressuposto de que há um grande contingente de alunos que estão sob ação de medicamentos no âmbito escolar, este trabalho discorre sobre a função da atenção no processo de aprendizagem e sobre os mitos em torno da temática, tendo em vista a defesa do homem enquanto ser social em contraposição à biologização e culpabilização do aluno, uma vez que essa perspectiva traz como principal consequência para o ambiente escolar a medicalização dos estudantes considerados “desatentos”. Finalmente, procura compreender as justificativas para a não aprendizagem e os fatores que colaboram para a naturalização do indivíduo, favorecendo o praticismo, a medicalização inconsequente e a desconsideração pelos fatores pedagógicos, políticos e sociais que concorrem para os problemas de comportamento e dificuldades no processo de escolarização.Editora Uningá2019-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTEXTOapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/29510.46311/2318-0579.56.eUJ295Revista Uningá; Vol. 56 No. S1 (2019): Revista UNINGÁ Edição Especial Psicologia; 142-151Revista Uningá; v. 56 n. S1 (2019): Revista UNINGÁ Edição Especial Psicologia; 142-1512318-057910.46311/ru.v56iS1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/295/186710.46311/ru.v56iS1.295.g1867Copyright (c) 2019 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessAvelar, Danielle MartinsOliveira, Flávio Augusto Ferreira de2019-03-02T23:31:36Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/295Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-03-02T23:31:36Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse |
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