Diretrizes curriculares nacionais para a graduação em Saúde: política pública para mudança de paradigma?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, RINALDO HENRIQUE AGUILAR
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: MIGUEL, EDSON ROBERTO 2 ARPINI
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/843
Resumo: Este artigo apresenta uma reflexão crítica da implantação dasDiretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a graduação em saúdeabordando os aspectos: formação de recursos humanos em saúde,avaliação como estratégia de acompanhamento de implantação das DCNe o projeto de avaliação de tendências de mudanças para os cursos degraduação em saúde. Conclui-se que passados oito anos da homologaçãodas DCN para a graduação em Saúde, ainda é possível questionar aefetividade de tal orientação para as Instituições de Ensino Superior. Sepor um lado a possibilidade de construir currículos de modo mais aberto einterativo com os serviços de saúde possibilita a formação deprofissionais mais competentes e humanos, por outro, o nãoentendimento das DCN como política pública, a falta de um sistema deavaliação coerente e a desestruturação e incompleta implantação doSistema Único de Saúde inviabilizam tal proposta.
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