Diretrizes curriculares nacionais para a graduação em Saúde: política pública para mudança de paradigma?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Uningá (Online) |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uninga/article/view/843 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma reflexão crítica da implantação dasDiretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a graduação em saúdeabordando os aspectos: formação de recursos humanos em saúde,avaliação como estratégia de acompanhamento de implantação das DCNe o projeto de avaliação de tendências de mudanças para os cursos degraduação em saúde. Conclui-se que passados oito anos da homologaçãodas DCN para a graduação em Saúde, ainda é possível questionar aefetividade de tal orientação para as Instituições de Ensino Superior. Sepor um lado a possibilidade de construir currículos de modo mais aberto einterativo com os serviços de saúde possibilita a formação deprofissionais mais competentes e humanos, por outro, o nãoentendimento das DCN como política pública, a falta de um sistema deavaliação coerente e a desestruturação e incompleta implantação doSistema Único de Saúde inviabilizam tal proposta. |
id |
UNINGA-1_878c88e19d0ea15d8add800659c24ced |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uninga.br:article/843 |
network_acronym_str |
UNINGA-1 |
network_name_str |
Revista Uningá (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Diretrizes curriculares nacionais para a graduação em Saúde: política pública para mudança de paradigma?Este artigo apresenta uma reflexão crítica da implantação dasDiretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a graduação em saúdeabordando os aspectos: formação de recursos humanos em saúde,avaliação como estratégia de acompanhamento de implantação das DCNe o projeto de avaliação de tendências de mudanças para os cursos degraduação em saúde. Conclui-se que passados oito anos da homologaçãodas DCN para a graduação em Saúde, ainda é possível questionar aefetividade de tal orientação para as Instituições de Ensino Superior. Sepor um lado a possibilidade de construir currículos de modo mais aberto einterativo com os serviços de saúde possibilita a formação deprofissionais mais competentes e humanos, por outro, o nãoentendimento das DCN como política pública, a falta de um sistema deavaliação coerente e a desestruturação e incompleta implantação doSistema Único de Saúde inviabilizam tal proposta.Editora Uningá2009-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/84310.46311/2318-0579.22.eUJ843Revista Uningá; Vol. 22 No. 1 (2009): Revista UningáRevista Uningá; v. 22 n. 1 (2009): Revista Uningá2318-057910.46311/ru.v22i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/843/50410.46311/ru.v22i1.843.g504Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, RINALDO HENRIQUE AGUILARMIGUEL, EDSON ROBERTO 2 ARPINI2019-10-01T20:54:31Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/843Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-01T20:54:31Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diretrizes curriculares nacionais para a graduação em Saúde: política pública para mudança de paradigma? |
title |
Diretrizes curriculares nacionais para a graduação em Saúde: política pública para mudança de paradigma? |
spellingShingle |
Diretrizes curriculares nacionais para a graduação em Saúde: política pública para mudança de paradigma? SILVA, RINALDO HENRIQUE AGUILAR |
title_short |
Diretrizes curriculares nacionais para a graduação em Saúde: política pública para mudança de paradigma? |
title_full |
Diretrizes curriculares nacionais para a graduação em Saúde: política pública para mudança de paradigma? |
title_fullStr |
Diretrizes curriculares nacionais para a graduação em Saúde: política pública para mudança de paradigma? |
title_full_unstemmed |
Diretrizes curriculares nacionais para a graduação em Saúde: política pública para mudança de paradigma? |
title_sort |
Diretrizes curriculares nacionais para a graduação em Saúde: política pública para mudança de paradigma? |
author |
SILVA, RINALDO HENRIQUE AGUILAR |
author_facet |
SILVA, RINALDO HENRIQUE AGUILAR MIGUEL, EDSON ROBERTO 2 ARPINI |
author_role |
author |
author2 |
MIGUEL, EDSON ROBERTO 2 ARPINI |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, RINALDO HENRIQUE AGUILAR MIGUEL, EDSON ROBERTO 2 ARPINI |
description |
Este artigo apresenta uma reflexão crítica da implantação dasDiretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a graduação em saúdeabordando os aspectos: formação de recursos humanos em saúde,avaliação como estratégia de acompanhamento de implantação das DCNe o projeto de avaliação de tendências de mudanças para os cursos degraduação em saúde. Conclui-se que passados oito anos da homologaçãodas DCN para a graduação em Saúde, ainda é possível questionar aefetividade de tal orientação para as Instituições de Ensino Superior. Sepor um lado a possibilidade de construir currículos de modo mais aberto einterativo com os serviços de saúde possibilita a formação deprofissionais mais competentes e humanos, por outro, o nãoentendimento das DCN como política pública, a falta de um sistema deavaliação coerente e a desestruturação e incompleta implantação doSistema Único de Saúde inviabilizam tal proposta. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/843 10.46311/2318-0579.22.eUJ843 |
url |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/843 |
identifier_str_mv |
10.46311/2318-0579.22.eUJ843 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/843/504 10.46311/ru.v22i1.843.g504 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uningá; Vol. 22 No. 1 (2009): Revista Uningá Revista Uningá; v. 22 n. 1 (2009): Revista Uningá 2318-0579 10.46311/ru.v22i1 reponame:Revista Uningá (Online) instname:Centro Universitário Uningá instacron:UNINGA |
instname_str |
Centro Universitário Uningá |
instacron_str |
UNINGA |
institution |
UNINGA |
reponame_str |
Revista Uningá (Online) |
collection |
Revista Uningá (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauninga@uninga.edu.br |
_version_ |
1797042161615634432 |