prática pedagógica na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem: estudo em uma escola privada do interior paulista*
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Uningá (Online) |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1103 |
Resumo: | O presente estudo, fruto de questionamentos e vivências daautora, buscou compreender como ocorre a prática pedagógica dasenfermeiras docentes e da coordenadora da Educação ProfissionalTécnica de Nível Médio em Enfermagem de uma instituição privada dointerior paulista. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, denatureza qualitativa. Foi utilizada a metodologia de Bogdan e Biklen(1994). A obtenção dos dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadasgravadas, no período de julho a dezembro de 2006, tendocomo população cinco enfermeiras professoras e a coordenadora docurso. A análise dos dados possibilitou identificar o Fenômeno Central: Aprática pedagógica na Educação Profissional Técnica de Nível Médio emEnfermagem, emergindo três categorias: o professor na instituição escolaprofissional; o conhecimento para ser professor; o processo ensinoaprendizagem:planejamento, execução e avaliação. Dessas, foi possívelrepensar a prática pedagógica, como uma atividade baseada na práxis. |
id |
UNINGA-1_e72260e9287ca7939394a796b6e7d1f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uninga.br:article/1103 |
network_acronym_str |
UNINGA-1 |
network_name_str |
Revista Uningá (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
prática pedagógica na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem: estudo em uma escola privada do interior paulista*O presente estudo, fruto de questionamentos e vivências daautora, buscou compreender como ocorre a prática pedagógica dasenfermeiras docentes e da coordenadora da Educação ProfissionalTécnica de Nível Médio em Enfermagem de uma instituição privada dointerior paulista. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, denatureza qualitativa. Foi utilizada a metodologia de Bogdan e Biklen(1994). A obtenção dos dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadasgravadas, no período de julho a dezembro de 2006, tendocomo população cinco enfermeiras professoras e a coordenadora docurso. A análise dos dados possibilitou identificar o Fenômeno Central: Aprática pedagógica na Educação Profissional Técnica de Nível Médio emEnfermagem, emergindo três categorias: o professor na instituição escolaprofissional; o conhecimento para ser professor; o processo ensinoaprendizagem:planejamento, execução e avaliação. Dessas, foi possívelrepensar a prática pedagógica, como uma atividade baseada na práxis.Editora Uningá2013-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/110310.46311/2318-0579.36.eUJ1103Revista Uningá; Vol. 36 No. 1 (2013): Revista UNINGÁRevista Uningá; v. 36 n. 1 (2013): Revista UNINGÁ2318-057910.46311/ru.v36i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/1103/72810.46311/ru.v36i1.1103.g728Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessPADOVANI, ORNELLANOGUEIRA, MARIA SUELY2019-10-04T14:56:11Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1103Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-04T14:56:11Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
prática pedagógica na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem: estudo em uma escola privada do interior paulista* |
title |
prática pedagógica na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem: estudo em uma escola privada do interior paulista* |
spellingShingle |
prática pedagógica na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem: estudo em uma escola privada do interior paulista* PADOVANI, ORNELLA |
title_short |
prática pedagógica na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem: estudo em uma escola privada do interior paulista* |
title_full |
prática pedagógica na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem: estudo em uma escola privada do interior paulista* |
title_fullStr |
prática pedagógica na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem: estudo em uma escola privada do interior paulista* |
title_full_unstemmed |
prática pedagógica na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem: estudo em uma escola privada do interior paulista* |
title_sort |
prática pedagógica na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem: estudo em uma escola privada do interior paulista* |
author |
PADOVANI, ORNELLA |
author_facet |
PADOVANI, ORNELLA NOGUEIRA, MARIA SUELY |
author_role |
author |
author2 |
NOGUEIRA, MARIA SUELY |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PADOVANI, ORNELLA NOGUEIRA, MARIA SUELY |
description |
O presente estudo, fruto de questionamentos e vivências daautora, buscou compreender como ocorre a prática pedagógica dasenfermeiras docentes e da coordenadora da Educação ProfissionalTécnica de Nível Médio em Enfermagem de uma instituição privada dointerior paulista. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, denatureza qualitativa. Foi utilizada a metodologia de Bogdan e Biklen(1994). A obtenção dos dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadasgravadas, no período de julho a dezembro de 2006, tendocomo população cinco enfermeiras professoras e a coordenadora docurso. A análise dos dados possibilitou identificar o Fenômeno Central: Aprática pedagógica na Educação Profissional Técnica de Nível Médio emEnfermagem, emergindo três categorias: o professor na instituição escolaprofissional; o conhecimento para ser professor; o processo ensinoaprendizagem:planejamento, execução e avaliação. Dessas, foi possívelrepensar a prática pedagógica, como uma atividade baseada na práxis. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1103 10.46311/2318-0579.36.eUJ1103 |
url |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1103 |
identifier_str_mv |
10.46311/2318-0579.36.eUJ1103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1103/728 10.46311/ru.v36i1.1103.g728 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uningá; Vol. 36 No. 1 (2013): Revista UNINGÁ Revista Uningá; v. 36 n. 1 (2013): Revista UNINGÁ 2318-0579 10.46311/ru.v36i1 reponame:Revista Uningá (Online) instname:Centro Universitário Uningá instacron:UNINGA |
instname_str |
Centro Universitário Uningá |
instacron_str |
UNINGA |
institution |
UNINGA |
reponame_str |
Revista Uningá (Online) |
collection |
Revista Uningá (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauninga@uninga.edu.br |
_version_ |
1797042162708250624 |