prática pedagógica na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem: estudo em uma escola privada do interior paulista*

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PADOVANI, ORNELLA
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: NOGUEIRA, MARIA SUELY
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1103
Resumo: O presente estudo, fruto de questionamentos e vivências daautora, buscou compreender como ocorre a prática pedagógica dasenfermeiras docentes e da coordenadora da Educação ProfissionalTécnica de Nível Médio em Enfermagem de uma instituição privada dointerior paulista. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, denatureza qualitativa. Foi utilizada a metodologia de Bogdan e Biklen(1994). A obtenção dos dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadasgravadas, no período de julho a dezembro de 2006, tendocomo população cinco enfermeiras professoras e a coordenadora docurso. A análise dos dados possibilitou identificar o Fenômeno Central: Aprática pedagógica na Educação Profissional Técnica de Nível Médio emEnfermagem, emergindo três categorias: o professor na instituição escolaprofissional; o conhecimento para ser professor; o processo ensinoaprendizagem:planejamento, execução e avaliação. Dessas, foi possívelrepensar a prática pedagógica, como uma atividade baseada na práxis.
id UNINGA-1_e72260e9287ca7939394a796b6e7d1f6
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/1103
network_acronym_str UNINGA-1
network_name_str Revista Uningá (Online)
repository_id_str
spelling prática pedagógica na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem: estudo em uma escola privada do interior paulista*O presente estudo, fruto de questionamentos e vivências daautora, buscou compreender como ocorre a prática pedagógica dasenfermeiras docentes e da coordenadora da Educação ProfissionalTécnica de Nível Médio em Enfermagem de uma instituição privada dointerior paulista. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, denatureza qualitativa. Foi utilizada a metodologia de Bogdan e Biklen(1994). A obtenção dos dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadasgravadas, no período de julho a dezembro de 2006, tendocomo população cinco enfermeiras professoras e a coordenadora docurso. A análise dos dados possibilitou identificar o Fenômeno Central: Aprática pedagógica na Educação Profissional Técnica de Nível Médio emEnfermagem, emergindo três categorias: o professor na instituição escolaprofissional; o conhecimento para ser professor; o processo ensinoaprendizagem:planejamento, execução e avaliação. Dessas, foi possívelrepensar a prática pedagógica, como uma atividade baseada na práxis.Editora Uningá2013-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/110310.46311/2318-0579.36.eUJ1103Revista Uningá; Vol. 36 No. 1 (2013): Revista UNINGÁRevista Uningá; v. 36 n. 1 (2013): Revista UNINGÁ2318-057910.46311/ru.v36i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/1103/72810.46311/ru.v36i1.1103.g728Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessPADOVANI, ORNELLANOGUEIRA, MARIA SUELY2019-10-04T14:56:11Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1103Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-04T14:56:11Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv prática pedagógica na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem: estudo em uma escola privada do interior paulista*
title prática pedagógica na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem: estudo em uma escola privada do interior paulista*
spellingShingle prática pedagógica na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem: estudo em uma escola privada do interior paulista*
PADOVANI, ORNELLA
title_short prática pedagógica na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem: estudo em uma escola privada do interior paulista*
title_full prática pedagógica na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem: estudo em uma escola privada do interior paulista*
title_fullStr prática pedagógica na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem: estudo em uma escola privada do interior paulista*
title_full_unstemmed prática pedagógica na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem: estudo em uma escola privada do interior paulista*
title_sort prática pedagógica na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem: estudo em uma escola privada do interior paulista*
author PADOVANI, ORNELLA
author_facet PADOVANI, ORNELLA
NOGUEIRA, MARIA SUELY
author_role author
author2 NOGUEIRA, MARIA SUELY
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PADOVANI, ORNELLA
NOGUEIRA, MARIA SUELY
description O presente estudo, fruto de questionamentos e vivências daautora, buscou compreender como ocorre a prática pedagógica dasenfermeiras docentes e da coordenadora da Educação ProfissionalTécnica de Nível Médio em Enfermagem de uma instituição privada dointerior paulista. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, denatureza qualitativa. Foi utilizada a metodologia de Bogdan e Biklen(1994). A obtenção dos dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadasgravadas, no período de julho a dezembro de 2006, tendocomo população cinco enfermeiras professoras e a coordenadora docurso. A análise dos dados possibilitou identificar o Fenômeno Central: Aprática pedagógica na Educação Profissional Técnica de Nível Médio emEnfermagem, emergindo três categorias: o professor na instituição escolaprofissional; o conhecimento para ser professor; o processo ensinoaprendizagem:planejamento, execução e avaliação. Dessas, foi possívelrepensar a prática pedagógica, como uma atividade baseada na práxis.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1103
10.46311/2318-0579.36.eUJ1103
url https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1103
identifier_str_mv 10.46311/2318-0579.36.eUJ1103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1103/728
10.46311/ru.v36i1.1103.g728
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uningá; Vol. 36 No. 1 (2013): Revista UNINGÁ
Revista Uningá; v. 36 n. 1 (2013): Revista UNINGÁ
2318-0579
10.46311/ru.v36i1
reponame:Revista Uningá (Online)
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str Revista Uningá (Online)
collection Revista Uningá (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauninga@uninga.edu.br
_version_ 1797042162708250624