BULLYING E A ATUAÇÃO DA ODONTOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BOFFI, JENEFER CARINA
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: FRANZIN, LUCIMARA CHELES DA SILVA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: UNINGÁ Review
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1960
Resumo: O bullying é uma transgressão com proporções significativasna atualidade, principalmente em ambientes escolares,onde crianças e adolescentes são vítimas, afetando seubem-estar e o funcionamento social. Dentro deste contextotem-se o bullying odontológico, relacionado a crianças eadolescentes que apresentam alterações buco-dentais efaciais, chamando a atenção de seus pares por diversosmotivos. A hipoplasia do esmalte caracteriza-se por umadeficiência na formação do esmalte, e pode trazer transtornos‘a estética do indivíduo. Clinicamente, apresentam-secomo manchas de cores diversas, rugosas, sulcos ou ranhuras,bem como, outras alterações na estrutura do esmalte,comprometendo a estética do sorriso, levando criançasque apresentam esta alteração a estarem sofrendo obullying. Assim o objetivo deste trabalho foi apresentar umcaso clínico, de paciente apresentando hipoplasia de esmaltenos incisivos inferiores. Embora apresentasse outros dentescom cáries dentárias, estes incisivos eram o motivo de bullyingno ambiente escolar. A criança estava com 7 anos deidade, autoestima baixa, se recusando a frequentar a escola.Após a anamnese, exame clínico e radiográfico, o planejamentoproposto pelo cirurgião-dentista foi o tratamentorestaurador para as hipoplasias, e demais cáries dentáriasdiagnosticadas em outros dentes, acompanhado de educaçãoe prevenção.
id UNINGA-2_7dbc4b20a882b1c233a8923289c2e832
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/1960
network_acronym_str UNINGA-2
network_name_str UNINGÁ Review
repository_id_str
spelling BULLYING E A ATUAÇÃO DA ODONTOLOGIAO bullying é uma transgressão com proporções significativasna atualidade, principalmente em ambientes escolares,onde crianças e adolescentes são vítimas, afetando seubem-estar e o funcionamento social. Dentro deste contextotem-se o bullying odontológico, relacionado a crianças eadolescentes que apresentam alterações buco-dentais efaciais, chamando a atenção de seus pares por diversosmotivos. A hipoplasia do esmalte caracteriza-se por umadeficiência na formação do esmalte, e pode trazer transtornos‘a estética do indivíduo. Clinicamente, apresentam-secomo manchas de cores diversas, rugosas, sulcos ou ranhuras,bem como, outras alterações na estrutura do esmalte,comprometendo a estética do sorriso, levando criançasque apresentam esta alteração a estarem sofrendo obullying. Assim o objetivo deste trabalho foi apresentar umcaso clínico, de paciente apresentando hipoplasia de esmaltenos incisivos inferiores. Embora apresentasse outros dentescom cáries dentárias, estes incisivos eram o motivo de bullyingno ambiente escolar. A criança estava com 7 anos deidade, autoestima baixa, se recusando a frequentar a escola.Após a anamnese, exame clínico e radiográfico, o planejamentoproposto pelo cirurgião-dentista foi o tratamentorestaurador para as hipoplasias, e demais cáries dentáriasdiagnosticadas em outros dentes, acompanhado de educaçãoe prevenção.Editora Uningá2017-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1960Uningá Review ; Vol. 29 No. 2 (2017): REVISTA UNINGÁ REVIEWUningá Review Journal; v. 29 n. 2 (2017): REVISTA UNINGÁ REVIEW2178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1960/1556Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessBOFFI, JENEFER CARINAFRANZIN, LUCIMARA CHELES DA SILVA2019-10-09T22:17:18Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1960Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T22:17:18UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv BULLYING E A ATUAÇÃO DA ODONTOLOGIA
title BULLYING E A ATUAÇÃO DA ODONTOLOGIA
spellingShingle BULLYING E A ATUAÇÃO DA ODONTOLOGIA
BOFFI, JENEFER CARINA
title_short BULLYING E A ATUAÇÃO DA ODONTOLOGIA
title_full BULLYING E A ATUAÇÃO DA ODONTOLOGIA
title_fullStr BULLYING E A ATUAÇÃO DA ODONTOLOGIA
title_full_unstemmed BULLYING E A ATUAÇÃO DA ODONTOLOGIA
title_sort BULLYING E A ATUAÇÃO DA ODONTOLOGIA
author BOFFI, JENEFER CARINA
author_facet BOFFI, JENEFER CARINA
FRANZIN, LUCIMARA CHELES DA SILVA
author_role author
author2 FRANZIN, LUCIMARA CHELES DA SILVA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BOFFI, JENEFER CARINA
FRANZIN, LUCIMARA CHELES DA SILVA
description O bullying é uma transgressão com proporções significativasna atualidade, principalmente em ambientes escolares,onde crianças e adolescentes são vítimas, afetando seubem-estar e o funcionamento social. Dentro deste contextotem-se o bullying odontológico, relacionado a crianças eadolescentes que apresentam alterações buco-dentais efaciais, chamando a atenção de seus pares por diversosmotivos. A hipoplasia do esmalte caracteriza-se por umadeficiência na formação do esmalte, e pode trazer transtornos‘a estética do indivíduo. Clinicamente, apresentam-secomo manchas de cores diversas, rugosas, sulcos ou ranhuras,bem como, outras alterações na estrutura do esmalte,comprometendo a estética do sorriso, levando criançasque apresentam esta alteração a estarem sofrendo obullying. Assim o objetivo deste trabalho foi apresentar umcaso clínico, de paciente apresentando hipoplasia de esmaltenos incisivos inferiores. Embora apresentasse outros dentescom cáries dentárias, estes incisivos eram o motivo de bullyingno ambiente escolar. A criança estava com 7 anos deidade, autoestima baixa, se recusando a frequentar a escola.Após a anamnese, exame clínico e radiográfico, o planejamentoproposto pelo cirurgião-dentista foi o tratamentorestaurador para as hipoplasias, e demais cáries dentáriasdiagnosticadas em outros dentes, acompanhado de educaçãoe prevenção.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1960
url https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1960/1556
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Uningá Review ; Vol. 29 No. 2 (2017): REVISTA UNINGÁ REVIEW
Uningá Review Journal; v. 29 n. 2 (2017): REVISTA UNINGÁ REVIEW
2178-2571
reponame:UNINGÁ Review
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str UNINGÁ Review
collection UNINGÁ Review
repository.name.fl_str_mv UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br
_version_ 1797042214581305344