Os paradigmas sociotécnicos da educação: a evolução da relação educação/trabalho com o desenvolvimento tecnológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Organização Sistêmica |
Texto Completo: | https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/457 |
Resumo: | RESUMO O presente trabalho objetivou analisar os novos paradigmas da educação que relacionam o trabalho com o desenvolvimento da tecnologia, buscando, assim, identificar a evolução da relação educação/trabalho em um contexto social e seus novos vieses. Uma vez que paradigmas são padrões determinados por verdades ou suposições aceitas pela sociedade e que, impõem limites e regras norteadoras para um grupo de indivíduos, é de se esperar que os paradigmas mudem conforme a sociedade evolui com suas descobertas e novas tecnologias. Consequentemente a educação também tem seus paradigmas que são alterados pelas mudanças sociotécnicas. A história da educação acompanhou a do trabalho, desde que o homem começou a dominar a natureza e dela produzir ferramentas para transformar o ambiente em que vive. Levando em consideração a relevância dessa temática, justifica-se o desenvolvimento do presente artigo que abarca os paradigmas sociotécnico da educação. Para o desenvolvimento deste trabalho, usou-se a pesquisa exploratória com levantamento bibliográfico. Apesar de todo o aparato tecnológico desenvolvido na trajetória da humanidade, conclui-se que a relação entre trabalho e educação não se alterou na mesma velocidade. Assim, persiste a máxima de que a educação é a porta de entrada para o mundo do trabalho e para a realização pessoal. Palavras-chave: Educação; Trabalho. Paradigma. Tecnologia. ABSTRACT The objective of the following paper is to analyze the new paradigms of education that relate work to technology development, seeking to identify the evolution of education / work in a social context and their new biases. Since paradigms are vector-driven by truths or assumptions accepted by society and which, in a way, impose guiding limits and rules for a group of individuals, paradigms are expected to change according to their discoveries and new technologies. Consequently, education also has paradigms that are reevaluated by sociotechnical changes. The history of education has accompanied work history, since human beings began to dominate nature and make tools for the transformation of the environment they live in. The reason for writing such paper has to with the relevance of the topic because it deals with education socio technical paradigms. The methodology used by the authors was the exploratory research along with a bibliographical review. In spite of all technological development in human history, the relationship between work and education has not evolved at the same rate. Thus, the motto that says that education is the portal for labor and personal fulfillment remains. Keywords: Education. Job. Paradigm. Technology. |
id |
UNINTER-2_ebe45134335ca84e9acef825f41202d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaorganizacaosistemica.uninter.com:article/457 |
network_acronym_str |
UNINTER-2 |
network_name_str |
Revista Organização Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
Os paradigmas sociotécnicos da educação: a evolução da relação educação/trabalho com o desenvolvimento tecnológicoRESUMO O presente trabalho objetivou analisar os novos paradigmas da educação que relacionam o trabalho com o desenvolvimento da tecnologia, buscando, assim, identificar a evolução da relação educação/trabalho em um contexto social e seus novos vieses. Uma vez que paradigmas são padrões determinados por verdades ou suposições aceitas pela sociedade e que, impõem limites e regras norteadoras para um grupo de indivíduos, é de se esperar que os paradigmas mudem conforme a sociedade evolui com suas descobertas e novas tecnologias. Consequentemente a educação também tem seus paradigmas que são alterados pelas mudanças sociotécnicas. A história da educação acompanhou a do trabalho, desde que o homem começou a dominar a natureza e dela produzir ferramentas para transformar o ambiente em que vive. Levando em consideração a relevância dessa temática, justifica-se o desenvolvimento do presente artigo que abarca os paradigmas sociotécnico da educação. Para o desenvolvimento deste trabalho, usou-se a pesquisa exploratória com levantamento bibliográfico. Apesar de todo o aparato tecnológico desenvolvido na trajetória da humanidade, conclui-se que a relação entre trabalho e educação não se alterou na mesma velocidade. Assim, persiste a máxima de que a educação é a porta de entrada para o mundo do trabalho e para a realização pessoal. Palavras-chave: Educação; Trabalho. Paradigma. Tecnologia. ABSTRACT The objective of the following paper is to analyze the new paradigms of education that relate work to technology development, seeking to identify the evolution of education / work in a social context and their new biases. Since paradigms are vector-driven by truths or assumptions accepted by society and which, in a way, impose guiding limits and rules for a group of individuals, paradigms are expected to change according to their discoveries and new technologies. Consequently, education also has paradigms that are reevaluated by sociotechnical changes. The history of education has accompanied work history, since human beings began to dominate nature and make tools for the transformation of the environment they live in. The reason for writing such paper has to with the relevance of the topic because it deals with education socio technical paradigms. The methodology used by the authors was the exploratory research along with a bibliographical review. In spite of all technological development in human history, the relationship between work and education has not evolved at the same rate. Thus, the motto that says that education is the portal for labor and personal fulfillment remains. Keywords: Education. Job. Paradigm. Technology.Centro Universitário Internacional - Uninter2019-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/457Revista Organização Sistêmica; v. 8 n. 5 (2016)2316-2848reponame:Revista Organização Sistêmicainstname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)instacron:UNINTERporhttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/457/199Bernardelli, Julio CezarDias, Maria Sara de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-24T10:22:33Zoai:ojs.revistaorganizacaosistemica.uninter.com:article/457Revistahttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemicaPRIhttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/oaiclaudio.h@uninter.com||alinemge@gmail.com|| alessandra.p@uninter.com2316-28482316-2848opendoar:2019-07-24T10:22:33Revista Organização Sistêmica - Centro Universitário Internacional (UNINTER)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os paradigmas sociotécnicos da educação: a evolução da relação educação/trabalho com o desenvolvimento tecnológico |
title |
Os paradigmas sociotécnicos da educação: a evolução da relação educação/trabalho com o desenvolvimento tecnológico |
spellingShingle |
Os paradigmas sociotécnicos da educação: a evolução da relação educação/trabalho com o desenvolvimento tecnológico Bernardelli, Julio Cezar |
title_short |
Os paradigmas sociotécnicos da educação: a evolução da relação educação/trabalho com o desenvolvimento tecnológico |
title_full |
Os paradigmas sociotécnicos da educação: a evolução da relação educação/trabalho com o desenvolvimento tecnológico |
title_fullStr |
Os paradigmas sociotécnicos da educação: a evolução da relação educação/trabalho com o desenvolvimento tecnológico |
title_full_unstemmed |
Os paradigmas sociotécnicos da educação: a evolução da relação educação/trabalho com o desenvolvimento tecnológico |
title_sort |
Os paradigmas sociotécnicos da educação: a evolução da relação educação/trabalho com o desenvolvimento tecnológico |
author |
Bernardelli, Julio Cezar |
author_facet |
Bernardelli, Julio Cezar Dias, Maria Sara de Lima |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Maria Sara de Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardelli, Julio Cezar Dias, Maria Sara de Lima |
description |
RESUMO O presente trabalho objetivou analisar os novos paradigmas da educação que relacionam o trabalho com o desenvolvimento da tecnologia, buscando, assim, identificar a evolução da relação educação/trabalho em um contexto social e seus novos vieses. Uma vez que paradigmas são padrões determinados por verdades ou suposições aceitas pela sociedade e que, impõem limites e regras norteadoras para um grupo de indivíduos, é de se esperar que os paradigmas mudem conforme a sociedade evolui com suas descobertas e novas tecnologias. Consequentemente a educação também tem seus paradigmas que são alterados pelas mudanças sociotécnicas. A história da educação acompanhou a do trabalho, desde que o homem começou a dominar a natureza e dela produzir ferramentas para transformar o ambiente em que vive. Levando em consideração a relevância dessa temática, justifica-se o desenvolvimento do presente artigo que abarca os paradigmas sociotécnico da educação. Para o desenvolvimento deste trabalho, usou-se a pesquisa exploratória com levantamento bibliográfico. Apesar de todo o aparato tecnológico desenvolvido na trajetória da humanidade, conclui-se que a relação entre trabalho e educação não se alterou na mesma velocidade. Assim, persiste a máxima de que a educação é a porta de entrada para o mundo do trabalho e para a realização pessoal. Palavras-chave: Educação; Trabalho. Paradigma. Tecnologia. ABSTRACT The objective of the following paper is to analyze the new paradigms of education that relate work to technology development, seeking to identify the evolution of education / work in a social context and their new biases. Since paradigms are vector-driven by truths or assumptions accepted by society and which, in a way, impose guiding limits and rules for a group of individuals, paradigms are expected to change according to their discoveries and new technologies. Consequently, education also has paradigms that are reevaluated by sociotechnical changes. The history of education has accompanied work history, since human beings began to dominate nature and make tools for the transformation of the environment they live in. The reason for writing such paper has to with the relevance of the topic because it deals with education socio technical paradigms. The methodology used by the authors was the exploratory research along with a bibliographical review. In spite of all technological development in human history, the relationship between work and education has not evolved at the same rate. Thus, the motto that says that education is the portal for labor and personal fulfillment remains. Keywords: Education. Job. Paradigm. Technology. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/457 |
url |
https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/457 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/457/199 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário Internacional - Uninter |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário Internacional - Uninter |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Organização Sistêmica; v. 8 n. 5 (2016) 2316-2848 reponame:Revista Organização Sistêmica instname:Centro Universitário Internacional (UNINTER) instacron:UNINTER |
instname_str |
Centro Universitário Internacional (UNINTER) |
instacron_str |
UNINTER |
institution |
UNINTER |
reponame_str |
Revista Organização Sistêmica |
collection |
Revista Organização Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Organização Sistêmica - Centro Universitário Internacional (UNINTER) |
repository.mail.fl_str_mv |
claudio.h@uninter.com||alinemge@gmail.com|| alessandra.p@uninter.com |
_version_ |
1800219493795889152 |