Os paradigmas sociotécnicos da educação: a evolução da relação educação/trabalho com o desenvolvimento tecnológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardelli, Julio Cezar
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Dias, Maria Sara de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Organização Sistêmica
Texto Completo: https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/457
Resumo: RESUMO O presente trabalho objetivou analisar os novos paradigmas da educação que relacionam o trabalho com o desenvolvimento da tecnologia, buscando, assim, identificar a evolução da relação educação/trabalho em um contexto social e seus novos vieses. Uma vez que paradigmas são padrões determinados por verdades ou suposições aceitas pela sociedade e que, impõem limites e regras norteadoras para um grupo de indivíduos, é de se esperar que os paradigmas mudem conforme a sociedade evolui com suas descobertas e novas tecnologias. Consequentemente a educação também tem seus paradigmas que são alterados pelas mudanças sociotécnicas. A história da educação acompanhou a do trabalho, desde que o homem começou a dominar a natureza e dela produzir ferramentas para transformar o ambiente em que vive. Levando em consideração a relevância dessa temática, justifica-se o desenvolvimento do presente artigo que abarca os paradigmas sociotécnico da educação. Para o desenvolvimento deste trabalho, usou-se a pesquisa exploratória com levantamento bibliográfico. Apesar de todo o aparato tecnológico desenvolvido na trajetória da humanidade, conclui-se que a relação entre trabalho e educação não se alterou na mesma velocidade. Assim, persiste a máxima de que a educação é a porta de entrada para o mundo do trabalho e para a realização pessoal. Palavras-chave: Educação; Trabalho. Paradigma. Tecnologia. ABSTRACT The objective of the following paper is to analyze the new paradigms of education that relate work to technology development, seeking to identify the evolution of education / work in a social context and their new biases. Since paradigms are vector-driven by truths or assumptions accepted by society and which, in a way, impose guiding limits and rules for a group of individuals, paradigms are expected to change according to their discoveries and new technologies. Consequently, education also has paradigms that are reevaluated by sociotechnical changes. The history of education has accompanied work history, since human beings began to dominate nature and make tools for the transformation of the environment they live in. The reason for writing such paper has to with the relevance of the topic because it deals with education socio technical paradigms. The methodology used by the authors was the exploratory research along with a bibliographical review. In spite of all technological development in human history, the relationship between work and education has not evolved at the same rate. Thus, the motto that says that education is the portal for labor and personal fulfillment remains. Keywords: Education. Job. Paradigm. Technology.
id UNINTER-2_ebe45134335ca84e9acef825f41202d6
oai_identifier_str oai:ojs.revistaorganizacaosistemica.uninter.com:article/457
network_acronym_str UNINTER-2
network_name_str Revista Organização Sistêmica
repository_id_str
spelling Os paradigmas sociotécnicos da educação: a evolução da relação educação/trabalho com o desenvolvimento tecnológicoRESUMO O presente trabalho objetivou analisar os novos paradigmas da educação que relacionam o trabalho com o desenvolvimento da tecnologia, buscando, assim, identificar a evolução da relação educação/trabalho em um contexto social e seus novos vieses. Uma vez que paradigmas são padrões determinados por verdades ou suposições aceitas pela sociedade e que, impõem limites e regras norteadoras para um grupo de indivíduos, é de se esperar que os paradigmas mudem conforme a sociedade evolui com suas descobertas e novas tecnologias. Consequentemente a educação também tem seus paradigmas que são alterados pelas mudanças sociotécnicas. A história da educação acompanhou a do trabalho, desde que o homem começou a dominar a natureza e dela produzir ferramentas para transformar o ambiente em que vive. Levando em consideração a relevância dessa temática, justifica-se o desenvolvimento do presente artigo que abarca os paradigmas sociotécnico da educação. Para o desenvolvimento deste trabalho, usou-se a pesquisa exploratória com levantamento bibliográfico. Apesar de todo o aparato tecnológico desenvolvido na trajetória da humanidade, conclui-se que a relação entre trabalho e educação não se alterou na mesma velocidade. Assim, persiste a máxima de que a educação é a porta de entrada para o mundo do trabalho e para a realização pessoal. Palavras-chave: Educação; Trabalho. Paradigma. Tecnologia. ABSTRACT The objective of the following paper is to analyze the new paradigms of education that relate work to technology development, seeking to identify the evolution of education / work in a social context and their new biases. Since paradigms are vector-driven by truths or assumptions accepted by society and which, in a way, impose guiding limits and rules for a group of individuals, paradigms are expected to change according to their discoveries and new technologies. Consequently, education also has paradigms that are reevaluated by sociotechnical changes. The history of education has accompanied work history, since human beings began to dominate nature and make tools for the transformation of the environment they live in. The reason for writing such paper has to with the relevance of the topic because it deals with education socio technical paradigms. The methodology used by the authors was the exploratory research along with a bibliographical review. In spite of all technological development in human history, the relationship between work and education has not evolved at the same rate. Thus, the motto that says that education is the portal for labor and personal fulfillment remains. Keywords: Education. Job. Paradigm. Technology.Centro Universitário Internacional - Uninter2019-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/457Revista Organização Sistêmica; v. 8 n. 5 (2016)2316-2848reponame:Revista Organização Sistêmicainstname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)instacron:UNINTERporhttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/457/199Bernardelli, Julio CezarDias, Maria Sara de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-24T10:22:33Zoai:ojs.revistaorganizacaosistemica.uninter.com:article/457Revistahttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemicaPRIhttps://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/oaiclaudio.h@uninter.com||alinemge@gmail.com|| alessandra.p@uninter.com2316-28482316-2848opendoar:2019-07-24T10:22:33Revista Organização Sistêmica - Centro Universitário Internacional (UNINTER)false
dc.title.none.fl_str_mv Os paradigmas sociotécnicos da educação: a evolução da relação educação/trabalho com o desenvolvimento tecnológico
title Os paradigmas sociotécnicos da educação: a evolução da relação educação/trabalho com o desenvolvimento tecnológico
spellingShingle Os paradigmas sociotécnicos da educação: a evolução da relação educação/trabalho com o desenvolvimento tecnológico
Bernardelli, Julio Cezar
title_short Os paradigmas sociotécnicos da educação: a evolução da relação educação/trabalho com o desenvolvimento tecnológico
title_full Os paradigmas sociotécnicos da educação: a evolução da relação educação/trabalho com o desenvolvimento tecnológico
title_fullStr Os paradigmas sociotécnicos da educação: a evolução da relação educação/trabalho com o desenvolvimento tecnológico
title_full_unstemmed Os paradigmas sociotécnicos da educação: a evolução da relação educação/trabalho com o desenvolvimento tecnológico
title_sort Os paradigmas sociotécnicos da educação: a evolução da relação educação/trabalho com o desenvolvimento tecnológico
author Bernardelli, Julio Cezar
author_facet Bernardelli, Julio Cezar
Dias, Maria Sara de Lima
author_role author
author2 Dias, Maria Sara de Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardelli, Julio Cezar
Dias, Maria Sara de Lima
description RESUMO O presente trabalho objetivou analisar os novos paradigmas da educação que relacionam o trabalho com o desenvolvimento da tecnologia, buscando, assim, identificar a evolução da relação educação/trabalho em um contexto social e seus novos vieses. Uma vez que paradigmas são padrões determinados por verdades ou suposições aceitas pela sociedade e que, impõem limites e regras norteadoras para um grupo de indivíduos, é de se esperar que os paradigmas mudem conforme a sociedade evolui com suas descobertas e novas tecnologias. Consequentemente a educação também tem seus paradigmas que são alterados pelas mudanças sociotécnicas. A história da educação acompanhou a do trabalho, desde que o homem começou a dominar a natureza e dela produzir ferramentas para transformar o ambiente em que vive. Levando em consideração a relevância dessa temática, justifica-se o desenvolvimento do presente artigo que abarca os paradigmas sociotécnico da educação. Para o desenvolvimento deste trabalho, usou-se a pesquisa exploratória com levantamento bibliográfico. Apesar de todo o aparato tecnológico desenvolvido na trajetória da humanidade, conclui-se que a relação entre trabalho e educação não se alterou na mesma velocidade. Assim, persiste a máxima de que a educação é a porta de entrada para o mundo do trabalho e para a realização pessoal. Palavras-chave: Educação; Trabalho. Paradigma. Tecnologia. ABSTRACT The objective of the following paper is to analyze the new paradigms of education that relate work to technology development, seeking to identify the evolution of education / work in a social context and their new biases. Since paradigms are vector-driven by truths or assumptions accepted by society and which, in a way, impose guiding limits and rules for a group of individuals, paradigms are expected to change according to their discoveries and new technologies. Consequently, education also has paradigms that are reevaluated by sociotechnical changes. The history of education has accompanied work history, since human beings began to dominate nature and make tools for the transformation of the environment they live in. The reason for writing such paper has to with the relevance of the topic because it deals with education socio technical paradigms. The methodology used by the authors was the exploratory research along with a bibliographical review. In spite of all technological development in human history, the relationship between work and education has not evolved at the same rate. Thus, the motto that says that education is the portal for labor and personal fulfillment remains. Keywords: Education. Job. Paradigm. Technology.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/457
url https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasuninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/457/199
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Internacional - Uninter
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Internacional - Uninter
dc.source.none.fl_str_mv Revista Organização Sistêmica; v. 8 n. 5 (2016)
2316-2848
reponame:Revista Organização Sistêmica
instname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron:UNINTER
instname_str Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron_str UNINTER
institution UNINTER
reponame_str Revista Organização Sistêmica
collection Revista Organização Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Organização Sistêmica - Centro Universitário Internacional (UNINTER)
repository.mail.fl_str_mv claudio.h@uninter.com||alinemge@gmail.com|| alessandra.p@uninter.com
_version_ 1800219493795889152