Autismo e inclusão escolar: O cotidiano nas escolas regulares e a inclusão dos alunos com (TEA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Marielle Alves Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional Uninter
Texto Completo: https://repositorio.uninter.com/handle/1/875
Resumo: O presente artigo aborda a perspectiva das pessoas com autismo e seu atendimento nas escolas regulares do município de Uberaba. Tal problemática consiste em como está sendo feito a inclusão destes alunos e alunas e se de fato está acontecendo de forma efetiva ou se os alunos do espectro autista estão apenas integrados nos espaços regulares de ensino. Portanto, o objetivo central a partir deste estudo é contribuir para conscientizar e demonstrar a importância de a inclusão acontecer em sua integralidade, cujo foco foi conhecer de perto a realidade vivenciada destes estudantes. Para tanto, foi empregada como metodologia a revisão bibliográfica de estudos de importantes autores elencados ao longo do texto acerca do tema. Assim como análise da Lei Federal 13.146/2015, que institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência bem como a Lei Federal 12.764 /2012, mais conhecida como lei Berenice Piana ou lei dos autistas. Após a Lei Federal 12.764 de 2012 ser sancionada houve um aumento expressivo de alunos com deficiência nas escolas regulares de ensino, consequentemente o aumento destes educandos nas escolas municipais no município de Uberaba-MG. Após a lei Berenice Piana, muitos alunos com autismo que estudavam nas escolas especiais ingressaram nas escolas regulares na perspectiva da educação inclusiva. Nesse sentido, o referido artigo mostra a importância de um trabalho inclusivo de qualidade, bem como a magnitude da criação de projetos e ações proporcionadas pelos espaços escolares na contribuição do conhecimento e acolhimento de toda a diversidade, que seja capaz de assegurar o acesso a todos os alunos dentro do espectro autista na educação regular. Deste modo, reforçamos a perspectiva de acesso à direitos das pessoas com TEA, visando práticas pedagógicas que possam contribuir para o desenvolvimento destes alunos com a garantia das adaptações necessárias para uma boa aprendizagem, bem como conviver com a diversidade de forma respeitosa com oportunidades e equidade.
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