Utilização de metodologias ativas no Ensino de Biologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional Uninter |
Texto Completo: | https://repositorio.uninter.com/handle/1/1143 |
Resumo: | A sociedade moderna vive profundas transformações, especialmente na educação. O perfil do aluno mudou e consequentemente há necessidade de mudar a tradicional aula expositiva por atividades que envolvam o aluno e o fazem refletir, solucionar problemas, melhorar a qualidade de aprendizagem. Sendo assim, as Metodologias Ativas surgem para modificar a metodologia tradicional e dar novo sentido ao ensino. O presente estudo teve como objetivo verificar as principais metodologias ativas utilizadas no ensino de Biologia, identificando as principais dificuldades na sua aplicação. Para alcançar os objetivos propostos foram realizadas pesquisas bibliográficas em artigos científicos e livros didáticos. As principais metodologias ativas utilizadas são: Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL); Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL); Peer Instruction (PI); Just-in-time Teaching (JiTT); Aprendizagem Baseada em Times (TBL); Método de Caso; Simulações, Sala de aula invertida, entre outros. Foi constatado que as principais dificuldades encontradas pelos professores na aplicação das metodologias estão ligadas falta de capacitação, grande carga horária de aulas, falta de tempo para planejamento, pouca motivação e condições precárias do ambiente escolar. Várias são as metodologias que podem ser aplicadas e cabe ao professor analisar qual se adapta melhor ao contexto escolar que está inserido. |
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As principais metodologias ativas utilizadas são: Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL); Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL); Peer Instruction (PI); Just-in-time Teaching (JiTT); Aprendizagem Baseada em Times (TBL); Método de Caso; Simulações, Sala de aula invertida, entre outros. Foi constatado que as principais dificuldades encontradas pelos professores na aplicação das metodologias estão ligadas falta de capacitação, grande carga horária de aulas, falta de tempo para planejamento, pouca motivação e condições precárias do ambiente escolar. 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