DISCUSSÕES SOBRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9959 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo compreender como as pesquisas têm abordado o diálogo da aprendizagem significativa como um aspecto imprescindível na formação dentro das ações de educação permanente em saúde. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados LILACS e SCIELO. Como critérios de inclusão foram selecionados artigos em português, no período de cinco anos e que tivessem a temática da Aprendizagem Significativa na Educação Permanente em Saúde. Resultados: Utilizando o cruzamento entre os DeCS “Educação Permanente” and “Aprendizagem significativa'' and “Saúde”, foram encontrados 2380 periódicos, destes 1295 na base de dados LILACS e 896 SCIELO. Porém, apenas 11 artigos estavam de acordo os critérios de inclusão estabelecidos acima, sendo destes 9 (81,81%) da base de dados LILACS e 2 (18,19%) da base SCIELO. Discussões: A leitura da produção científica encontrada, possibilitou identificar que há ainda ausência quanto a discussões sobre o campo da aprendizagem significativa dentro da EPS, no sentido de identificar os conceitos da aprendizagem e seus desdobramentos para a formação no campo da saúde. Essa lacuna dialoga com a necessidade de pensarmos na formação dos profissionais para além das questões técnicas e/ou relacionadas ao conteúdo, mas da formação para a aprendizagem e da criação de espaços cotidianos criativos onde o aprender e o ensinar são ferramentas perceptíveis do processo de trabalho. Conclusão: Esta pesquisa possibilitou visualizar que há ainda um espaço importante de diálogo que precisa ser construído entre os marcos metodológicos, referentes ao processo de ensino-aprendizagem engendrados na PNEPS e seus desdobramentos nas ações, considerando que para que haja a aprendizagem é preciso compreender de que maneira ela ocorre, como ocorre e como pode ser significativa. |
id |
UNIPAR-1_2c163efe7451560ad03380fa024a8ba9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/9959 |
network_acronym_str |
UNIPAR-1 |
network_name_str |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DISCUSSÕES SOBRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVAAprendizagemEducação PermanenteSaúdeO presente estudo teve como objetivo compreender como as pesquisas têm abordado o diálogo da aprendizagem significativa como um aspecto imprescindível na formação dentro das ações de educação permanente em saúde. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados LILACS e SCIELO. Como critérios de inclusão foram selecionados artigos em português, no período de cinco anos e que tivessem a temática da Aprendizagem Significativa na Educação Permanente em Saúde. Resultados: Utilizando o cruzamento entre os DeCS “Educação Permanente” and “Aprendizagem significativa'' and “Saúde”, foram encontrados 2380 periódicos, destes 1295 na base de dados LILACS e 896 SCIELO. Porém, apenas 11 artigos estavam de acordo os critérios de inclusão estabelecidos acima, sendo destes 9 (81,81%) da base de dados LILACS e 2 (18,19%) da base SCIELO. Discussões: A leitura da produção científica encontrada, possibilitou identificar que há ainda ausência quanto a discussões sobre o campo da aprendizagem significativa dentro da EPS, no sentido de identificar os conceitos da aprendizagem e seus desdobramentos para a formação no campo da saúde. Essa lacuna dialoga com a necessidade de pensarmos na formação dos profissionais para além das questões técnicas e/ou relacionadas ao conteúdo, mas da formação para a aprendizagem e da criação de espaços cotidianos criativos onde o aprender e o ensinar são ferramentas perceptíveis do processo de trabalho. Conclusão: Esta pesquisa possibilitou visualizar que há ainda um espaço importante de diálogo que precisa ser construído entre os marcos metodológicos, referentes ao processo de ensino-aprendizagem engendrados na PNEPS e seus desdobramentos nas ações, considerando que para que haja a aprendizagem é preciso compreender de que maneira ela ocorre, como ocorre e como pode ser significativa.UNIPAR2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/995910.25110/arqsaude.v27i5.2023-067Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 5 (2023); 3183-31971982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9959/4750Maués, Victor Matheus SilvaMoraes, Pilar Maria de Oliveirade Souza, Carlos Jefferson Santanae Silva, Luciana Tábatha Souzade Oliveira, Dayvison Santosda Rocha, Nathaska Lorrana SantiagoMonteiro, Camila NegrãoMaués, Nayara Caroline SilvaCarrera, Hanna Ariane MonteiroTrindade, Creusa Barbosa dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-29T11:45:55Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/9959Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2023-05-29T11:45:55Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DISCUSSÕES SOBRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title |
DISCUSSÕES SOBRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
spellingShingle |
DISCUSSÕES SOBRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA Maués, Victor Matheus Silva Aprendizagem Educação Permanente Saúde |
title_short |
DISCUSSÕES SOBRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title_full |
DISCUSSÕES SOBRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title_fullStr |
DISCUSSÕES SOBRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title_full_unstemmed |
DISCUSSÕES SOBRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title_sort |
DISCUSSÕES SOBRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
author |
Maués, Victor Matheus Silva |
author_facet |
Maués, Victor Matheus Silva Moraes, Pilar Maria de Oliveira de Souza, Carlos Jefferson Santana e Silva, Luciana Tábatha Souza de Oliveira, Dayvison Santos da Rocha, Nathaska Lorrana Santiago Monteiro, Camila Negrão Maués, Nayara Caroline Silva Carrera, Hanna Ariane Monteiro Trindade, Creusa Barbosa dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Moraes, Pilar Maria de Oliveira de Souza, Carlos Jefferson Santana e Silva, Luciana Tábatha Souza de Oliveira, Dayvison Santos da Rocha, Nathaska Lorrana Santiago Monteiro, Camila Negrão Maués, Nayara Caroline Silva Carrera, Hanna Ariane Monteiro Trindade, Creusa Barbosa dos Santos |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maués, Victor Matheus Silva Moraes, Pilar Maria de Oliveira de Souza, Carlos Jefferson Santana e Silva, Luciana Tábatha Souza de Oliveira, Dayvison Santos da Rocha, Nathaska Lorrana Santiago Monteiro, Camila Negrão Maués, Nayara Caroline Silva Carrera, Hanna Ariane Monteiro Trindade, Creusa Barbosa dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Educação Permanente Saúde |
topic |
Aprendizagem Educação Permanente Saúde |
description |
O presente estudo teve como objetivo compreender como as pesquisas têm abordado o diálogo da aprendizagem significativa como um aspecto imprescindível na formação dentro das ações de educação permanente em saúde. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados LILACS e SCIELO. Como critérios de inclusão foram selecionados artigos em português, no período de cinco anos e que tivessem a temática da Aprendizagem Significativa na Educação Permanente em Saúde. Resultados: Utilizando o cruzamento entre os DeCS “Educação Permanente” and “Aprendizagem significativa'' and “Saúde”, foram encontrados 2380 periódicos, destes 1295 na base de dados LILACS e 896 SCIELO. Porém, apenas 11 artigos estavam de acordo os critérios de inclusão estabelecidos acima, sendo destes 9 (81,81%) da base de dados LILACS e 2 (18,19%) da base SCIELO. Discussões: A leitura da produção científica encontrada, possibilitou identificar que há ainda ausência quanto a discussões sobre o campo da aprendizagem significativa dentro da EPS, no sentido de identificar os conceitos da aprendizagem e seus desdobramentos para a formação no campo da saúde. Essa lacuna dialoga com a necessidade de pensarmos na formação dos profissionais para além das questões técnicas e/ou relacionadas ao conteúdo, mas da formação para a aprendizagem e da criação de espaços cotidianos criativos onde o aprender e o ensinar são ferramentas perceptíveis do processo de trabalho. Conclusão: Esta pesquisa possibilitou visualizar que há ainda um espaço importante de diálogo que precisa ser construído entre os marcos metodológicos, referentes ao processo de ensino-aprendizagem engendrados na PNEPS e seus desdobramentos nas ações, considerando que para que haja a aprendizagem é preciso compreender de que maneira ela ocorre, como ocorre e como pode ser significativa. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9959 10.25110/arqsaude.v27i5.2023-067 |
url |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9959 |
identifier_str_mv |
10.25110/arqsaude.v27i5.2023-067 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9959/4750 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIPAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIPAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 5 (2023); 3183-3197 1982-114X reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) instname:Universidade Paranaense (UNIPAR) instacron:UNIPAR |
instname_str |
Universidade Paranaense (UNIPAR) |
instacron_str |
UNIPAR |
institution |
UNIPAR |
reponame_str |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
collection |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br |
_version_ |
1800218856910749696 |