ENSINO TÉCNICO DE ENFERMAGEM E AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soster, Cecilia Biasibetti
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ferreira, Michele da Rosa, Dornfeld, Dinara, Einloft, Fernanda Miranda Seixas, Fajardo, Ananyr Porto, Romer, Carolina Melo, Bertoncello, Kátia Cilene Godinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8920
Resumo: Técnicos de enfermagem compreendem a maior força de trabalho na área da saúde, contudo, existem poucas publicações sobre a formação deste profissional. Este estudo objetivou identificar na literatura as metodologias ativas de ensino-aprendizagem utilizadas no processo formativo dos cursos técnicos em enfermagem. O método utilizado foi uma revisão integrativa de literatura que incluiu estudos indexados nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), SciELO, MEDLINE, CINAHL, Web of Science e SCOPUS, publicados entre 2011 e 2021. Esta revisão foi estruturada em cinco passos metodológicos e os dados foram analisados qualitativamente.  Identificou-se 988 registros, dos quais foram selecionados 6 artigos, totalizando 151 sujeitos e 24 instituições de ensino públicas e privadas. As intervenções identificadas foram: storytelling, mentoring, feedback, problematização e prática simulada.  Docentes e discentes reconheceram a influência positiva das metodologias ativas no processo formativo de técnicos em enfermagem.  Apesar de qualificados, os docentes manifestaram insegurança para uso deste método, sendo necessário um investimento e apoio institucional e a valorização do corpo docente para fomentar essa prática. Destaca-se ainda uma escassez de estudos com qualidade metodológica acerca da educação técnica em enfermagem, evidenciando um interesse científico incipiente nesta área.
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