ENSINO TÉCNICO DE ENFERMAGEM E AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8920 |
Resumo: | Técnicos de enfermagem compreendem a maior força de trabalho na área da saúde, contudo, existem poucas publicações sobre a formação deste profissional. Este estudo objetivou identificar na literatura as metodologias ativas de ensino-aprendizagem utilizadas no processo formativo dos cursos técnicos em enfermagem. O método utilizado foi uma revisão integrativa de literatura que incluiu estudos indexados nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), SciELO, MEDLINE, CINAHL, Web of Science e SCOPUS, publicados entre 2011 e 2021. Esta revisão foi estruturada em cinco passos metodológicos e os dados foram analisados qualitativamente. Identificou-se 988 registros, dos quais foram selecionados 6 artigos, totalizando 151 sujeitos e 24 instituições de ensino públicas e privadas. As intervenções identificadas foram: storytelling, mentoring, feedback, problematização e prática simulada. Docentes e discentes reconheceram a influência positiva das metodologias ativas no processo formativo de técnicos em enfermagem. Apesar de qualificados, os docentes manifestaram insegurança para uso deste método, sendo necessário um investimento e apoio institucional e a valorização do corpo docente para fomentar essa prática. Destaca-se ainda uma escassez de estudos com qualidade metodológica acerca da educação técnica em enfermagem, evidenciando um interesse científico incipiente nesta área. |
id |
UNIPAR-1_5d5f296f766fc2fcd8689fc7d9681a94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/8920 |
network_acronym_str |
UNIPAR-1 |
network_name_str |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO TÉCNICO DE ENFERMAGEM E AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVATécnicos de enfermagem compreendem a maior força de trabalho na área da saúde, contudo, existem poucas publicações sobre a formação deste profissional. Este estudo objetivou identificar na literatura as metodologias ativas de ensino-aprendizagem utilizadas no processo formativo dos cursos técnicos em enfermagem. O método utilizado foi uma revisão integrativa de literatura que incluiu estudos indexados nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), SciELO, MEDLINE, CINAHL, Web of Science e SCOPUS, publicados entre 2011 e 2021. Esta revisão foi estruturada em cinco passos metodológicos e os dados foram analisados qualitativamente. Identificou-se 988 registros, dos quais foram selecionados 6 artigos, totalizando 151 sujeitos e 24 instituições de ensino públicas e privadas. As intervenções identificadas foram: storytelling, mentoring, feedback, problematização e prática simulada. Docentes e discentes reconheceram a influência positiva das metodologias ativas no processo formativo de técnicos em enfermagem. Apesar de qualificados, os docentes manifestaram insegurança para uso deste método, sendo necessário um investimento e apoio institucional e a valorização do corpo docente para fomentar essa prática. Destaca-se ainda uma escassez de estudos com qualidade metodológica acerca da educação técnica em enfermagem, evidenciando um interesse científico incipiente nesta área.UNIPAR2022-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/892010.25110/arqsaude.v26i3.2022.8920Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 26 n. 3 (2022)1982-114X10.25110/arqsaude.v26i3.2022reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8920/4435Copyright (c) 2022 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPARinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoster, Cecilia BiasibettiFerreira, Michele da RosaDornfeld, DinaraEinloft, Fernanda Miranda SeixasFajardo, Ananyr PortoRomer, Carolina MeloBertoncello, Kátia Cilene Godinho2022-12-02T08:47:26Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/8920Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2022-12-02T08:47:26Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO TÉCNICO DE ENFERMAGEM E AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title |
ENSINO TÉCNICO DE ENFERMAGEM E AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
spellingShingle |
ENSINO TÉCNICO DE ENFERMAGEM E AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA Soster, Cecilia Biasibetti |
title_short |
ENSINO TÉCNICO DE ENFERMAGEM E AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title_full |
ENSINO TÉCNICO DE ENFERMAGEM E AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title_fullStr |
ENSINO TÉCNICO DE ENFERMAGEM E AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title_full_unstemmed |
ENSINO TÉCNICO DE ENFERMAGEM E AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
title_sort |
ENSINO TÉCNICO DE ENFERMAGEM E AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
author |
Soster, Cecilia Biasibetti |
author_facet |
Soster, Cecilia Biasibetti Ferreira, Michele da Rosa Dornfeld, Dinara Einloft, Fernanda Miranda Seixas Fajardo, Ananyr Porto Romer, Carolina Melo Bertoncello, Kátia Cilene Godinho |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Michele da Rosa Dornfeld, Dinara Einloft, Fernanda Miranda Seixas Fajardo, Ananyr Porto Romer, Carolina Melo Bertoncello, Kátia Cilene Godinho |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soster, Cecilia Biasibetti Ferreira, Michele da Rosa Dornfeld, Dinara Einloft, Fernanda Miranda Seixas Fajardo, Ananyr Porto Romer, Carolina Melo Bertoncello, Kátia Cilene Godinho |
description |
Técnicos de enfermagem compreendem a maior força de trabalho na área da saúde, contudo, existem poucas publicações sobre a formação deste profissional. Este estudo objetivou identificar na literatura as metodologias ativas de ensino-aprendizagem utilizadas no processo formativo dos cursos técnicos em enfermagem. O método utilizado foi uma revisão integrativa de literatura que incluiu estudos indexados nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), SciELO, MEDLINE, CINAHL, Web of Science e SCOPUS, publicados entre 2011 e 2021. Esta revisão foi estruturada em cinco passos metodológicos e os dados foram analisados qualitativamente. Identificou-se 988 registros, dos quais foram selecionados 6 artigos, totalizando 151 sujeitos e 24 instituições de ensino públicas e privadas. As intervenções identificadas foram: storytelling, mentoring, feedback, problematização e prática simulada. Docentes e discentes reconheceram a influência positiva das metodologias ativas no processo formativo de técnicos em enfermagem. Apesar de qualificados, os docentes manifestaram insegurança para uso deste método, sendo necessário um investimento e apoio institucional e a valorização do corpo docente para fomentar essa prática. Destaca-se ainda uma escassez de estudos com qualidade metodológica acerca da educação técnica em enfermagem, evidenciando um interesse científico incipiente nesta área. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8920 10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8920 |
url |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8920 |
identifier_str_mv |
10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8920 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8920/4435 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIPAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIPAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 26 n. 3 (2022) 1982-114X 10.25110/arqsaude.v26i3.2022 reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) instname:Universidade Paranaense (UNIPAR) instacron:UNIPAR |
instname_str |
Universidade Paranaense (UNIPAR) |
instacron_str |
UNIPAR |
institution |
UNIPAR |
reponame_str |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
collection |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br |
_version_ |
1800218855801356288 |