Percepção de famílias quanto à escolarização de indivíduos com transtorno do espectro autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Beatriz Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5170/tde-23092022-123652/
Resumo: Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento. Nele crianças podem apresentar dificuldades de aprendizagem durante o desenvolvimento, ou uma aprendizagem não linear. Com isso muitas vezes há necessidade de adaptação na forma de ensino, no qual exige que os pais acompanhem de perto e conheçam as dificuldades escolares a ser enfrentadas, principalmente do ensino inclusivo brasileiro. Objetivo: O Objetivo deste estudo foi conhecer a percepção de pais e cuidadores de crianças e adolescentes diagnosticadas com TEA, de 3 a 5 anos no grupo um e 6 a 14 anos no grupo dois, matriculados em escola regular (pública e privada) ou em escola especial, a respeito do processo de escolarização de seu filho, antes e durante o período de pandemia de COVID-19. Metodologia: Foi aplicado um questionário por meio da plataforma online gratuita Survio com 23 perguntas para o grupo um e 27 perguntas para o grupo dois. Resultados: Participaram desta pesquisa 45 pessoas, sendo 21 do grupo um e 24 do grupo dois. A maioria dos participantes desta pesquisa foram caracterizados por mães sendo 94,44% do grupo um e 95% do grupo dois. A maioria dos responsáveis acompanhavam as atividades de seus filhos todos os dias antes da pandemia sendo o grupo um 61,11% e o grupo dois 80%. E o grupo um disse estar satisfeito com a preparação dos professores antes da pandemia com 55,56%, já o grupo dois não estava satisfeito com 55%. Durante a pandemia poucos foram as crianças que receberam material adaptado no grupo um 66,67% não receberam e o grupo dois 60%. Durante este período os familiares dividiram seus aparelhos eletrônicos para as aulas remotas, sendo 55,56% do grupo um e 45% do grupo dois. Ainda com as dificuldades enfrentadas, pais ficaram divididos quanto se o conteúdo foi efetivamente aprendido durante o período de pandemia. Conclusão: Segundo a percepção dos pais, escolas ainda apresentam pouco preparo para crianças e adolescentes com TEA
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spelling Percepção de famílias quanto à escolarização de indivíduos com transtorno do espectro autistaPerception of families about the schooling of individuals with autism spectrum disorderAprendizagemAutismAutismoCOVID-19 pandemicEnsino remotoEscolaridadeLearningPaisPandemia de COVID-19ParentsRemote teachingSchoolingIntrodução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento. Nele crianças podem apresentar dificuldades de aprendizagem durante o desenvolvimento, ou uma aprendizagem não linear. Com isso muitas vezes há necessidade de adaptação na forma de ensino, no qual exige que os pais acompanhem de perto e conheçam as dificuldades escolares a ser enfrentadas, principalmente do ensino inclusivo brasileiro. Objetivo: O Objetivo deste estudo foi conhecer a percepção de pais e cuidadores de crianças e adolescentes diagnosticadas com TEA, de 3 a 5 anos no grupo um e 6 a 14 anos no grupo dois, matriculados em escola regular (pública e privada) ou em escola especial, a respeito do processo de escolarização de seu filho, antes e durante o período de pandemia de COVID-19. Metodologia: Foi aplicado um questionário por meio da plataforma online gratuita Survio com 23 perguntas para o grupo um e 27 perguntas para o grupo dois. Resultados: Participaram desta pesquisa 45 pessoas, sendo 21 do grupo um e 24 do grupo dois. A maioria dos participantes desta pesquisa foram caracterizados por mães sendo 94,44% do grupo um e 95% do grupo dois. A maioria dos responsáveis acompanhavam as atividades de seus filhos todos os dias antes da pandemia sendo o grupo um 61,11% e o grupo dois 80%. E o grupo um disse estar satisfeito com a preparação dos professores antes da pandemia com 55,56%, já o grupo dois não estava satisfeito com 55%. Durante a pandemia poucos foram as crianças que receberam material adaptado no grupo um 66,67% não receberam e o grupo dois 60%. Durante este período os familiares dividiram seus aparelhos eletrônicos para as aulas remotas, sendo 55,56% do grupo um e 45% do grupo dois. Ainda com as dificuldades enfrentadas, pais ficaram divididos quanto se o conteúdo foi efetivamente aprendido durante o período de pandemia. Conclusão: Segundo a percepção dos pais, escolas ainda apresentam pouco preparo para crianças e adolescentes com TEAIntroduction: Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder. In it, children may have learning difficulties during development, or non-linear learning. As a result, there is often a need for adaptation in the form of teaching, which requires parents to closely monitor and learn about the school difficulties to be faced, especially in Brazilian inclusive education. Objective: The objective of this study was to know the perception of parents and caregivers of children and tennagers diagnosed with ASD, aged 3 to 5 years in group one and 6 to 14 years in group two, enrolled in regular schools (public and private) or in special school, regarding your child\'s schooling process, before and during the COVID-19 pandemic period. Methodology: A questionnaire was applied through the free online platform Survio with 23 questions for group one and 27 questions for group two. Results: A total of 45 people participated in this research, 21 from group one and 24 from group two. Most of the participants in this research were characterized by mothers, 94.44% from group one and 95% from group two. Most of those responsible followed the activities of their children every day before the pandemic, with group one 61.11% and group two 80%. And group one said they were satisfied with the preparation of teachers before the pandemic with 55.56%, while group two was not satisfied with 55%. During the pandemic, few children received adapted material in group one 66.67% did not receive it and group two 60%. During this period, family members shared their electronic devices for remote classes, with 55.56% in group one and 45% in group two. Even with the difficulties faced, parents were divided as to whether the content was effectively learned during the pandemic period. Conclusion: According to the perception of parents, schools still have little preparation for children and adolescents with ASDBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFernandes, Fernanda Dreux MirandaFerreira, Beatriz Rodrigues2022-06-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5170/tde-23092022-123652/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-10-27T12:17:26Zoai:teses.usp.br:tde-23092022-123652Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-10-27T12:17:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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