COMPETÊNCIA NA ESCOLA: A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/43 |
Resumo: | Mediante a falta de clareza acerca da noção de competências entre pesquisadores e professores, o presente artigo, se propôs a analisar as concepções de competência por parte de professores de física que atuam no ensino médio técnico profissionalizante. A pesquisa foi elaborada principalmente com base teórica nas contribuições de Perrenoud (1999), Duarte (2001), Ricardo (2010) e Morin (2001). Sendo desenvolvida a partir de revisão de literatura, realização de entrevistas semiestruturadas e análise dos dados, oportunidade em que se buscou produzir inferências que contribuíssem para elucidar questões importantes para a pesquisa. O trabalho realizado revelou que é necessário problematizarmos a construção de competências para além dos muros da escola e das práticas de ensino. |
id |
UNIPLAC_66d913eb8e718cbc14fbda5d5b35d442 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.icepsc.com.br:article/43 |
network_acronym_str |
UNIPLAC |
network_name_str |
Revista Gepesvida |
repository_id_str |
|
spelling |
COMPETÊNCIA NA ESCOLA: A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICAMediante a falta de clareza acerca da noção de competências entre pesquisadores e professores, o presente artigo, se propôs a analisar as concepções de competência por parte de professores de física que atuam no ensino médio técnico profissionalizante. A pesquisa foi elaborada principalmente com base teórica nas contribuições de Perrenoud (1999), Duarte (2001), Ricardo (2010) e Morin (2001). Sendo desenvolvida a partir de revisão de literatura, realização de entrevistas semiestruturadas e análise dos dados, oportunidade em que se buscou produzir inferências que contribuíssem para elucidar questões importantes para a pesquisa. O trabalho realizado revelou que é necessário problematizarmos a construção de competências para além dos muros da escola e das práticas de ensino. Editora ICEPGonçalves, Marines D; UNIPLAC2015-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/43Revista GepesVida; v. 1, n. 1 (2015): Educação e Competência2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/43/25info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-10T16:25:11Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/43Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2015-11-10T16:25:11Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMPETÊNCIA NA ESCOLA: A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA |
title |
COMPETÊNCIA NA ESCOLA: A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA |
spellingShingle |
COMPETÊNCIA NA ESCOLA: A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA Gonçalves, Marines D; UNIPLAC |
title_short |
COMPETÊNCIA NA ESCOLA: A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA |
title_full |
COMPETÊNCIA NA ESCOLA: A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA |
title_fullStr |
COMPETÊNCIA NA ESCOLA: A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA |
title_full_unstemmed |
COMPETÊNCIA NA ESCOLA: A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA |
title_sort |
COMPETÊNCIA NA ESCOLA: A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA |
author |
Gonçalves, Marines D; UNIPLAC |
author_facet |
Gonçalves, Marines D; UNIPLAC |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Marines D; UNIPLAC |
description |
Mediante a falta de clareza acerca da noção de competências entre pesquisadores e professores, o presente artigo, se propôs a analisar as concepções de competência por parte de professores de física que atuam no ensino médio técnico profissionalizante. A pesquisa foi elaborada principalmente com base teórica nas contribuições de Perrenoud (1999), Duarte (2001), Ricardo (2010) e Morin (2001). Sendo desenvolvida a partir de revisão de literatura, realização de entrevistas semiestruturadas e análise dos dados, oportunidade em que se buscou produzir inferências que contribuíssem para elucidar questões importantes para a pesquisa. O trabalho realizado revelou que é necessário problematizarmos a construção de competências para além dos muros da escola e das práticas de ensino. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/43 |
url |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/43 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/43/25 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GepesVida; v. 1, n. 1 (2015): Educação e Competência 2447-3545 reponame:Revista Gepesvida instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) instacron:UNIPLAC |
instname_str |
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
instacron_str |
UNIPLAC |
institution |
UNIPLAC |
reponame_str |
Revista Gepesvida |
collection |
Revista Gepesvida |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
andrade@technologist.com|| |
_version_ |
1797174699165220864 |