COMPETÊNCIA NA ESCOLA: A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Marines D; UNIPLAC
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/43
Resumo: Mediante a falta de clareza acerca da noção de competências entre pesquisadores e professores, o presente artigo, se propôs a analisar as concepções de competência por parte de professores de física que atuam no ensino médio técnico profissionalizante. A pesquisa foi elaborada principalmente com base teórica nas contribuições de Perrenoud (1999), Duarte (2001), Ricardo (2010) e Morin (2001). Sendo desenvolvida a partir de revisão de literatura, realização de entrevistas semiestruturadas e análise dos dados, oportunidade em que se buscou produzir inferências que contribuíssem para elucidar questões importantes para a pesquisa. O trabalho realizado revelou que é necessário problematizarmos a construção de competências para além dos muros da escola e das práticas de ensino. 
id UNIPLAC_66d913eb8e718cbc14fbda5d5b35d442
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/43
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling COMPETÊNCIA NA ESCOLA: A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICAMediante a falta de clareza acerca da noção de competências entre pesquisadores e professores, o presente artigo, se propôs a analisar as concepções de competência por parte de professores de física que atuam no ensino médio técnico profissionalizante. A pesquisa foi elaborada principalmente com base teórica nas contribuições de Perrenoud (1999), Duarte (2001), Ricardo (2010) e Morin (2001). Sendo desenvolvida a partir de revisão de literatura, realização de entrevistas semiestruturadas e análise dos dados, oportunidade em que se buscou produzir inferências que contribuíssem para elucidar questões importantes para a pesquisa. O trabalho realizado revelou que é necessário problematizarmos a construção de competências para além dos muros da escola e das práticas de ensino. Editora ICEPGonçalves, Marines D; UNIPLAC2015-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/43Revista GepesVida; v. 1, n. 1 (2015): Educação e Competência2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/43/25info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-10T16:25:11Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/43Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2015-11-10T16:25:11Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv COMPETÊNCIA NA ESCOLA: A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA
title COMPETÊNCIA NA ESCOLA: A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA
spellingShingle COMPETÊNCIA NA ESCOLA: A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA
Gonçalves, Marines D; UNIPLAC
title_short COMPETÊNCIA NA ESCOLA: A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA
title_full COMPETÊNCIA NA ESCOLA: A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA
title_fullStr COMPETÊNCIA NA ESCOLA: A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA
title_full_unstemmed COMPETÊNCIA NA ESCOLA: A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA
title_sort COMPETÊNCIA NA ESCOLA: A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA
author Gonçalves, Marines D; UNIPLAC
author_facet Gonçalves, Marines D; UNIPLAC
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Marines D; UNIPLAC
description Mediante a falta de clareza acerca da noção de competências entre pesquisadores e professores, o presente artigo, se propôs a analisar as concepções de competência por parte de professores de física que atuam no ensino médio técnico profissionalizante. A pesquisa foi elaborada principalmente com base teórica nas contribuições de Perrenoud (1999), Duarte (2001), Ricardo (2010) e Morin (2001). Sendo desenvolvida a partir de revisão de literatura, realização de entrevistas semiestruturadas e análise dos dados, oportunidade em que se buscou produzir inferências que contribuíssem para elucidar questões importantes para a pesquisa. O trabalho realizado revelou que é necessário problematizarmos a construção de competências para além dos muros da escola e das práticas de ensino. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/43
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/43
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/43/25
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 1, n. 1 (2015): Educação e Competência
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174699165220864