OS SABERES DOCENTES: ABORDAGENS E TENDÊNCIAS PARA O ENSINO PROFISSIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/97 |
Resumo: | Este artigo traz reflexões provenientes de um estudo de caso que objetivou conhecer a compreensão dos professores do ensino profissional acerca dos saberes necessários à sua prática pedagógica. A pesquisa foi realizada em uma escola de nível médio e técnico e contou com a participação da gestora da instituição e de quatro professores de disciplinas técnicas/tecnológicas que não possuem licenciatura. De abordagem qualitativa, o estudo teve como instrumentos de coleta de dados entrevista e questionários. A análise dos dados permitiu perceber que os professores reconhecem que falta em sua formação os aspectos que tangem à didática e metodologias de ensino e que a formação continuada pode contribuir para preencher estas lacunas. A prática profissional destes professores tem vistas a conceber uma educação que, além de prover uma formação puramente técnica, busque formar o sujeito na sua integralidade. Nesse sentido, mais do que os saberes específicos de sua área do conhecimento, é necessário que o professor possua saberes que contribuam para a formação de um cidadão crítico, social, atuante e, não contente com sua realidade, seja capaz de transformá-la. |
id |
UNIPLAC_7ca17f605d58ab02ba7781b5234bfad8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.icepsc.com.br:article/97 |
network_acronym_str |
UNIPLAC |
network_name_str |
Revista Gepesvida |
repository_id_str |
|
spelling |
OS SABERES DOCENTES: ABORDAGENS E TENDÊNCIAS PARA O ENSINO PROFISSIONALSaberes; Ensino profissionalizante; Inteireza; Formação profissional; Prática Pedagógica.EDUCAÇÃOEste artigo traz reflexões provenientes de um estudo de caso que objetivou conhecer a compreensão dos professores do ensino profissional acerca dos saberes necessários à sua prática pedagógica. A pesquisa foi realizada em uma escola de nível médio e técnico e contou com a participação da gestora da instituição e de quatro professores de disciplinas técnicas/tecnológicas que não possuem licenciatura. De abordagem qualitativa, o estudo teve como instrumentos de coleta de dados entrevista e questionários. A análise dos dados permitiu perceber que os professores reconhecem que falta em sua formação os aspectos que tangem à didática e metodologias de ensino e que a formação continuada pode contribuir para preencher estas lacunas. A prática profissional destes professores tem vistas a conceber uma educação que, além de prover uma formação puramente técnica, busque formar o sujeito na sua integralidade. Nesse sentido, mais do que os saberes específicos de sua área do conhecimento, é necessário que o professor possua saberes que contribuam para a formação de um cidadão crítico, social, atuante e, não contente com sua realidade, seja capaz de transformá-la.Editora ICEPSchemes Oliveira, Ermelinda; UNIPLACRafael Schimila, Wilson; UNIPLACPatrício de Arruda, Marina; UNIPLACDOS SANTOS, VANICE; uniplac2016-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/97Revista GepesVida; v. 2, n. 3 (2016): Saberes e Experiências Profissionais2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/97/50info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-26T15:16:49Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/97Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2016-07-26T15:16:49Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS SABERES DOCENTES: ABORDAGENS E TENDÊNCIAS PARA O ENSINO PROFISSIONAL |
title |
OS SABERES DOCENTES: ABORDAGENS E TENDÊNCIAS PARA O ENSINO PROFISSIONAL |
spellingShingle |
OS SABERES DOCENTES: ABORDAGENS E TENDÊNCIAS PARA O ENSINO PROFISSIONAL Schemes Oliveira, Ermelinda; UNIPLAC Saberes; Ensino profissionalizante; Inteireza; Formação profissional; Prática Pedagógica. EDUCAÇÃO |
title_short |
OS SABERES DOCENTES: ABORDAGENS E TENDÊNCIAS PARA O ENSINO PROFISSIONAL |
title_full |
OS SABERES DOCENTES: ABORDAGENS E TENDÊNCIAS PARA O ENSINO PROFISSIONAL |
title_fullStr |
OS SABERES DOCENTES: ABORDAGENS E TENDÊNCIAS PARA O ENSINO PROFISSIONAL |
title_full_unstemmed |
OS SABERES DOCENTES: ABORDAGENS E TENDÊNCIAS PARA O ENSINO PROFISSIONAL |
title_sort |
OS SABERES DOCENTES: ABORDAGENS E TENDÊNCIAS PARA O ENSINO PROFISSIONAL |
author |
Schemes Oliveira, Ermelinda; UNIPLAC |
author_facet |
Schemes Oliveira, Ermelinda; UNIPLAC Rafael Schimila, Wilson; UNIPLAC Patrício de Arruda, Marina; UNIPLAC DOS SANTOS, VANICE; uniplac |
author_role |
author |
author2 |
Rafael Schimila, Wilson; UNIPLAC Patrício de Arruda, Marina; UNIPLAC DOS SANTOS, VANICE; uniplac |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schemes Oliveira, Ermelinda; UNIPLAC Rafael Schimila, Wilson; UNIPLAC Patrício de Arruda, Marina; UNIPLAC DOS SANTOS, VANICE; uniplac |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saberes; Ensino profissionalizante; Inteireza; Formação profissional; Prática Pedagógica. EDUCAÇÃO |
topic |
Saberes; Ensino profissionalizante; Inteireza; Formação profissional; Prática Pedagógica. EDUCAÇÃO |
description |
Este artigo traz reflexões provenientes de um estudo de caso que objetivou conhecer a compreensão dos professores do ensino profissional acerca dos saberes necessários à sua prática pedagógica. A pesquisa foi realizada em uma escola de nível médio e técnico e contou com a participação da gestora da instituição e de quatro professores de disciplinas técnicas/tecnológicas que não possuem licenciatura. De abordagem qualitativa, o estudo teve como instrumentos de coleta de dados entrevista e questionários. A análise dos dados permitiu perceber que os professores reconhecem que falta em sua formação os aspectos que tangem à didática e metodologias de ensino e que a formação continuada pode contribuir para preencher estas lacunas. A prática profissional destes professores tem vistas a conceber uma educação que, além de prover uma formação puramente técnica, busque formar o sujeito na sua integralidade. Nesse sentido, mais do que os saberes específicos de sua área do conhecimento, é necessário que o professor possua saberes que contribuam para a formação de um cidadão crítico, social, atuante e, não contente com sua realidade, seja capaz de transformá-la. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/97 |
url |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/97 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/97/50 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GepesVida; v. 2, n. 3 (2016): Saberes e Experiências Profissionais 2447-3545 reponame:Revista Gepesvida instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) instacron:UNIPLAC |
instname_str |
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
instacron_str |
UNIPLAC |
institution |
UNIPLAC |
reponame_str |
Revista Gepesvida |
collection |
Revista Gepesvida |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
andrade@technologist.com|| |
_version_ |
1797174698835968000 |