OS SABERES DOCENTES: ABORDAGENS E TENDÊNCIAS PARA O ENSINO PROFISSIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schemes Oliveira, Ermelinda; UNIPLAC
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rafael Schimila, Wilson; UNIPLAC, Patrício de Arruda, Marina; UNIPLAC, DOS SANTOS, VANICE; uniplac
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/97
Resumo: Este artigo traz reflexões provenientes de um estudo de caso que objetivou conhecer a compreensão dos professores do ensino profissional acerca dos saberes necessários à sua prática pedagógica. A pesquisa foi realizada em uma escola de nível médio e técnico e contou com a participação da gestora da instituição e de quatro professores de disciplinas técnicas/tecnológicas que não possuem licenciatura. De abordagem qualitativa, o estudo teve como instrumentos de coleta de dados entrevista e questionários. A análise dos dados permitiu perceber que os professores reconhecem que falta em sua formação os aspectos que tangem à didática e metodologias de ensino e que a formação continuada pode contribuir para preencher estas lacunas. A prática profissional destes professores tem vistas a conceber uma educação que, além de prover uma formação puramente técnica, busque formar o sujeito na sua integralidade. Nesse sentido, mais do que os saberes específicos de sua área do conhecimento, é necessário que o professor possua saberes que contribuam para a formação de um cidadão crítico, social, atuante e, não contente com sua realidade, seja capaz de transformá-la.
id UNIPLAC_7ca17f605d58ab02ba7781b5234bfad8
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/97
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling OS SABERES DOCENTES: ABORDAGENS E TENDÊNCIAS PARA O ENSINO PROFISSIONALSaberes; Ensino profissionalizante; Inteireza; Formação profissional; Prática Pedagógica.EDUCAÇÃOEste artigo traz reflexões provenientes de um estudo de caso que objetivou conhecer a compreensão dos professores do ensino profissional acerca dos saberes necessários à sua prática pedagógica. A pesquisa foi realizada em uma escola de nível médio e técnico e contou com a participação da gestora da instituição e de quatro professores de disciplinas técnicas/tecnológicas que não possuem licenciatura. De abordagem qualitativa, o estudo teve como instrumentos de coleta de dados entrevista e questionários. A análise dos dados permitiu perceber que os professores reconhecem que falta em sua formação os aspectos que tangem à didática e metodologias de ensino e que a formação continuada pode contribuir para preencher estas lacunas. A prática profissional destes professores tem vistas a conceber uma educação que, além de prover uma formação puramente técnica, busque formar o sujeito na sua integralidade. Nesse sentido, mais do que os saberes específicos de sua área do conhecimento, é necessário que o professor possua saberes que contribuam para a formação de um cidadão crítico, social, atuante e, não contente com sua realidade, seja capaz de transformá-la.Editora ICEPSchemes Oliveira, Ermelinda; UNIPLACRafael Schimila, Wilson; UNIPLACPatrício de Arruda, Marina; UNIPLACDOS SANTOS, VANICE; uniplac2016-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/97Revista GepesVida; v. 2, n. 3 (2016): Saberes e Experiências Profissionais2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/97/50info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-26T15:16:49Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/97Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2016-07-26T15:16:49Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv OS SABERES DOCENTES: ABORDAGENS E TENDÊNCIAS PARA O ENSINO PROFISSIONAL
title OS SABERES DOCENTES: ABORDAGENS E TENDÊNCIAS PARA O ENSINO PROFISSIONAL
spellingShingle OS SABERES DOCENTES: ABORDAGENS E TENDÊNCIAS PARA O ENSINO PROFISSIONAL
Schemes Oliveira, Ermelinda; UNIPLAC
Saberes; Ensino profissionalizante; Inteireza; Formação profissional; Prática Pedagógica.
EDUCAÇÃO
title_short OS SABERES DOCENTES: ABORDAGENS E TENDÊNCIAS PARA O ENSINO PROFISSIONAL
title_full OS SABERES DOCENTES: ABORDAGENS E TENDÊNCIAS PARA O ENSINO PROFISSIONAL
title_fullStr OS SABERES DOCENTES: ABORDAGENS E TENDÊNCIAS PARA O ENSINO PROFISSIONAL
title_full_unstemmed OS SABERES DOCENTES: ABORDAGENS E TENDÊNCIAS PARA O ENSINO PROFISSIONAL
title_sort OS SABERES DOCENTES: ABORDAGENS E TENDÊNCIAS PARA O ENSINO PROFISSIONAL
author Schemes Oliveira, Ermelinda; UNIPLAC
author_facet Schemes Oliveira, Ermelinda; UNIPLAC
Rafael Schimila, Wilson; UNIPLAC
Patrício de Arruda, Marina; UNIPLAC
DOS SANTOS, VANICE; uniplac
author_role author
author2 Rafael Schimila, Wilson; UNIPLAC
Patrício de Arruda, Marina; UNIPLAC
DOS SANTOS, VANICE; uniplac
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Schemes Oliveira, Ermelinda; UNIPLAC
Rafael Schimila, Wilson; UNIPLAC
Patrício de Arruda, Marina; UNIPLAC
DOS SANTOS, VANICE; uniplac
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes; Ensino profissionalizante; Inteireza; Formação profissional; Prática Pedagógica.
EDUCAÇÃO
topic Saberes; Ensino profissionalizante; Inteireza; Formação profissional; Prática Pedagógica.
EDUCAÇÃO
description Este artigo traz reflexões provenientes de um estudo de caso que objetivou conhecer a compreensão dos professores do ensino profissional acerca dos saberes necessários à sua prática pedagógica. A pesquisa foi realizada em uma escola de nível médio e técnico e contou com a participação da gestora da instituição e de quatro professores de disciplinas técnicas/tecnológicas que não possuem licenciatura. De abordagem qualitativa, o estudo teve como instrumentos de coleta de dados entrevista e questionários. A análise dos dados permitiu perceber que os professores reconhecem que falta em sua formação os aspectos que tangem à didática e metodologias de ensino e que a formação continuada pode contribuir para preencher estas lacunas. A prática profissional destes professores tem vistas a conceber uma educação que, além de prover uma formação puramente técnica, busque formar o sujeito na sua integralidade. Nesse sentido, mais do que os saberes específicos de sua área do conhecimento, é necessário que o professor possua saberes que contribuam para a formação de um cidadão crítico, social, atuante e, não contente com sua realidade, seja capaz de transformá-la.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/97
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/97
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/97/50
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 2, n. 3 (2016): Saberes e Experiências Profissionais
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174698835968000